quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Yemanjá celebrada em Sepetiba

Milhares de adeptos e simpatizantes participaram da homenagem que teve ato no clube, caminhada e cerimônia na Praia do Recôncavo

PRESENTE À YEMANJÁ EM SEPETIBA 2011
Em sua décima sete edição, o evento PRESENTE Á YEMANJÁ EM SEPETIBA, teve neste ano mudança importantes com o objetivo de agregar o maior número de casas da região no maior evento das religiões de matrizes africanas e místicas na Zona Oeste. Inclusive algumas lideranças do meio definiram este como o melhor evento dos últimos anos e uma retomada da sua raiz, onde todos foram respeitados e a religiosidade imperou.

Entre as mudanças ocorridas teve o local de concentração, que passou a ser no Clube Recôncavo de Sepetiba, onde todos foram recebidos com um farto e bem organizado café da manhã, em seguida aconteceu a tradicional roda de Exú que abriu os trabalhos, em seguida a caminhada/procissão (a redução do trecho da procisão foi muito elogiada pelos participantes), com cantiga de Umbanda que percorreu as ruas São Tarcísio, Dr. Raul Boaventura, Bom Nome (trecho) e Praia do Recôncavo, até a Praça de esportes no Calçadão da Praia do Recôncavo (Dona Luiza), onde estava montada a e muito bem decorada a tenda onde aconteceu o ato religioso com louvação dos adeptos da Umbanda, Candomble e de Magia Cigana do Oriente, com cantigas em portugues e nos dialetos africanos.

Tanto nas falas na abertura no Clube do Recôncavo como na tenda, o que se viu foi emoção, respeito e muita religiosidade.
Ao falar em nome da comissão, Paulo Mendonça, disse: “Somos firmes e decididos e juntos estamos aqui realizando esta linda homenagem. Obrigado aos Orixás, as divindades e aos encantados, que nos deram esta oportunidade de mais uma vez realizarmos com os irmãos de fé este evento. Só foi possível graças o envolvimento de todos e o apoio do irmão Guerreiro do Rio, o Jorge Babú nunca fugiu de seu compromisso com a nossa religião”.

O Jorge Babú agradecido pelo envolvimento de todos e com o sucesso do evento declarou: “Eles não vão conseguir nos derrubar, já estamos na luta e vamos em frente, somos amigos, irmãos e guerreiros”.

A Abigail Kanabogy, mesmo sofrendo de um mal estar de saúde, esteve no evento e renovou o seu compromisso de participar deste e de outros eventos importantes para a religiosidade. Emocionada declarou: “Aqui esta quem quer homenagear Yemanjá, e com amor, respeito e união faremos uma linda festa este ano e em todos os outros.

Alguns momentos de maior emoção com a fala de Paulo Mendonça e Jorge Babú na tenda e com a celebração de um Padre que cantou e tocou a música Ave Maria e celebrou com todos os presentes a oração do Pai Nosso.

A comissão organizadora do evento foi formada por: Abigail Kanabogy. Ana Lucia, Cafurinã, Cesar Bastos, Diogo Silva, Edna Lima, Elohá d’Yemanjá, Flávia Costa, Helena d’Iansã, Jair d’Ogum, Janete Alves, Joelmir d’Oxossi e a esposa Beatriz, Jorge Babú, Jorge d’Ogum, Juliane Hauat, katja Bastos, Leleco de Xangô, Lili Careca da Oxum, Maria Amélia d’Oxumarê, Maria Preta d’Xangô, Mazinho do Boaideiro, Mônica Mello, Munique Hauat, Nicolau, Oguni Jãn, Paulo Mendonça d’Xangô, Pretinha d’Iansã, Zeire d’Iansã, Zezé d’Obá, os Ogans: Afonso de Xangô, Cotoquinho, José Carlos d’Oxoxssi, Mano Lopes, Moisés de Oxalá, pai Manoel, Sérgio e a decoração da tenda foi um projeto de Renata Stella d’Baru.



Vídeos do evento no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=2LNdDcX0WOw


http://www.youtube.com/watch?v=Bsa79y8MBJY


http://www.youtube.com/watch?v=cGvxq_b3IOs

Retornar à página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário