sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Os avanços da saúde na região

A Coordenação da Área Programática 5.3 da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba), que tem na coordenação a Leila Marino e que conta com uma dedicada equipe de funcionários, faz uma avaliação dos avanços conquistados nas comunidades da região no ano de 2010,
com EXCLUSIVIDADE para o REAL.



Estes foram os fatos ocorridos na gestão da saúde na esfera do município em nossa região, segundo a CAP 5.3: - Em 2009, iniciou um novo planejamento para a Área Programática 5.3, fomos contemplado em expandir a atenção primária, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 100% do território. Para tanto, dividimos a região em oito complexos comunitário, planejamos a construção de 14 Clínicas de Família, uma UPA e reforma das unidades antigas, para alcançarmos a expansão de 98 equipes da ESF. - Até dezembro de 2010, já inauguramos 10 Clínicas da Família e 01 UPA (João XXIII), estando programado para fevereiro de 2011 a inauguração da CF de Vila Paciência (Aço). Foram as seguintes Clínicas inauguradas: - CF Lenice Maria M. Coelho (Santa Cruz, possui 4 ESF e ESB, atendendo as comunidades de Saquassú, Lote 14, parte da Av. Padre Guilherme); - CF Ilzo Mota Mello( localizada no bairro de Paciência, possui 5 Equipes da ESF e 2 de Saúde Bucal. Atende as comunidades de Três Pontes, Cesarinho, 31 de Outubro e adjacência); - CF Valéria Gomes Esteves (comunidade de Balneário Globo – Sepetiba é composta por 04 equipes da ESF e 02 ESB); - CF Lourenço de Mello (Unidade localizada no bairro de Paciência, com 04 equipes da ESF e 02 ESB); - CF Helande de Mello Gonçalves (bairro de Paciência, possui 03 equipes da Estratégia de Saúde da Família e 01 equipe de Saúde Bucal); - CF José Antônio Ciraudo (Fica no bairro da Areia Branca, que nunca foi contemplada com uma unidade de saúde); - Clínica da Família Sérgio Arouca (localizada no bairro de Santa Cruz, rua do Imperio, mas conhecida como reta da base. A unidade possui 6 equipes da FAmília e 02 equipes de Saúde Bucal); - CF Jamil Haddad (A unidade está localizada as margens da Av. Brasil, na comunidade de Palmares. Possui 05 equipes da Estratégia de Saúde da Família e 01 de Saúde Bucal); - CF Deolindo Couto (3 ESF E 01 ESB) - CF Edson Abdalla Saad (06 ESF e 02 ESB). A CF Edson Abdalla Saad foi a 10ª Clínica a ser inaugurada na região, chegando a 85 equipes da Estratégia de Saúde da Família. Iremos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais o atendimento da população em nossa região e para isto, temos contado com o apoio total da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, em especial com o Secretário Hans e o Prefeito Eduardo Paes.

NOTA DO EDITOR:
Pelo que temos visto acontecer na área da saúde em nossa região e na cidade, podemos acreditar de que a melhor coisa para a população foi a municipalização do Hospital Pedro II, que será reaberto depois das obras de recuperação e com qualidade física e estrutural no atendimento.
Outro compromisso que temos a certeza que será atendido é a UPA de Sepetiba, a qual o prefeito Eduardo Paes, sempre faz referência.
Nosso respeito, gratidão e reconhecimento a Leila Marino e toda a equipe da CAP 5.3 pelo maravihoso trabalho que realiza em prol de nossa região.
Paulo Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário