sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Prefeito inaugura Estação de Tratamento de Esgoto de Sepetiba

Parte do Programa Saneando Sepetiba, a ETE vai beneficiar 40 mil moradores

O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã deste sábado, dia 8, o Centro de Tratamento de Esgoto de Sepetiba (ETE), que tem capacidade para tratar 93 litros de esgoto por segundo e beneficiará cerca de 40 mil moradores da região. A intervenção integra o Programa Saneando Sepetiba, cujo investimento - R$ 147 milhões (recursos obtidos através de convênio entre FGTS e PAC) - contempla saneamento, pavimentação e urbanização da área. Com a Estação de Tratamento, será possível reduzir, gradativamente, a poluição na Baía de Sepetiba.
O prefeito do Rio destacou os benefícios do ETE para a região: - Sepetiba é uma das áreas belas do Rio de Janeiro, com praia e vegetação ainda preservada, que não contava com uma rede de esgoto. Portanto, construir a Estação de Tratamento é recuperar a baía de Sepetiba e dar qualidade de vida para os moradores da região - disse Eduardo Paes, que anunciou a criação de projeto de reurbanização para a Praia de Sepetiba.
- É um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Faremos um trabalho de reurbanização tão qualificado como o que foi realizado na Praia da Brisa. Posso dizer que teremos um novo ‘Aterro do Flamengo’ na cidade - falou Paes, que visitou as instalações da Estação de Tratamento ao lado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e do subprefeito da Zona Oeste, Edmar Teixeira.
Segundo cronograma estabelecido pelo Município (Plano Estratégico 2009-2012), o objetivo é aumentar para 30% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na Área de Planejamento 5 (AP5), que engloba 19 bairros da Zona Oeste: Deodoro, Campo dos Afonsos, Vila Militar, Magalhães Bastos, Jardim Sulacap, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
Saiba mais sobre o Programa Saneando Sepetiba
A Estaçaçõ de Tratamento faz parte do projeto Saneando Sepetiba, que está levando rede de esgoto a uma região que abrange 60 mil moradores de três bairros (Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Praia da Brisa). Segundo a Secretaria Municipal de Obras, por se tratar de uma área muito extensa, os três bairros foram divididas em 14 sub-bacias.
O programa está implementando 48 km de drenagem de águas pluviais e 101 km de rede de esgoto, que atenderão a 335 ruas da região. A previsão de término é para o segundo semestre deste ano.
Texto: Flávia David - Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário