sábado, dezembro 16, 2006

MÍDIA COMUNITÁRIA EM FASE DE ORGANIZAÇÃO

Tendo em vista, não termos alcançado resultados objetivos com a assembléia de oficialização da MÍDIA COMUNITÁRIA, que ocorreu em 13 de junho, estamos em fase de reorganização da DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL e a definição de nova data para ASSEMBLÉIA DE OFICIALIZAÇÃO E ELEIÇÃO.
Paulo Mendonça
idealizador da Mídia Comunitária

segunda-feira, novembro 27, 2006

A revitalização da Fonte Wallace de Santa Cruz

Leio no JORNAL DO BRASIL, de 22 de novembro de 2006, na coluna Coisas do Rio, de Fred Suter, que o colega parisiense do prefeito Cesar Maia, enviou carta propondo a renovação do acordo para cooperação técnica e equilíbrio socioeconômico do bairro de São Cristóvão.
Não é de hoje que o prefeito do Rio vem promovendo o estreitamento nas relações da nossa cidade com a capital francesa, o que é muito bom.
A influência da França na cultura brasileira vem sendo estudada há muito tempo. As relações históricas existem desde o período colonial, conforme atesta o embaixador Vasco Mariz, em livro tratando do tema, editado recentemente pela Biblioteca do Exército Editora.
A Missão Artística Francesa, de 1816, e a Missão Militar, dos anos 20 e 30 do século XX, foram dois marcos históricos evidentes da cooperação dos franceses, que ainda hoje legitimam as vantagens na reciprocidade das relações entre Brasil e França.
Além das duas missões citadas, ambas com duração de décadas, há inúmeros casos de iniciativas isoladas, que também contribuíram para o fortalecimento da amizade entre os dois países.
Refiro-me, de forma específica, à instalação, no Rio de Janeiro, das famosas fontes fundidas em Val d?Osne, por encomenda de Richard Wallace.
Wallace, que morreu em Paris em 1890, tornou-se conhecido por sua paixão pela capital francesa e pelo seu comportamento altruístico, ao mandar fundir e doar diversas fontes que hoje se encontram espalhadas pelo mundo.
O inglês, que chegou a ser homenageado com o título de Sir, legou para a humanidade, além das fontes conhecidas como Wallace, um precioso acervo de obras de artes que hoje se encontram em Hortford House, de Londres.
Das fontes Wallace que vieram para o Brasil, oriundas do berço da fundição artística francesa do Vale d?Osne, a mais conhecida é mesmo a de Santa Cruz, embora ainda exista uma outra no Jardim dos Manacás, na Floresta da Tijuca, segundo informações que retiro do texto do catálogo ?Fontes d?Art: Estátuas e chafarizes franceses no Rio de Janeiro?.
Fundida a partir da concepção artística de Charles Lebourg, a fonte Wallace tinha como objetivo principal fornecer à cidade, água potável corrente, integrando-se à paisagem urbana, como ainda é o caso dos exemplares existentes nos Estados Unidos, na Suíça e nos bairros de Paris, onde a prefeitura de lá, encomenda esporadicamente à fundição artística GHM, a reposição de peças desaparecidas, visando perpetuar a fabricação.
O primeiro convênio assinado em 10 de abril de 1994, entre a Fundação Parques e Jardins (FPJ), da Prefeitura da Cidade, com a Association pour la Sauvegarde et la Promotion du Patrimoine Métallurgique Haut-Marnais (ASPM), foi um importante passo para o resgate do passado e formação de uma memória coletiva de preservação do patrimônio cultural, que, como todos sabemos, depende da conscientização da sociedade.
A proposta do prefeito parisiense Bertrand Delande, e a boa vontade que o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault vêm demonstrando em relação ao histórico bairro de São Cristóvão, bem que poderia ser estendida também a Santa Cruz, região outrora prestigiada por grandes propriedades, em razão da localização do Palácio Imperial.
Será preciso, no entanto, que a Fundação Parques e Jardins, seguindo exemplo da sua congênere parisiense, e de outras fundações existentes nos demais países que ainda preservam exemplares da fonte Wallace, promova a revitalização da Praça Dom Romualdo, onde se encontra instalada a fonte de Santa Cruz.

Está faltando jorrar água na fonte de Santa Cruz, para que o projeto artístico de Lebourg, readquiria o seu aspecto majestoso, e os ideais de Richard Wallace possam ser perpetuados de forma plena.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Presidente da AAPJ
Associação dos Amigos da Ponte dos Jesuítas

quinta-feira, novembro 09, 2006

O GOLPE DO DETRAN

Em Anúncio, Segurança por Root em 8 de Setembro de 2006
Parece que a criatividade dos criminosos não tem mais fim ! Fique esperto nos cruzamentos onde há os “Dedo-duros eletrônicos”, aqueles que registram se vc passou no sinal vermelho ou não. É que pode ter alguém com uma pequena câmera digital na mão, fotografando as traseiras dos carros que passam….depois, com posse das placas e das fotos, com a ajuda de despachantes, descobrem os endereços e nomes dos proprietários desses veículos….daí, com um computador meia-boca e uma impressora laser idem, imprimem boletos com o mesmo aspecto das multas reais……..só que os dados para liquidação são de uma conta de um laranjão….

A vítima recebe pelo correio, xinga, mas fica na dúvida se passou ou não, e acaba pagando no banco ou via internet, SEM VERIFICAR no site do DETRAN se essa multa existe mesmo…..ele pode até conferir depois de uns dias e constatar que o seu cadastro está LIMPO…daí, elogia a rapidez e a eficiência do DETRAN….só que ele levou um golpe e nem percebeu…..
ANTES de pagar QUALQUER multa de trânsito, entre no site do Detran do seu Estado e veja se ela existe mesmo:

Detran Rio - www.detran.rj.gov.br

Detran São Paulo - www.detran.sp.gov.br

terça-feira, outubro 31, 2006

XI MANIFESTAÇÃO ZUMBI VIVE

O CEDICUN

(Centro de Estudo e Divulgação da Cultura Negra)

Comemorando o Dia da Consciência Negra
APRESENTA

XI MANIFESTAÇÃO ZUMBI VIVE



Dias : 19 e 20 de novembro
Horas: 13:00 e 6:00h



LOCAL: Estrada do Monteiro , 1645 jd. Nova Guaratiba -
Campo Grande - Rio de Janeiro .
(Ref. Bairro Brito / Residência do Adelino Moreira/ prox. Habbib)
Tel: 3377 6101- 9947-5418 e-mail: dvasconcellos40@ig.com.br
3880 3747 dalbertogomes@yahoo.com.br

Programação:

DIA 19 DE NOVEMBRO (Domingo)

13:00h - EXPOSIÇÃO - Artesanato e pintura.
14:00h - FEIJOADA em comemoração ao projeto " ManiFESTAção ZUMBI VIVE" .
16:00h – SAMBA DE RODA E MACULELÊ : Com Kaka e seu grupo de Jongo Banto.
17:00h - CAPOEIRA: Abada Capoeira, Mestre Anísio e Sapucaia
18:00h -POESIA( com os poetas : Dalberto Gomes e Sergio Alves)
19:00h -PAGODE.
20:00h- SHOW COM OS CANTORES : Weber Werneck, Marcos Damasceno, Marta Paixão, Luiz Guima, Tony Realce, Serginho Campo Grande, Zaire entre outros.
22:00h- Show musical e Charme com Clay Soul.


DIA 20 DE NOVEMBRO (Segunda-Feira)

06:00h - Alvorada festiva
10:00h - Exposição - Artesanato e Pintura
13 :00h- Celebração em Yorubá
13:30h - almoço - Feijão amigo.
14:30h- Palestra
15:00h- Apresentação de poesias .
15:30 h -Dança afro
16:00h - Dança afro, jongo, maculelê
17:00h- homenagens e entrega de diplomas as celebridades
18:00h- Desfile de moda e beleza negra
18:30h - Show musical
20:00h – Encerramento

Direção e coordenação: Dalberto Gomes e Dulce Vasconcellos
Produção: Giseli Costa e Sergio Alves

Apoio: SEPE, SINPRO, COOTCARJ
LOCAL : Estrada do Monteiro , 1645 jd. Nova Guaratiba - Campo Grande .




HISTÓRICO e OBJETIVO
- O Projeto ManiFESTAção ZUMBI VIVE é um projeto em que se comemora o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares que ocorreu em 1695 e foi adotada como data comemorativa em 1995.
Vendo a necessidade de uma data em que se comemorasse o Dia da Consciência Negra em Campo Grande. Dalberto Gomes – poeta, ator e animador cultural – idealizou, no ano de 1995, um projeto que aproximasse artistas e público em geral –negros e brancos- em torno de uma data que os levasse a uma reflexão de valores, respeito e cidadania. Daí partiu o convite ao CEDICUN (Centro de Estudo e Divulgação das Culturas Negras), órgão não governamental que opera em Campo Grande em defesa dos direitos dos negros e da população “desassistida”, para abraçar a idéia. Sendo Presidente da Entidade (CEDICUN), na época, o professor Mario e a Vice-presidente a professora Dulce Vasconcellos.
Hoje o projeto se encontra na sua 11 ª versão, já faz parte do calendário festivo da Administração Regional de Campo Grande e tem como Direção coordenação Dalberto Gomes, Dulce Vasconcellos (presidente do CEDICUN) e Produção Sergio Alves e Giseli Costa.


“ Devemos estar alertas na preservação das nossas raízes culturais, resgatando o que foi passado pelos nossos ancestrais. E não criando um quilombismo moderno , fato que interessa alguns brancos que acham que nós, negros ,devemos permanecer em “nossas” escolas de samba, nossos terreiros, nossos pagodes, em grupos ou guetos , locais onde possam nos encontrar e “prestigiar”. Legado de séculos de proteção , medo e paternalismo.
Não é isso que queremos.
Por isto irmãos... Estudem , evoluam . Passem para esta sociedade conservadora que nós estamos em pé de igualdade. Não em submissão e sim com a conciência de um brasileiro cuja a concepção é o patriotismo, a democracia e a igualdade.
Ainda falta, para chegarmos a uma democracia racial plena . Mas com ajuda de Deus-Oxalá estamos chegando lá.
O Negro pede licença
Para mostrar e festejar
Com orgulho e alegria de uma raça
Sua cultura e tradição
Negro Sim!
Por que não? “

Dalberto Gomes
( Extraído do seu Livro “NEGRO SIM” -1998)

O tempo que o tempo tem

ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ ESCOLHE SAMBA ENREDO PARA 2007

A Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz já escolheu o samba enredo para 2007. Os carnavalescos vão abordar a questão da cronologia e do tempo, de uma forma mais ampla. O samba vitorioso, escolhido na madrugada de 28 para 29 deste mês de outubro, consagrou a parceria de Marcelo Borboleta, Charuto, Ditão, Valdir e Fernando de Lima.
Como intérprete, para usar a expressão do grande Jamelão da Mangueira, ou
?puxador de samba?, para referendar a linguagem tradicional do povão, a Acadêmicos de Santa Cruz convidou David do Pandeiro, que já deu a sua entoada, na noite da grande final.
A temática da cronologia, que já foi explorada por diversas escolas de samba
em carnavais passados, irá possibilitar aos carnavalescos da Santa Cruz a
abordar, desde citações bíblicas, como em Eclesiastes, 1:4-5; 3:1-8, até
a mitologia grega, que cita Cronos, um dos titãs que habitavam a Terra no
início dos tempos.
A letra do samba da Acadêmicos de Santa Cruz, por sinal, desde o seu título
(O tempo que o tempo tem) até o estribilho, que menciona o deus Cronos, parece que vai conduzir um desfile em torno dos diversos tempos, calendários e cronologias dos povos, nas suas mais variadas culturas.
Se optarem pela interpretação ao pé da letra da citação bíblica, para desenvolver o seu belo e interessante enredo, os carnavalescos da Santa Cruz poderão falar desde o tempo de nascer, de morrer, de plantar, de arrancar a planta, até o tempo de amar, de odiar, de abraçar e de construir.
Se, considerando a força do estribilho do samba, os carnavalescos preferirem
enfatizar o tempo devorador do deus Cronos, poderão dar ênfase ao aspecto
mitológico, ou mesmo cientifico e técnico do emprego de normas fundadas
na astronomia e em convenções estabelecidas para se determinarem às divisões do tempo e suas datas.
Qualquer que seja a opção, a pergunta inicial da letra do samba: Quanto
tempo o tempo tem?, deverá ser respondida de acordo com a circunstância em
que foi formulada.
Seria o tempo de existência do Universo? Estaríamos apenas imaginando o
tempo a partir do surgimento do nosso planeta? Trataríamos exclusivamente
do tempo, considerando o aparecimento do Homem na Terra? Ou os carnavalescos, na possibilidade de interpretação e ousadia, estariam imaginando o tempo a partir de todo esse viés ?
Só o tempo poderá responder de fato, o que os carnavalescos da Escola de
Samba Acadêmicos de Santa Cruz pretendem fazer, até o carnaval de 2007 definirem o seu enredo na prática.
Abaixo a letra do samba que foi escolhida para o carnaval de 2007.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ

O TEMPO QUE O TEMPO TEM

Quanto tempo o tempo tem?
Perguntas trazem meus versos
Nem a ciência conseguiu nos explicar
Nas mãos divinas as origens do universo
Há mais de 15 mil anos a humanidade busca respostas
Nascer e pôr-do-sol... Definir o dia
A semana e o mês, a astrologia
Tempo me escravizou, virei robô
Fez meu mundo girar, bem devagar
No tique-taque das horas
Nosso samba virá história
E jamais vai se apagar
Os relógios surgem despertando a inteligência
Calendários marcam o início de uma existência
Povos construíram suas tradições
Nos astros eu previ várias paixões
Tempo, nossa vida em suas mãos
Voa e leva meu coração
Quero mais ser feliz, bem feliz!!!
Se o tempo é um mistério, quem saberá?
Me diga do futuro, deixa "pra" lá
Deus Cronos me responda: quem te seduz?
Tempo... É Santa Cruz!!!

segunda-feira, outubro 16, 2006

A importância do voto válido!

Eu gostaria de deixar aqui, aos leitores desta coluna (Comunidade GLBT - Real Notícias ON LINE), o meu repúdio a retirada do projeto de lei, onde o Senador Sérgio Cabral-PMDB apoiava a união civil entre cidadãos do mesmo sexo. Isso mesmo, CIDADÃO do mesmo sexo!
A você que é : gay, lésbica, homossexual, transexual, trangênero e que deixou de votar, ou votou em branco ou nulo, eu quero lhe pedir para fazer uma reflexão. Você, que acha que o voto não serve pra nada.
Que diz que, detesta política, que não assiste ao Horário Eleitoral Gratuito porque é um saco. A você que diz que não precisa dos políticos pra nada...etc...etc...e tal!
Será que agora, você consegue compreender a magnitude que é ir às urnas depositar sua opinião? Somar a um grupo que pensa como você?Defender os direitos que você tem como cidadão que, paga impostos, consome, tem necessidades básicas, e das quais dependem de leis?
Será leitor, que você se deu conta do quanto desperdiçou sua oportunidade de mudar o futuro?
Será que você percebeu a importância de sua participação na sociedade como um todo?
É inadmissível, que dois candidatos, que uma semana antes da eleição estavam em condições opostas um ao outro, se aliem em troca de apoio contra uma minoria que não faz mal a ninguém. Com tantos problemas no Estado do Rio, não vi ninguém oferecer apoio em troca do outro despoluir a Baía de Sepetiba, solucionar a questão gravíssima que é a Ingá Mercantil, que se chover 30 dias ininterruptos, toneladas de metais pesados serão derramadas na Baía de Sepetiba, atingindo toda essa região e destruir o eco sistema. Não vi ninguém oferecer votos, apresentando seu projeto de, como resolver a questão do avanço das favelas e da especulação imobiliária, em plena Mata Atlântica. Não ouvi esses homens de Deus oferecem seus espaços religiosos para recolherem a população de rua (que cresce absurdamente aos nossos olhos). Ninguém ofereceu os votos que receberam de seus eleitores no primeiro turno, exigindo do candidato Cabral que nenhum cargo seja empossado pelo casal Garotinho.
Há tanto o que se fazer neste Estado em que a Igreja seja católica ou evangélica, poderia sugerir ou ajudar que me indigna o fato da classe gay ser tão ameaçadora assim a eles!
Quero crer, apesar de estar pessimista, que ainda há uma chance de reverter esta questão. Basta vocês que são gays, lésbicas, homossexuais, transexuais, trangênero ou simpatizante irem às urnas no segundo turno e valorizar o seu voto. Transforme-o em voto válido!
PENSEM.
SEJAM CIDADÃOS!
Sandra Souza

Despetização do governo e despaulistização da política nacional

Quando Lula foi eleito presidente da República, e o Partido dos Trabalhadores chegou ao poder central, o que mais se falava era que o PT não dispunha de quadros técnicos para atender à demanda da máquina estatal.
Hoje, a denúncia é contra o aparelhamento do Estado. Fala-se na urgente necessidade de se despetizar o governo.
Há cobranças também em relação à ausência da visão cosmopolita do governo.
Dizem que o governo do presidente Lula, mesmo pretendendo tornar-se uma liderança mundial, ou mesmo na América Latina, não passa de um governo com visão provinciana.
O debate entre os dois presidenciáveis, apresentado pela Rede Bandeirantes de Televisão no dia 8 de outubro de 2006, mostrou que ambos os candidatos, congênitos da paulicéia desvairada, discutiram os temas, que deveriam ser nacionais, com os umbigos presos ao circuito paulista de se fazer política.
Falar para o Brasil inteiro, em ?escolas de lata?, e resumir à discussão sobre segurança pública nacional, aos problemas e evidências relacionadas ao crescimento do PCC, me pareceram visões muito estreitas para dois políticos que se auto-imaginavam em posição de estadistas.
Lula vangloria-se de conhecer o Brasil com a palma de mão, mas o seu governo, pelo próprio aparelhamento do Estado, persiste com a visão paradigmática do paulicentro petista, pela vitalidade que o governo imprime, a partir das bases sedimentadas desde os tempos da sua liderança no ABC paulista.
Geraldo Alckmin, por sua vez, não perde o cacoete neoliberalista e privatizador, que tão apropriadamente caracterizou Fernando Henrique Cardoso e demais tucanos propagadores da hegemonia paulistana.
É possível antever alguma mudança? Não, enquanto o Brasil continuar subserviente ao Estado de São Paulo.
É preciso que surjam novas lideranças nos estados. Que a vida intelectual não se restrinja, na sua culminância doutoral, à Universidade de São Paulo.
Que o princípio federativo deixe de ser apenas uma referência textual da Constituição Brasileira, e passe a garantir a construção de uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.

SINVALDO NASCIMENTO E SOUZA - Professor e Historiador

Contatos: sinvaldo@globo.com

Do aparelhamento à redução do tamanho do Estado

Geraldo Alckmin, na sua campanha do 2º turno, vem acusando o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores de aparelhamento do Estado. O presidenciável do PSDB promete reduzir a máquina burocrática, extinguir ministérios e até mesmo demitir funcionários. Por sua vez, o presidente Lula, depois de ter falado na sua entrevista concedida aos colunistas do Jornal O GLOBO, de que seria possível o crescimento econômico sem grandes reformas ou redução de despesas, parece que vai concordando que é preciso fazer alguma coisa para reduzir a tamanho do paquiderme, sinalizando com possibilidades de cortes naquilo que for supérfluo. Ambos, tanto Lula, quanto Alckmin, precisam ler O GLOBO de hoje (15/10/2006, página 3) e definir com clareza onde farão os cortes para reduzir o peso do estado. Com a atual estrutura, de 33 ministérios, 219 secretarias e 911 diretorias, apenas na administração direta do Poder Executivo, nem um dos dois poderá pensar em investimentos sociais, conforme estão prometendo nos discursos de campanha eleitoral.
SINVALDO NASCIMENTO E SOUZA - Professor e Historiador
Contatos: sinvaldo@globo.com

domingo, outubro 08, 2006

Denise Frossard recua e diz que voto nulo é um absurdo

A candidata do PPS ao governo do Rio, Denise Frossard, recuou e disse que não vai mais votar nulo. A deputada concedeu entrevista de 10 minutos no Jornal SBT Rio, na tarde desta quinta-feira, e disse que só fez essa declaração nesta quarta-feira porque estava ferida e chocada com o fato de o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB) aceitar o apoio de Anthony Garotinho, aliado de seu adversário ao governo do Rio, senador "Serginho Cabral" (PMDB), como foi citado por ela.

Ela ainda ressaltou dizendo que "não existe votar nulo, é um absurdo". A candidata, no entanto, afirmou que vai dar um "voto triste e solitário", mas disse que se resguarda no direito de não revelar o nome, pelo menos por enquanto.

Ela confirmou, porém, que vai se reunir nesta tarde com o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), que vem para o Rio com a missão de tentar convencê-la a manter a aliança com Alckmin.

Frossard disse que houve uma armação odiosa contra o tucano. Segundo ela, "Garotinho, Rosinha e Cabral fazem parte da política da malandragem e estão tentando dar o golpe em Alckmin, que é de Pindamonhangaba e não entende nada de Rio". A candidata ainda fez um alerta para o presidenciável tucano: "Aliança política desse tipo não é saudável".

Perguntada se aceitaria o apoio de Marcelo Crivella (PRP), que teve mais de um milhão e meio de votos no primeiro turno, ela disse que sim, mas com a condição de que ele não concordasse com o modelo de política que se tem visto com essas alianças, sem sber que no mesmo momento o senador anunciava seu apoio a Cabral, em reunião com Lula em Brasília.

Denise Frossard encerrou dizendo que faz parte da política série e honesta e que "pessoas importantes e íntegras como Alfredo Sirkis, Everardo Maciel e Carlos Veloso teriam chances de acupar alguma secretaria em seu governo.

sábado, outubro 07, 2006

CSA é uma realidade em Santa Cruz

A instalação da Compahia Siderúrgica do Atlântico já é uma realidade para a nossa região, a cidade e o estado do Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro, com a presença de Ministros, a Governadora, o vice governador, secretários estaduais e municipais, autoridades e personalidades, foi lançada a pedra fundamental do maior empreendimento dos últimos tempos, que será construído em uma área de 9 mil m2 e será composto de siderúrgica, da coqueria e de um porto, o que irá gerar cerca de 20 mil empregos na fase de construção e 10 mil empregos diretos e indiretos na fase de operação, que esta prvsta para acontecer em média daqui a dois anos e meio, quando a CSA, pretende produzir a primeira placa de aço. A produção da CSA, tem obejetivo de atender a demanda já existente do mercado internacional da Europa e Estados Unidos.
O evento contou com a participação de Karl-Ulrich Köhler, presidente da ThyssenKrupp Steel; Hans-Ulrich Lindenberg, presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, Aristides Corbellini, presidente da ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, presidente da Vale do rio Doce, Dr. Rogério, diretores, equipe técnica, colaboradores e representando a região, o presdiente da ARIZO-Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste, Jessé Cardoso; o diretor geral do Real Notícias e Mídia Comuntária, Paulo Mendonça; o presidente do Conselho Distrital de Saúde, Adelson Alípio e o presidente da Associação dos Moradores do Paraíso do Rio, Francisco Maranhão.

quinta-feira, setembro 28, 2006

TSE libera uso de camisetas de partidos e candidatos no dia das eleições

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o uso pelos eleitores, no dia das eleições, de camisas, bonés, broches ou dísticos que indiquem preferência por partido político, coligação ou candidato Também está permitido o uso de adesivos em veículos particulares. A chamada manifestação individual e silenciosa do eleitor foi regulamentada em resolução aprovada nesta quarta-feira.

A questão vinha gerando polêmica entre os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) pois a lei proíbe o uso e inclusive o caracteriza como crime, mas a jurisprudência autoriza a chamada manifestação silenciosa dos eleitores. Ontem, ao defender esclarecimentos por parte do TSE sobre a legislação, Marco Aurélio Mello, disse que era preciso evitar decisões diferenciadas pelo país.

O artigo 39 da resolução 107 do TSE considera crime a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário, bem como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna A pena prevista, para todos os casos, é de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil reais. A proibição se fundamenta na Lei Eleitoral (9504/97) e na minirreforma eleitoral (Lei 11.300/2006).

A mesma resolução 107, no entanto, em seu artigo 67, exclui a primeira hipótese dizendo que não é crime a “manifestação individual e silenciosa da preferência do cidadão por partido político, coligação ou candidato, incluída a que se contenha no próprio vestuário ou que se expresse no porte de bandeira ou de flâmula ou pela utilização de adesivos em veículos ou objetos de que tenha posse”. Tal determinação se fundamenta na resolução 14.708, de 22.9.94 do próprio TSE. A resolução aprovada hoje regulamenta o referido artigo 67.

Servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores, porém, continuam proibidos de usar vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, coligação ou candidato no local das seções eleitorais e juntas apuradoras. Fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só poderão usar vestes com o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam.

É proibida, durante todo o dia da votação e em qualquer local público ou aberto ao público, a aglomeração de pessoas portando os instrumentos de propaganda referidos na cabeça deste artigo, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Agência Brasil
fonte: "ELEIÇÕES" do Jornal O Dia on line

segunda-feira, setembro 18, 2006

As pesquisas mostram que Denise Frossard é o melhor nome para o 2º turno

As últimas pesquisas mostram que a deputada Denise Frossard já está tecnicamente empatada com o candidato Marcelo Crivela. E mais, havendo segundo turno, Denise Frossard terá muito mais chance de polarizar e vencer a candidatura do senador Sérgio Cabral Filho, ao governo do estado do Rio de Janeiro.
O próprio Marcelo Crivela, em recente entrevista concedida a Rádio CBN, ao reconhecer o crescimento da juíza Denise Frossard, que em apenas um mês, passou de 8% para 15%, fez rasgados elogios ao comportamento ético, político e profissional da candidata da coligação PPS, PV, PFL, comprometendo-se a apoiá-la na campanha do segundo turno.
Para Cesar Maia, principal político do estado do Rio de Janeiro que apóia a deputada Denise Frossard, o crescimento da candidatura não constitui nenhuma grande novidade, uma vez que o prefeito, semanas anteriores às pesquisas, já apontava a possibilidade da ascensão, referindo-se ao que definiu como ?carisma de aproximação?. O líder regional do PFL sempre acreditou que, ao entrar em contato direto com o eleitor, a juíza Denise Frossard tenderia a crescer.
Por outro lado, Denise Frossard, para os eleitores minimamente bem informados, passou a representar o único nome capaz de interromper o ciclo caótico do governo Garotinho/Rosinha, do PMDB do Rio de Janeiro, que certamente terá continuidade, na eventualidade da confirmação dos resultados das últimas pesquisas.
Denise Frossard, nas suas andanças pelas ruas da cidade e do estado do Rio de Janeiro, tem procurado mostrar que o ?Serginho? , como ela costuma chamar o candidato do PMDB, está arraigadamente colado aos nomes de Garotinho e Rosinha. Para ela seria o continuísmo dos diminutivos: Garotinho/Rosinha/Serginho, por mais quatro anos.
Um outro ponto que certamente tem contribuído para a multiplicação de intenções de votos na candidatura da deputada Denise Frossard é a firmeza como ela defende a recuperação das funções administrativas do Estado. Denise mostra segurança e determinação, quando fala, por exemplo, que o governo deve prestar serviços de qualidade e eficiência, para toda a sociedade, sobretudo para aquela parcela que mais sofre com a desigualdade social.
Denise, que teve uma efetiva e meritória atuação no Congresso Nacional, inclusive como integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, além de tomar parte de forma incisiva na CPI dos Correios, critica desde o clientelismo político, no estado do Rio de Janeiro, com nomeações de apadrinhados desqualificados, para importantes funções administrativas, até a terceirização de funções que, segundo ela, deveriam ser permanentes, ocupadas por quadros técnicos competentes e especializados, mas, em razão das indicações políticas, acabam possibilitando que haja fraudes e corrupção.
No seu discurso mais contundente contra a candidatura do senador Sérgio Cabral, a juíza Denise Frossard, além de estreitar as relações Garotinho/Serginho, em uma administração classificada por ela como ?opaca?, sem qualquer transparência, a candidata da coligação PPS/PFL/PV refere-se ao escândalo do propinoduto, estabelecendo a ligação do então presidente da ALERJ, Sérgio Cabral, com Silveirinha, que era nome de confiança do governo estadual, dando origem à CPI que investigou o esquema de corrupção na Fazenda Estadual, com a suspeição, segundo a Revista ?Época?, de US$33 milhões para bancos da Suíça.
Denise Frossard considera de fundamental importância que tais informações, não caiam no esquecimento em razão do tempo, e que sejam reavivadas na memória do eleitor do estado do Rio de Janeiro, para que a sociedade não permaneça
ludibriada por mais quatro anos.
É a disputa entre o continuísmo da malfadada gestão Garotinho, contra a decisão soberana do povo do Estado do Rio de Janeiro, no seu direito de lutar por um governo popular, eficiente, democrático, mas, sobretudo ÉTICO.
Sinvaldo do Nascimento Souza, professor

quinta-feira, setembro 14, 2006

O DEVER DO VOTO

Esta chegando o dia 1º de outubro, dia do 1º turno da eleição 2006, e as pesquisas ainda demnstram que a maioria não definiu em quem votar. Além da dúvida a disputa para a presidência, acaba tirando o foco da disputa ao governo estadual. A corrupção em vários níveis e a falta de punição concreta, também contribui para a falta de estimulo do eleitorado.
Independente da sua opção partidária ou simpatia pessoal, quero chamar sua atenção para a importância de chamarmos a atenção de cada eleitor para a importância do voto de cada um, pois ao deixarmos o voto nulo, ser apresentado como a opção de indignação da população, iremos estar contribuindo ainda mais para a perpetualização do maus políticos.
Pense bem! Com um cardápio eleitoral com tantas opções de temperamento, idealismo's diversos, várias posições sociais e religiosas, representantes de todas as opções sexuais, enfim tem prá todos os gostos, não podemos aceitar a posição de acomodação e permitir o voto nulo. Além do que se não tiver nenhum nome ou nenhum deles lhe convencer com suas propostas, você ainda tem a opção de votar na legenda do partido, que é formada pelos dois primeiros números de cada candidato.
LEMBRE-SE, você irá votar para DEPUTADO ESTADUAL (cinco números), DEPUTADO FEDERAL (quatro números), SENADOR (três números), GOVERNO ESTADUAL (dois números) e PRESIDENTE (dois números), a sua escolha pode ser em qualquer partido ou coligação para todo e qualquer cargo. SEU VOTO É LIVRE.
SEU VOTO ALÉM DE UM DEVER, DEVE SER UM DIREITO DE PROMOVER AS VERDADEIRAS MUDANÇAS.
Se você ainda não definiu seus candidatos e desejar saber a minha indicação de voto, acesse meu perfil n Orkut ou o link política no Real Notícias ( www.realnoticias.com.br)
Um forte abraço,

Paulo Mendonça

militante político e diretor geral do Real Notícias e da Mídia Comunitária e diretor da ARIZO-Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste

1ª Caminhada Arco-Iris de Itaguaí

24 de SETEMBRO

Programação

- Concentração em frete a Rodoviária de Itaguaí - 13:30hs;

- Inicio da animação com 1 trio elétrico com os DJs Alex Duarte, Dedeco e Juan das Micaretas e componentes de bateria de escola de samba – 14hs;

- Saída da caminhada em direção a Praça Vicente Cicarino – 14:30hs;

- Apresentação de convidados especiais durante o percurso e na concentração final.

- Encerramento com mensagens de igualdade e fraternidade entre as pessoas, promovendo um abraço simbólico nestes ideais – 20hs

PARADA GAY EM SANTA CRUZ

2ª MARCHA PELA CIDADANIA GLBTS

Zona Oeste - Rio de Janeiro

24 de SETEMBRO

(domingo )

15 horas - Concentração em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição

SHOWS NA PRAÇA HISTORIADOR BENEDITO FREITAS

(ANTIGA PRAÇA DO RINGUE)

Organização:

XUXETE HOLLDAY

sexta-feira, setembro 01, 2006

Prefeitura vai recuperar Rio Cação Vermelho, em Paciência

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Águas Municipais, vinculada à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, fará licitação no próximo dia 23 para as obras de limpeza e recuperação do Rio Cação Vermelho, próximo à Comunidade de Três Pontes, em Paciência.
Com valor estimado em R$ 149 mil, os serviços também compreendem recuperação de trechos de guarda-corpo e implantação de placa de identificação.
A obra, com duração prevista de três meses, vai atender a um trecho de cerca de 2km do rio. A previsão é de que sejam retirados 5.400 metros cúbicos de detritos do local. Com isso, a Prefeitura pretende melhorar o escoamento e prevenir enchentes na região.

Município lidera construção de moradias para baixa renda no País

A Secretaria Municipal do Habitat (SMH), está construindo 3.103 unidades habitacionais, para baixa renda, do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal, nas zonas Oeste e Norte e no Centro. Além destas, há outras 140 novas moradias em início de obra no Centro. Os números confirmam a liderança do Município do Rio, em todo o País, na entrega de unidades do PAR.
As moradias ficam em condomínios fechados, ocupando áreas dotadas de completa infra-estrutura. O financiamento destina-se à população com renda familiar entre R$ 1.250,00 até R$ 1.800,00. Nos últimos anos, a Prefeitura construiu 13 mil unidades, em todos os programas habitacionais da SMH. Os interessados podem se cadastrar no Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova, ou na Praça Pio X, 119, 3º andar, Candelária, ou pelo site www.rio.rj.gov.br/habitat

Inscrições para o Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval

As inscrições para o concurso que escolherá o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2007, promovido pela Prefeitura do Rio por intermédio da Subsecretaria de Eventos e da Riotur, estarão abertas de 4 a 30 de setembro. Para participar, os candidatos devem se dirigir à Rua da Assembléia, 10, sala 918, no horário das 10h às 17h. Além da coroação, os vencedores ganharão um prêmio de R$ 9 mil.
Os postulantes ao título de Rei Momo, devem ter no máximo 50 anos de idade e altura mínima de 1,70m. Para a Rainha do Carnaval, a idade limite é de 30 anos e a altura mínima deve ser de 1,65m. Nas duas categorias é preciso ter 1º grau completo, ser residente no município do Rio de Janeiro há pelo menos dois anos e ter mais de 18 anos.

Quem descobriu a Zona Oeste?

As eleições estão próximas. Mais uma vez a Zona Oeste está infestada por banners e galhardetes. As normas da legislação eleitoral são claras, mas sempre encontram um jeitinho para se burlar a lei.
A invasão é geral e indiscriminada. Políticos de todos os matizes e quilates, revisitam o eldorado eleitoral. A celebração é genérica. Vai desde o candidato-presidente, que já esteve caminhando pelo calçadão de Campo Grande, até aquele político derrotado da baixada campista, que resolveu abiscoitar alguns votos dos moradores do lado de cá.
Há também os candidatos autóctones. Os filhos da terra, ou a prata da casa, como alguns costumam se auto-intitular.
Quase não se fala em ética, reforma política, ou moralização do Congresso.
Prevalecem as promessas assistencialistas e atribuições prévias de compromissos que jamais serão cumpridos.
A Zona Oeste é um retrato em tamanho reduzido, do Brasil abastardado. É a parte fragmentada do Rio de Janeiro, tanto da cidade quanto do Estado.
É uma região abandonada pelo Poder Público, preterida pelos diversos governos e abjurada pelos próprios moradores, quando compartilham seus votos com políticos sem qualquer tipo de vínculo ou compromisso com seus moradores.
Será que foi sempre assim? Já houve uma época, em que os moradores da Zona Oeste souberam valorizar de fato a prata da casa? Desde quando, a Zona Oeste vem sendo tratada como quintal dos fundos da periferia do Rio de Janeiro?
Um indício para respondermos a tantas outras indagações, talvez deva começar com a resposta à própria pergunta do título: quem descobriu a Zona Oeste?
Teria sido Chagas Freitas? Leonel Brizola? Marcelo Alencar? Cesar Maia?
Mesmo antes da ascensão do Chaguismo, corrente do MDB carioca que marcava
presença na Zona Oeste, a partir de Levi Neves e Miécimo da Silva, logo após a criação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em outubro de 1965, Chagas Freitas já era bastante conhecido na região, por conta dos jornais A Notícia e O Dia, ambos voltados para o público de baixa renda, com sua linha editorial baseada na publicação de denúncias sensacionalistas em linguagem popular.
Chagas Freitas e o Chaguismo descobriram os filões de votos da Zona Oeste a partir da eleição indireta para o governo do então Estado da Guanabara.
Chagas tornou-se o único governador filiado ao MDB, mas a sua grande vitória foi ter conseguido compor uma bancada estadual com 85% e mais de 50% da bancada federal eleita pelo Rio de Janeiro.
A prática do clientelismo, e o sistema de troca de votos por favores particulares, sobretudo nos bairros da Zona Oeste, vai se evidenciar a partir do governo Chagas Freitas.
Teria sido ele o descobridor da Zona Oeste?
É bastante provável que sim, principalmente após o seu rompimento com Miro Teixeira e a intensiva presença do deputado Jorge Leite, presidente da Assembléia Legislativa, na Zona Oeste e sua afetuosa aproximação com o deputado estadual Pedro Ferreira e com o vereador Itagoré Barreto.
Talvez seja a partir daí que a Zona Oeste começa a despontar como força eleitoral lendária. A terra de todos os candidatos ou a terra de ninguém.
Somente depois, é que surge por aqui a força do Brizolismo e, exatamente em decorrência da marcante presença de Leonel Brizola e do PDT, que elegeram até poste de rua para a ALERJ e Câmara Municipal, vão despontar mais tarde
os nomes de Marcelo Alencar e Cesar Maia.

Sinvaldo do Nascimento Souza

terça-feira, agosto 22, 2006

ÚLTIMAS, DE LEVE!

Quando eu digo o que digo, não é atoa. Ainda agora mesmo, assistindo aos jornais da TV, eis que, cada vez mais se confirma o “CIRCO DO TERROR”.
Agora, RONDONIA!!! Constatadas ações desonestas envolvendo LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO etc.etc... só resta a INTERVENÇÃO!!!
Eles é que disseram, estou apenas repetindo!!!
E as campanhas? Tanto para presidente quanto para governador.
Dependendo da origem política de cada um, defendem “programas” diferentes. Segurança, com vistas ao turismo, falam em construção de grandes espaços para convenções, esporte – é claro – sempre, com vistas ao PAN 2007 e até os preparativos para sediar a COPA 2014! É brincadeira?
O cidadão que fala em EDUCAÇÃO, é claro, se reporta à construção (pura demagogia) de CIEPs, lembrando um ídolo partidário. Escolas de tempo integral., esporte e lazer etc.etc.
Mas o que é muito interessante é que não falam na qualidade da educação, em currículos escolares, em formação de magistério etc.etc.etc.
Quanto ao turismo, eu pergunto: e a segurança? E a poluição em terra, mar e ar?
Como receber milhões de turistas nessa situação?
Nenhum deles faz referência a saneamento básico (água e esgoto), na situação da saúde, isto é, qualidade de vida e tudo o mais que envolve eventos de tal tamanho!
Isto, para não falar no eterno descaso pela população deste imenso País. E o bem-comum, onde se encontra? A quem responsabilizar?
E, para não esquecer - vocês já repararam que as agendas de campanha anunciadas nas TVs só chegam a Campo Grande? Não é “engraçado”? Por que será?
Paro por aqui. Porque, para falar sobre tudo o que deveriam ser as primordiais providências mais do que necessárias e sempre, eternamente “esquecidas”, seriam necessários vários volumes!!! Não é? Até!

A Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política.
Conheça o link CIDADANIA NO REAL NOTÍCIAS ON LINE: http://www.realnoticias.com.br/artigos_cidadania.htm

Táxis poderão circular na faixa exclusiva da Avenida Brasil

Os 28.924 táxis permissionários da Cidade do Rio de Janeiro já podem circular na faixa exclusiva da Avenida Brasil. A Secretaria Municipal de Transportes dará continuidade à inserção dos pontos eletrônicos nos táxis de forma que a utilização da faixa exclusiva da via ocorra dentro do planejamento aprovado.

Obra Social seleciona alunos para o curso de Formação de Babás

A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro seleciona alunos para a quarta turma do curso gratuito de Formação de Babás, vinculado ao Programa Casas de Capacitação Profissional em parceria com a Prefeitura do Rio. São 30 vagas. O curso de Formação de Babás oferece as seguintes disciplinas: o papel da babá, psicologia infantil, jogos psicomotores, higiene e saúde, música e brincadeiras, nutrição, fonoaudiologia, primeiros socorros e contadores de histórias.
As inscrições para seleção vão até 15 de setembro de 2006, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Para exercer a função, o candidato deve residir no Município do Rio de Janeiro e ter, no mínimo, 16 anos completos. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do CPF, comprovante de residência, cópia do certificado de conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental (antigo 1° grau), uma foto 3x4 e carta manuscrita explicando por que tem interesse em fazer o curso. A partir do dia 27 de setembro, a Obra Social telefonará para os candidatos aprovados na seleção e o local das aulas é a Casa de São Conrado, no período de 3 de outubro a 7 de dezembro de 2006, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone 2503-4528.

segunda-feira, agosto 21, 2006

PRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2006

A FEUC, através do seu Centro Cultural, realiza o PRÊMIO FEUC DE LITERATURA - Versão 2006, com o objetivo de incentivar a criação artística e premiar seus autores.
CATEGORIAS: o concurso se divide em três categorias:

- Aluno da FEUC (quem for matriculado na Faculdade, na
Pós-Graduação, no CAEL ou no Colégio Magali);
- Comunidade (quem reside no Estado do Rio de Janeiro,
não sendo aluno da FEUC);
- Outros Estados (quem não reside no Estado do Rio de
Janeiro).
MODALIDADE: poema.
TEMA: de livre escolha para as três categorias.
APRESENTAÇÃO: a obra deverá ser digitada em papel A4.
QUANTIDADE: 1 (uma) obra por candidato; no máximo 30 (trinta) versos; fonte Times New Roman; tamanho 14; enviar 6 (seis) cópias do poema e o disquete.

IDENTIFICAÇÃO: abaixo do poema, colocar o pseudônimo e a categoria a que pertence o autor.

- Numa ficha anexa: nome, endereço, CEP, e-mail,
telefone, pseudônimo, título do poema, nome do
intérprete e a categoria em que está concorrendo.
- Não é necessário enviar currículo.
- No envelope, deverão constar: Prêmio FEUC de
Literatura 2006, pseudônimo e categoria.

INSCRIÇÃO: de 15 de julho a 25 de setembro, valendo a data da postagem nos correios.

- Os trabalhos deverão ser entregues na tesouraria da
FEUC, ou enviados para:
Centro Cultural da FEUC
PRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2006
Estrada da Caroba, 685
Campo Grande - Rio de Janeiro / RJ
CEP 23085-590 (Tesouraria)

JULGAMENTO: a comissão julgadora selecionará os melhores trabalhos, os quais estarão classificados para a final do concurso.

- Os nomes dos jurados serão divulgados em ocasião
oportuna.

PREMIAÇÃO:

- Aluno da FEUC e Comunidade:
1º lugar: R$ 300,00 - troféu e certificado
2º lugar: R$ 200,00 - troféu e certificado
3º lugar: R$ 100,00 - troféu e certificado

- Outros Estados:
1º lugar: R$ 200,00 - certificado e 2 (dois) exemplares da
antologia a ser editada.
2º e 3º lugares: certificado e 2 (dois) exemplares da
antologia a ser editada.

- O melhor intérprete de poesia (Aluno da FEUC e
Comunidade) receberá certificado e troféu.

RESULTADO: todos os inscritos serão comunicados por correspondência quanto à classificação das obras para a grande final do concurso, que acontecerá nas dependências da FEUC, no dia 9 de dezembro, às 19 horas, com entrada fran


MAIORES EXPLICAÇÕES:

1. O autor deve indicar o nome do intérprete de seu poema na ficha de identificação, podendo ser ele próprio.

2. Caso seja editada uma antologia com as obras classificadas, a FEUC se reserva o direito de distribuí-la para entidades educacionais e/ou vendê-la para ressarcimento de custos, como também publicar essas obras em outras edições.

3. As antologias serão dadas aos candidatos, a título de direitos autorais, na seguinte disposição em cada categoria:
• 1º lugar: 20 exemplares • 2º lugar: 15 exemplares • 3º lugar: 10 exemplares • demais classificados: 5 exemplares para cada um.

4. O não-comparecimento do autor, ou de seu representante, na final do concurso implicará a desclassificação de sua obra.
5. Os trabalhos enviados não serão devolvidos.
6. A inscrição neste concurso corresponde à aceitação plena deste regulamento. O não-cumprimento do mesmo resultará a desclassificação do candidato.
7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.
OBSERVAÇÃO: os itens 1, 3 e 4 não incluem a Categoria Outros Estados.


FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
UNIFICADA CAMPOGRANDENSE

ESTRADA DA CAROBA, 685 – CAMPO GRANDE – RJ
CEP: 23085-590 / TEL: 3394-7653, 2413-5230
www.feuc.br - centrocultural@feuc.br

segunda-feira, agosto 14, 2006

CESAR MAIA EM VISITA POLÍTICA EM SANTA CRUZ



No sábado, dia 12 de agosto, o Prefeito Cesar Maia, visitou Santa Cruz e participou de um café da manhã, organizado pelo grupo plítico do candidato a Deputado estadual RODRIGO DANTAS, o evento foi na quadra esportiva do Colégio Cunha Melo e contou com a participação de cerca de 1200 pessoas e entre elas importantes formadores de opinião da região.

Na ocasião o prefeito, informou que as bras de sanemaento de Sepetiba irão acontecer, não por apelo político, mas sim em respeito a população do bairro.

Entre os Vereadores da Cidade que apoiam a candidatura de RODRIGO DANTAS e RODRIGO MAIA, estavam presentes o Carlo Caiado, Jorge Mauro e Renato Moura.

Dos muitos que militam na política da região e estão encanjados na campanha destacamos os seguintes: Profª Gracinha, Prof. Billy, Zé Cocada, Chiquinho Sepetiba, Paulo Mendonça, Nilton Caldeira, Rose, Pezão, Prof. Guethe Madruga, Francisco Maranhão e Fernando Xaxaxá.

DIA dos Pais Inesquecível na Zona Oeste - 2ª PARADA GAY de SEPETIBA 2006


por Sandra Souza
A 2ª Parada Gay de Sepetiba- zona oeste do Rio de Janeiro- iniciou-se às 18 horas deste último domingo, dia dos pais, na Praia do Recôncavo.
Do alto de, um trio elétrico, cheio de colorido e brilhos, lotado de travestis dançando, acenando e distribuindo preservativos ao público, e agitado por um som techno, a cabeleleira e travesti Xuxete Holiday, organizadora do evento, agradecia a presença do público de aproximadamente 3 mil pessoas que já lotava a orla desde as 15 horas.
Famílias completas com pai, mãe, crianças e idosos já se aglomeravam em torno dos bares e quiosques da orla aguardando a chegada do trio, provando que o preconceito está sendo deixado de lado e que o mundo gay não é nenhuma ameaça a sociedade nem tampouco à família.
Xuxete, vestida de Rainha, convocava aos gays presentes a não desistirem de ver seus direitos civis reconhecidos pelas autoridades. Fez questão de lembrar que num ano de eleições a comunidade GLBT tem que estar atenta, pois a família brasileira já recebe bem o mundo gay, resta agora que nossos direitos sejam garantidos pelo Estado.
“ –Não podemos mais conviver com a discriminação nos transportes, nos hospitais, nas ruas. Gay trabalha, paga impostos, mas quando necessita do respeito das autoridades, não tem amparo na lei. Valorizem o seu voto em 2006.- disse Xuxete.
Após o trio percorrer a orla, estacionou para que fosse dado início ao show com apresentação de Xuxete Holiday vestidas nas cores verde e amarelo interpretando a música “Brasil, mostra a sua cara” de Gal Costa. Em seguida foi anunciado o 1º Concurso da Rainha Gay de Sepetiba com dez concorrentes inscritas.
O show teve a continuidade com a apresentação do travesti Carlota Vidigal, de Copacabana, interpretando Clara Nunes.
A noite seguiu com muita diversão, fogos de artifícios e emoção.
Durante a apresentação de Letícia Roccos, que interpretou a música “Because of you” foi muito emocionante. A música que já é um apelo romântico fortíssimo e está nas paradas de sucesso atual, foi a deixa perfeita para casais gays apaixonados se abraçarem e se beijarem alheio à todos e a tudo à sua volta. Foi um “must” ver os amantes se sentirem livres para expressar em público seus sentimentos de amor e carinho a seus pares. Embalados por “Because of You” o casal gay Marcelo e Gabriel não resistiram e se beijaram na voz de Letícia Roccos e foram muito aplaudidos pelo público. Diante desta cena, Sr. Geovani ao lado de sua esposa Célia e seus filhos adolescentes, moradores há 4 anos em Sepetiba, entrevistados pela colunista do Comunidade GLBT, disse considerar este um ato que deveria ser natural em qualquer lugar, não apenas numa ocasião de Parada Gay. Amor é amor, independe do sexo, até acho bonito- disse Sr. Geovani.
Famílias inteira acompanhadas de crianças participaram, dançaram sem que nenhuma atitude avessa fosse registrada. Tudo transcorreu na maior normalidade.
A noite seguiu com as apresentações de Natasha, Stefany D’Loran,Alanis Roccos, Flavia Holiday e Julia Mattos( que deu um show de visual e performance interpretando Ana Carolina).
Depois de muita música que fez a galera se agitar e dançar na pista, nos bares e quiosques, regados a cerveja e muita caipirinha, finalmente foi anunciado o nome a vencedora do concurso.
A vencedora do Primeiro Concurso de Rainha Gay de Sepetiba foi Letícia Roccos, que muito emocionada gritou ao microfone: -Gente, Homofobia é crime! Ao ser entrevistada, o travesti de 28 anos disse que é proprietária de um comércio já há alguns anos no bairro de Sepetiba, onde é muito querida e respeitada pela população local. Inclusive acrescentou:-“ boa parte de meus clientes são evangélicos e sempre me trataram com muito carinho e respeito. Mas eu quero esse tratamento garantido a todos os gays.Nós trabalhamos, somos gente e merecemos respeito de todos.”
A 2ª Parada Gay de Sepetiba contou com o apoio e a presença das autoridade locais como: 27º Batalhão da Polícia Militar de Santa Cruz, CET-Rio, 14ªIGM, Destacamento do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz e Sub-Prefeitura de Santa Cruz.
A organizadora do evento Xuxete Holiday, ao se despedir do público, agradeceu a presença das autoridades locais e do público local, assim como a participação da mídia local representada por Paulo Mendonça, diretor do site www.realnoticias.com.br e da instituição Mídia Comunitaria que registrou a manifestação com lisura e credibilidade. Encerrando, confirmou a para o dia 24 de setembro, a Parada Gay de Santa Cruz que terá sua concentração às 14 horas na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Projeto Santa Cruz Re-visitada - NOPH - Roteiros históricos para a comunidade no mês de agosto

Roteiro 01 - dia 19/08/2006 – Sábado - Batalhão-Escola de Engenharia
Villagran Cabrita.
.
Roteiro 02 - dia 26/08/2006 – Sábado – Solares e Palacetes.

Ponto de encontro e horário:

Solar dos Araújos – Anexo ao Santa Cruz Shopping.
Horário: às 09:00 hs.
O roteiro histórico terá duração aproximada de 03 horas.
Os roteiros da categoria comunidade serão feitos a pé.

Atenção: Mesmo em caso de chuva no dia e na hora marcada o roteiro não
será cancelado.

Inscrições e informações:

Pela internet:
http://www.santacruzrj.com.br/revisitada

Pessoalmente:
Entregar a ficha de inscrição nos seguintes endereços:

Santa Cruz Shopping (Administração).
Rua Felipe Cardoso, 540 - Santa Cruz - RJ
Tel: (21) 2418-9400.
Site: www.santacruzshopping-rio.com.br

CIEZO - Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste.
Avenida Cesário de Melo, 2723 - Campo Grande – RJ
Tel: (21) 3408-8991
Site: www.ciezo.org.br

NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n Santa Cruz – RJ
Tel: (21) 2418-3140
Site: www.quarteirao.com.br


--------------------------------------------

Resumo do Projeto:

O Projeto Santa Cruz Re-visitada busca, através de roteiros históricos
gratuitos pelo bairro de Santa Cruz, conscientizar os alunos do ensino
fundamental da rede municipal de ensino e a comunidade, sobre a
importância do nosso patrimônio histórico.


O Projeto é Uma Realização do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de
Santa Cruz - NOPH

Está sendo Patrocinado pelo Santa Cruz Shopping

Tem o Apoio do Ecomuseu, do Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste -CIEZO, da Secretaria Municipal de Educação, da Faculdade Machado de Assis - FAMA, Jornal Real Notícias, Mídia Comunitária.e a Promoção do Site Santa Cruz RJ do Grupo PCG Desing.

Para maiores informações visite o nosso site em
www.santacruzrj.com.br/revisitada

domingo, agosto 06, 2006

MÍSTIKA 2006 - Encontro das Ciências Místicas

DATA: 11, 12 e 13/08/2006 - LOCAL: Instituto de Arquitetos do Brasil
ENDEREÇO: Rua Dois de Dezembro ao lado do Centro Cultural Telemar- Entrada pela Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo – RJ

INGRESSOS R$ 5,00

Promoção Especial no Dia dos Pais:
Traga seu Pai e ele ganhará um brinde e sua entrada será grátis

P R O G R A M A Ç Ã O

DIA 11/08 (6ª. Feira) das 17:00 às 22:00 hs
Atendimentos terapêuticos e oráculos das 17:30 às 21:30

18:00 - Palestra e Roda de Capoeira Angola - Mestre Mano
19:00 - Orixás - Suas influências em nossas vidas – Mário Tenório Cavalcanti
20:00 - Dança Afro - Grupo Zun Zen
20:30 - Dança Cigana - Profa. Yara Portes

DIA 12/08 (Sábado) das 13:00 às 22:00 h
Atendimentos terapêuticos e oráculos das 13:30 às 21:30

14:30 - Astrologia - Mapa Natal – Rafael Laman
15:30 - Sansara do Som - Fúlvia Escobar
16:30 - Vivência: Roda de Mulheres - Senhoras do Tempo - Identidade Feminina
- Lana Cristina Barbieri
17:15 - Dança do Ventre - Profa. Najma e alunas
17:30 - Fraternidade Branca e Os Mestres - Rafael Laman
18:30 - Radiestesia - Liliana Amorin
19:30 - Despertar da Consciência - Grande Revolução do Ser – Ong Intern.da Colômbia
20:15 - Dança Cigana - Profa.Elisa Zamith e alunas

DIA 13/08 (Domingo) das 13:00 às 22:00 h
Atendimentos terapêuticos e oráculos das 13:30 às 21:30

14:30 - Regressão, TVP e Hipnose com práticas - Dra. Maria Lídia Gomes de Mattos
15:30 - Apometria e a Medicina do Futuro “Realidade Possível” - João Luiz Carneiro 16:30 - Quirologia - Simone Galvão
17:30 - Dança do Ventre - Profa.. Suhaila Alkhail
18:00 - Divindades Indianas - Govardhana Dasa
19:00 - Apresentação de Mantras Grupo Gandharva
21:00 - Encerramento – Bianca Mello

ATRAÇÕES:
- WICCA Eddie Van Feu estará presente autogradando seus livros dias 12 e 13/08
- Oficinas de ORIGAMI com Karina Milanez

Informações: (21) 2285-1676 / 9679-6448
Site: www.mistika.xpg.com.br

quinta-feira, agosto 03, 2006

Dentro de nós existem três pessoas!

Aquela que gostaríamos de ser, aquela que pensamos que somos e a que somos de verdade!

Quando você se questiona quanto aos seus sentimentos e emoções, e fica se perguntando porque age de um jeito ou de outro, porque sente coisas que não pode sentir, ou mesmo questionando os porquês de todas as decisões que toma e de repente percebe que está fazendo tudo errado, sentindo tudo errado, enfim, esse mundo complexo e cheio de mistérios é chamado de EU.

Das três pessoas que fazem do seu interior a própria morada, qual delas você conhece melhor?

Todos nós temos um perfil do que é ser um humano “perfeito”, ou seja, ou nos baseamos em alguém que admiramos e notamos as qualidades, ou chegamos a conclusão de que se mudássemos algumas coisas em nós seríamos as pessoas mais felizes do mundo.

Alguns gostariam de ser mais bonitos, outros mais espertos e inteligentes, outros ainda gostariam de ser ricos.

Essa pessoa que você gostaria de ser, tem fundamento?

Tem motivo real de ser, ou é apenas uma utopia que faz parte dos seus sonhos de ser tornar uma celebridade?

Não se esqueça daquela pessoa que você pensa ser.

Aquela que não admite os defeitos, que salienta as qualidades, que mostra segurança quando na verdade o medo abriga seus pensamentos, que sorri quando tem vontade de chorar, que se constrói aos olhos dos outros, e que realmente acredita ser.

Essa pessoa nem sempre tem visão do que é real, é um tanto egoísta às vezes, simplesmente porque acha que é a verdade absoluta, a conhecedora de causa.

Essa parte de cada um de nós, é aquela que muitas vezes encobre-se por trás das aparências, e vivemos tanto no mundo dessa pessoa, que muitas vezes não chegamos a conhecer a outra, aquela que somos de verdade!

Essa pessoa que somos de verdade, em muitos casos nem notamos, passa despercebida, esquecida, porque nem sempre é fácil encara-la de frente, afinal ela mostra-se nua diante de nós, as vezes de maneira tão clara que nos assusta, e então perguntamos: Meu Deus, será que sou assim mesmo?

A pessoa que somos de verdade, de repente surge como um soluço, invadindo alguns momentos de nossa vida, e puxando nossa orelha para aquilo que devemos notar, essa pessoa, é a melhor delas.

Não importa se ainda não chegou onde devia, não tornou-se real aos olhos dos outros, ou mesmo que apresente muitos defeitos, essa é a pessoa que carregamos pela eternidade, nossa essência maior, e é com ela que crescemos, aprendemos, nascemos e morremos.

É nela que você tem que depositar todos os seus créditos.

Aquela que você gostaria de ser não passa de sonho, aquela que você pensa ser, é ilusão e aquela que você realmente é, sua maior verdade!


Escrito por Paula K. ( Kery)

Enviado no Orkut por ELECTRA de AVALON perfil: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3572172910500338102

quarta-feira, agosto 02, 2006

Município inicia limpeza do Rio Cação Vermelho

A Subsecretaria de Águas Municipais (RioÁguas), órgão da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta quarta-feira, dia 26, a limpeza do Rio Cação Vermelho, entre a Estrada Santa Eugênia e a Rua Paçuaré, em Paciência. Até o final de outubro, estão previstas intervenções como limpeza manual e mecânica, que deverão retirar 8 mil metros cúbicos de detritos e material assoreado do leito e das margens desse curso d'água.
Esta é mais uma intervenção do Programa de Conservação de Rios e Canais da Bacia de Sepetiba, que tem como objetivo melhorar o escoamento dos cursos hídricos da região, prevenindo enchentes. Com investimento de R$ 1,3 milhão, este ano o programa contempla mais de 20 rios e canais.

Entrevista com Ronaldo Cezar Coelho

Uma vez que saiu publicado aqui, um pequeno comentário que fiz sobre a entrevista com Alfredo Sirkis, candidato ao Senado Federal pelo Partido Verde do Rio de Janeiro, e para que não fique a impressão enganosa, de eu estaria fazendo declaração antecipada de voto (como, aliás, já aconteceu em relação a um comentarista de rádio), resolvi obrigar-me a apresentar as minhas considerações sobre os demais candidatos, a partir das entrevistas que forem sendo publicadas pelo Jornal O GLOBO.
Ronaldo Cezar Coelho, que foi muito criticado pela sua atuação como Secretário Municipal de Saúde, começa dizendo na sua entrevista que será ?um empurrador de projetos?. Não sei se o Estado do Rio de Janeiro precisa apenas de um ? empurrador de projetos?, mas o fato é que concordo com o candidato tucano quando afirma que ?precisamos recuperar a auto-estima do estado?.
Tomara que o Estado do Rio de Janeiro possa estar representado na próxima legislatura por alguém, seja lá quem for, que esteja realmente querendo fazer alguma diferença positiva em proveito da sociedade fluminense.
Sinvaldo do Nascimento Souza

terça-feira, agosto 01, 2006

GM-Rio inicia segunda fase da operação volta às aulas nesta quarta-feira

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 6h30m desta quarta-feira, dia 2, a segunda fase da operação volta às aulas, quando a Prefeitura do Rio reinicia as aulas das 1.055 escolas da rede municipal de ensino. O esquema conta com 100 do Grupamento de Ronda Escolar, que retomam as diversas atividades desenvolvidas em 689 escolas. Deste total, 80 estarão em acessos a escolas municipais, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina da unidade. Já os outros 20 guardas estarão conduzindo palestras preventivas e atividades lúdicas, como gincanas e peças teatrais.

A primeira fase da operação volta às aulas começou na segunda-feira, 31, quando a rede particular de ensino retomou as atividades. Para proporcionar fluidez ao tráfego e minimizar reflexos no trânsito, a GM-Rio destacou 40 guardas da Coordenadoria de Trânsito (Ctran) para atuar nos corredores viários com grande concentração de escolas particulares e movimento intenso de veículos. A equipe da Ctran permanecerá orientando motoristas, nos horários de entrada e saída das escolas, por tempo indeterminado.


TRÂNSITO– Além de buscar fluidez de tráfego, os guardas que atuam nos corredores viários orientam motoristas para evitar obstruções de ruas e cruzamentos causados por filas duplas no embarque e desembarque de alunos. Com outros 300 guardas distribuídos diariamente em pontos estratégicos e de grande movimento da cidade, a Coordenadoria de Trânsito providencia ainda reforço para áreas que, porventura, apresentarem congestionamento. Os principais corredores são Botafogo (na Rua São Clemente, via de acesso aos Colégios Corcovado, Liese, Santo Inácio e Britânico), Humaitá (Rua Visconde Silva, acesso aos Colégios Andrews e Pedro II), Laranjeiras (Rua das Laranjeiras, acesso ao Colégio Franco Brasileiro) e Méier (na Rua Dias da Cruz, via de acesso ao Colégio Metropolitano).


ORIENTAÇÕES BÁSICAS- O comandante da GM-Rio, tenente-coronel Carlos Moraes Antunes, esclarece que os guardas de trânsito atuam com o foco na orientação do motorista, só multando em último caso, como quem insistir na infração, desobedecer à sinalização ou não atender aos GMs. “Não basta só a atuação da Guarda. Cada um deve fazer sua parte, e o cidadão precisa entender que é fundamental sua participação para termos uma qualidade de vida cada vez melhor”, diz o comandante, dando algumas dicas para motoristas e outros responsáveis que vão deixar ou buscar o aluno.

1- Não fazer fila dupla, obedecendo a fila indiana.
2- Não parar em local indevido, como calçadas, o que dificulta a passagem de pedestres.
3- Adotar ações que propiciem paradas rápidas, como fazer o embarque e desembarque em pontos antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.
4- O aluno deve aguardar o veículo no ponto de encontro, antes da chegada do mesmo.

Comandante da GM-Rio é homenageado com a Ordem dos Cavaleiros Honorários

O comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, tenente-coronel Carlos Moraes Antunes, recebe às 10h de sexta-feira, dia 11, a medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários, no Regimento de Polícia Montada Coronel PM Enyr Cony dos Santos (RCECS), na Avenida dos Estados, s/nº, em Campo Grande.

Criada em 1979, a comenda é oferecida pelo presidente da Ordem dos Cavaleiros e comandante do RCECS, coronel Dario Cony dos Santos. A solenidade de entrega da medalha marca ainda a abertura do II Concurso Hípico das Polícias Militares e a inauguração do Museu Coronel Enyr Cony dos Santos, na sede do regimento em Campo Grande.

Currículo - Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e advogado, o tenente-coronel Carlos Moraes Antunes é pós-graduado em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. Na PM, ele comandou companhias e seções do 22o BPM (Bonsucesso), 26o BPM (Petrópolis), 2o CIPM (Ilha Grande), Batalhão de Choque e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

HOSPITAL DE ACARI - QUEREM DINHEIRO FÁCIL


O Seminário a respeito do Hospital de Acari – Ronaldo Gazolla, realizado no dia 13 de julho de 2006, pelo Conselho Municipal de Saúde no CIAD, foi muito esclarecedor para os conselheiros.
A apresentação da Drª Anna Butter não revelou nenhuma novidade e sim a confirmação do grande investimento com recursos financeiros do poder publico naquela unidade, querendo hoje convercer o Controle Social a viabilidade da entrega deste patrimônio publico a iniciativa privada sem qualquer garantia de comprometimento com as normas do Sistema Único de Saúde, possibilitando que os empresários da saúde fiquem cada vez mais ricos sem nenhum esforço.
A melhor parte do Seminário foi a verdadeira “aula” do Dr Valmi Pessanha, realmente ele fez uma explanação competente, convincente e segura a respeito do Orçamento dos governos federal, estadual e municipal. O Dr. Valmi, como estudioso foi exemplar e coloca como poucos as suas idéias e pensamentos, vêm acompanhando o desenrolar

na área da saúde há vários anos e contribuiu com sua inteligência privilegiada para vários Secretários de Saúde, sempre como técnico competente.
Hoje o Dr. Valmi, ocupa função de Subsecretário de Política de Saúde e tem por obrigação defender os interesses do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, esperamos que a sua competência técnica não seja comprometida pelos interesses politicos.
O resumo da dificuldade da abertura do Hospital de Acari, foi colocado claramente pelo Presidente do Sindicato dos Médicos Dr Jorge Darze, que apresentou como o sindicato ganhou a liminar para suspender o edital de concorrência daquela unidade, deixou claro que enquanto não se resolver a questão de pessoal (recursos humanos) na Secretaria de Saúde, nunca teremos como resolver o caos instalado nas unidades de saúde do Rio de Janeiro.
O Presidente do Conselho Distrital de Saíde da AP 5.III – Adelson Alípio, colocou a necessidade de abertura urgente daquele hospital.

Adelson Alípio (foto) – Morador de Paciência, Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III – Paciência, Santa Cruz, Sepetiba. Para contato pelo telefone 3157-5592 ou E-mail: adelsonalipiosaude@ibest.com.br

sexta-feira, julho 28, 2006

Aniversário do Ev. Oséias Boier


Dia 4 de Junho, a congregação Tanque de Siloé, que pertence a CADESC, esteve em festa pela a passagem do aniversário Evangelista Oséas Boier da CADESC - Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz..
Presença dos cantores: Paulo Medeiros (Campo Grande), Romário Valentim (Sepetiba), Laura Tacares e Trajano (Itaguaí), Silas de Paula, Ilton Azevedo, Evaristo, Odemir Bohrer Creuza Culinária (Mauá/SP).
O Preletor da noite foi o Pr. Ivan Hilário (Presidente da Assembléia de Deus – Jardim Guandu – Nova Iguaçu , que foi o professor de Oséias Boier no Ensino Médio).
Foi um culto lindo, com muitos cantores, refrigerante, salgados e um bolo com o nome do Oséias gravado. O Oséias agradece o telegrama do Ver. Romualdo Boaventura, Arolde de Oliveira, Paulo Mendonça, Bp. Dr. Manoel Ferreira, Odenir, Pr. Paulo Sérgio e a telemensagem do Pr. Ivan Hilário.
O Pr. Pres. da CADESC: José P. Teixeira (foto com Oséas), Pr. Luis Santos (1º Vice), Paulo Mendonça (Diretor deste jornal), Pr. Jorge Luiz (dirigente do Tanque de Siloé), Pr. Demóstenes (2º), Dca. Celeir, Dc. João Lucas parabenizam o Ev. Oséias Boier por mais um ano de vida. e o Pr. José Pedro afirma: Oséias, siga em frente, pois o caminho de chegada está mais perto do que o caminho de volta”.
Oséas é o titular da coluna evangélicos em Ação e diretor de divulgação do e Jornal Real Notícias, evangelista, e diretor de comunicação na CADESC.

quarta-feira, julho 26, 2006

FALECIMENTO DA JORNALISTA HELLEN

A imprensa de nossa região fica mais pobre com a partida da companheira Hellen Mercy. Sua participação sempre ativa em defesa da mídia alternativa e da valorização dos eventos produzidos em nossa região.
A Jornalista Hellen Mercy, faleu, no dia 26 de julho de 2006, por volta dás 19 horas.
A imprensa divina ganha uma excelente profissional!

sexta-feira, julho 21, 2006

Professores e alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conhecem espaços de preservação da Memória da Aviação Brasileira



Cerca de quatrocentos alunos e 40 professores da ESCOLA MUNICIPAL 10-19-047 JOAQUIM DA SILVA GOMES, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, estão tendo a oportunidade de conhecerem centros culturais, museus e outros espaços de preservação e divulgação da memória da Aviação Brasileira, em projeto intitulado SANTOS DUMONT, UM HERÓI BRASILEIRO, que está sendo desenvolvido pela escola situada em Santa Cruz, de maio a novembro de 2006.
Contando com o apoio da professora Maria das Graças Gonçalves Muller (Gracinha)coordenadora da 10ª CRE, que tem cedido os ônibus para a organização das visitas, a atividade vem atraindo o interesse dos alunos do ensino fundamental(5ª a 8ª séries) que passaram a ter mais um motivo para aprofundar seus conhecimentos sobre a vida de Santos-Dumont, neste ano em que se comemora o centenário do vôo do 14bis.
Além de oportunidade que tiveram para conhecer o CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (CREP) da Prefeitura, os alunos da Escola Joaquim da Silva Gomes visitaram também o Aeroporto Santos-Dumont e o MUSEU AEROESPACIAL, no Campo dos Afonsos.
No CREP, localizado na Avenida Presidente Vargas, centro da Cidade, professores e alunos puderam assistir a exposição intitulada SANTOS-DUMONT, O INVENTOR DO COTIDIANO, complementada por documentário em vídeo e programa interativo produzido especialmente para a mostra.
Em comemoração ao centenário do vôo do 14 bis, o MUSEU AEROESPACIAL também organizou uma programação especial que inclui várias exposições e eventos que estão sendo desenvolvidos ao longo deste ano.
Para os alunos da ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DA SILVA GOMES, as visitas aos espaços de memória da Aviação Brasileira é uma forma agradável de conhecer a obra do gênio que foi ALBERTO SANTOS-DUMONT, que além de inventor do avião, se destacou internacionalmente pelo seu espírito dinâmico e criativo.



Sinvaldo do Nascimento Souza
E-mail: sinvaldo@globo.com

quinta-feira, julho 20, 2006

Escola Municipal de Santa Cruz tem projeto aprovado pela Comissão Interministerial

O Tenente Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, Coordenador da Comissão Interministerial do Centenário do Vôo do 14Bis, em correspondência enviada à ESCOLA MUNICIPAL 10-19-047 JOAQUIM DA SILVA GOMES, localizada no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, apresentou declaração na qual reconhece o Projeto 30/09 ? SANTOS DUMONT, UM HERÓI BRASILEIRO desenvolvido pela escola, como de interesse institucional para as celebrações do centenário do vôo do 14bis, passando a integrar o cronograma oficial de eventos comemorativos.
A homenagem ao Pai da Aviação, que se prolongará até o mês de novembro deste ano, inclui concursos de desenhos, redação e produção de maquetes, além de palestras, visitas a museus e outros locais de preservação da memória da História da Aviação, culminando com uma exposição que será realizada por professores e alunos da Escola Joaquim da Silva Gomes.
O PROJETO SANTOS DUMONT, UM HERÓI BRASILEIRO conta com o apoio e parceria a 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e de outras instituições localizadas na Zona Oeste.
No próximo dia 10 de agosto de 2006 (quinta-feira), será encerrada a primeira fase do Projeto com o resultado do Concurso de Desenho e entrega de prêmios aos vencedores por categorias: 1º lugar geral: um aparelho portátil de DVD;1º lugar por séries (5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental):um rádio
portátil. Para as demais classificações, de 2º e 3º lugares, os alunos premiados receberão medalhas e troféus confeccionados em acrílico.
Com o encerramento da primeira fase, será iniciado o CONCURSO DE REDAÇÃO para todos os alunos regularmente matriculados na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, sob o tema SANTOS DUMONT E O CENTENÁRIO DO 14Bis, com prêmios que incluem cd-play e kits completos com máquinas fotográficas.
Sinvaldo do Nascimento Souza - e-mail:sinvaldo@globo.com - celular:9706-7290

quarta-feira, julho 19, 2006

NASCE A MÍDIA COMUNITÁRIA



É a instituição que esta sendo formada por iniciativa da equipe dos jornais: Real Notícias e Vitrine, afim de desenvolver projetos de capacitação a crianças, jovens e adultos, na área de comunicação comunitária e outras e canalizar as ações das comuni-dades na imprensa da região, formando assim um elo, entre quem realiza e quem divulga.
A Assembléia de fundação e eleição da diretoria, foi no dia 13 de junho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.III e foi presiddida pelo idealizador da instituição Paulo Mendonça e secretariada pelo diretor do Jornal Vitrine, José Reanto.



A diretoria eleita foi empossada na mesmo ato, e foi o investidor da posse o Jessé Cardodo, que é o Presidente da Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste e diretor do Jornal Folha da Terra. Formam a diretoria da MÍDIA COMUNITÁRIA as seguintes personalidades: Paulo Mendonça - diretor geral. José Renato - diretor administrativo, Adalgisa Castro diretora financeira, Edna Lima - diretora de comunicação e Miguel Jacob - diretor jurídico. O Conselho Fscal é formado por: Adelson Alípio, Celeste Cardoso da Silva e Genita Corrêa Lemos.
A primeira parceria da instituição já esta sendo firmada com a FAMA - Faculdade Machado de Assis, para viabilizar um espaço para sede de trabalhos e dos encontros comunitários.

HOMENAGENS E LANÇAMENTO DE PROJETO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA PARA JOVENS E CRIANÇAS NO 27º BPM

No dia 5 de julho, o 27º Batalhão de Polícia Militar, que abange os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, e que tem como Comanadante o ten.Cel.PM Aurélio Lopes, prestou homenagens aos polícias que se destacarm no período e a personalidades e autoridades da região, com a entrega do Título “Amigo do Batalhão”, as homenagens aconteceram dentro do evento de lançamento do Projeto Iniciação Desportiva, que é dedicado à 100 jovens e crianças das comunidades da região, onde terão as seguintes modalidades: Atletismo, Volei e Futebol, com assistência médica, orientação profissional e apoio alimentar .
A solenidade foi presidida pelo Cel. PM Coni (Comandante da Região Oeste e do Regimento de Policiamento Montado - Campo Grande). Que na sua fala aos presentes lembrou da importância do título de “Amigo do Batalhão” e falou do bom resultado das atividades desenvolvidas em conjunto entre os batalhões da região.
Entre os que foram homenageados com o título “Amigo do Batalhão”, estavam: Adalgisa Castro, Adelson Alípio, Carlos Alberto Ribeiro, Claudionor de Aguiar, Edalmir Ramos Mesquita, Edson Reis, Francisco de Paula Maranhão, Francisco Valente (Chiguinho Sepetiba) e Rogério de Assis, além dos Comandantes da Base Aérea de Santa Cruz e do Batlhão de Engenharia de Combate.
Dos Policiais homenageados destacamos: Major PM Souza, Cap.PM Caetano, Ten. André e o Sub-Oficial Xavier.
Das ilustres presenças na solenidade destacamos; Regina dos Santos (esposa do Comandante) , Dr. Ribeiro (Juíz de Direito), Paulo Mendonça (Presidente do Conselho Comunitário de Segurança - AISP 27 e diretor geral do Real Notícias), Marly Marinho (Vice-Presidente do Conselho Distrital de Saúde), Cláudia Cristina (Assessora da Coordenadora de Educação Metropolitana IV), Dr. Milton Golek, Getúlio Gomes da Rocha, Klédina de Souza, Severvino Pedro de Lima e Vírginia Solange.
Ao encerrar a solenidade o Ten.Cel. PM Aurélio, agradeceu o apoio da comunidade e em especial aos membros do Conselho Comunitário de Segurança e enalteceu o envolvimento de toda tropa do 27º BPM no combate ao crime.

sábado, julho 08, 2006

E agora José e Maria?

O Brasil perdeu a copa.
A conta da cerveja e do churrasco está pendurada. O aparelho de Tv está no crédito em muitas prestações. E você com um gosto amargo da derrota da Seleção na garganta.

É hora de voltar a dura realidade de nossos problemas do cotidiano: - Políticos corruptos; -Falta de saneamento, educação, saúde, equipamentos de cultura e lazer; - Eleição já na porta e você não sabe em quem votar pra Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Estadual. (Mas eles virão aqui prometendo resolver todos os problemas, como se tivesse uma varinha de condão.)

E você independente do seu nome, que aqui é denominado de José ou Maria, ainda não sabe o que fazer.

Enfim, virá uma outra Copa do Mundo, e lá estaremos a maioria de todos nós, sonhando com o título do hexa. Afinal, sonhar não custa nada e torcer é dever de todos nós.

Mas, agora é hora de você refletir e não cair na mesma empolgação dos jogos da Copa do Mundo e sim prestar atenção, observar, conversar, para então decidir seu voto. Não se deixe levar por novos nomes, que são representantes de velhas idéias. Nem repita o ato falho de eleger os que estão por aí envolvidos nos diversos esquemas de corrupção. Use o dever do voto de forma consciente, senão a vítima será você.

Paulo Mendonça - Real Notícias - diretor geral

terça-feira, junho 20, 2006

ESSES SÃO OS NOSSOS ESPAÇOS NA INTERNET, ESPERO PODER CONTAR COM A SUA PARTICIPAÇÃO E APOIO NA DIVULGAÇÃO.
Paulo Mendonça

ORKUT - Participe da comunidade do JORNAL REAL NOTÍCIAS: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12594926
Página Pessoal do Paulo Mendonça: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=6506328076471340768

Conheça edição on line do Real Notícias: www.realnoticias.com.br

CONHEÇA A COMUNIDADE SANTA CRUZ INDEPENDENTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13402121

Quem desejar conhecer o ALTAR VIRTUAL, que fiz em homenagem ao meu querido Cigano Nazaro, acesse: http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/altar/site/lista_altar_pub2.asp?id_user=122757&id_altar=135834#

sábado, junho 17, 2006

Hamurabi

Quem foi – o 1º código conhecido.
Qual a similaridade com os dias de hoje.



HAMURABI significa “Amu é grande”. Amu era uma divindade dos amorreus e dos cananeus orientais. Foi um rei da 1ª dinastia da Babilônia. A ele se credita a unificação da Babilônia. Tornou-se famoso, principalmente, por sua contribuição como legislador, através do Código de Hamurabi. Por campanhas militares, conseguiu, após trinta anos de governo, tornar-se cabeça dos estados mesopotâmicos, unindo-os. As vitórias de Hamurabi sobre Laras, Mari e Esmurra tornaram-no dono do território, desde o golfo Pérsico até a Assíria. Seu reino não perdurou por muito tempo.
As cartas de Mari são a mais rica fonte de informação sobre Hamurabi. Apresentam-no como um benfeitor e hábil administrador. Dava atenção até a questões secundárias, em vez de delegar esses poderes a seus subordinados. Ele ajudava as vítimas de calamidades e construiu grandes sistemas de irrigação.
Como o nível das águas subterrâneas tem subido muito na Babilônia, desde os tempos de Hamurabi, a cidade tornou-se de difícil acesso aos arqueólogos, dificultando melhores informações.
Na verdade, a fama de Hamurabi não repousa sobre suas realizações e conquistas, mas sobre sua obra como compilador de leis, organizador e benfeitor.
CÓDIGO DE HAMURABI – em 1901 e 1902, em escavações feitas por arqueólogos franceses em uma região que faz parte do Irã, descobriram uma região de pedra, de 2,10m de altura, com figuras esculpidas em escrita cuneiforme acádica. Na parte de cima, mostra um rei mesopotâmico recebendo as insígnias de sua autoridade das mãos de uma divindade. O texto gravado elogia a piedade e a justiça de Hamurabi, rei da Babilônia, que governou no séc. XVIII A.C.. contém um código de leis. Esta foi a grande descoberta por se tratar do 1º código legal antes dos textos bíblicos. Atualmente códigos mais antigos foram descobertos, mas esse continua sendo o mais extenso e o mais bem preservado de todos os encontrados no Oriente Médio. Esse código de Hamurabi permaneceu muito popular e generalizado durante mais de dez séculos. Segundo a história, o código foi dado a Hamurabi pelo deus babilônico da justiça, Samás.
Esse código tem 282 parágrafos que tratam de questões civis, criminais e comerciais. Abrangem todas as atividades comuns das pessoas. Lista de crimes e punições. A omissão de leis sobre homicídio é surpreendente. As punições para outros crimes são as mesmas que se conhecem em todos os períodos da história. A pena capital era aplicada a vários tipos de crimes, com a morte na fogueira, a empalação ou o afogamento. Havia também punições menores tais como o açoite, mutilações diversas e o pagamento de multas. Além disso, aprisionamento ou exílio. As mulheres tinham muitos direitos, mas não eram consideradas iguais aos homens perante a lei.
Nesse código há um prólogo e um epílogo. No 1º, Hamurabi é elogiado por sua sabedoria e justiça, por sua preocupação com o bem-estar do povo e pela promoção do culto aos deuses.
O epílogo prolonga os elogios por sua piedade pessoal e recomenda suas normas legais à posteridade. Por fim, há uma maldição a quem altere as leis ou apague o que está escrito na coluna.
Eis alguns itens do Código:
. ofensas contra a administração da justiça e falsa acusação; contra a propriedade, como o furto, roubo e ocultamento de escravos foragidos; muitas leis comerciai, regulamentação de dívidas, depósitos etc.; leis sobre terra, casas, direito de posse do governo, danos às propriedades, aluguéis etc.; regulamentação de profissão e abuso de implementos agrícolas e de suprimentos; quanto à propriedade, à legitimação, à adoção, à herança e às ofensas sexuais; salários e taxas livres para uso de animais, trabalhadores, artesãos e embarcações. Falso testemunho e bruxaria mereciam severas penas. A pena de morte era imposta nos casos de furto e receptação de propriedades roubadas ou uma restituição dez vezes maior. Um ladrão podia ser vendido para pagar a dívida do furto. O seqüestro era punido com a morte. Punições quanto à adultério, incesto etc.. o erro do cirurgião era severamente punido.
Muitas partes da escrita foram apagadas, pelas condições em que se encontravam quando foram descobertas.
A história e a arqueologia demonstram que os babilônicos não cumpriam as leis à risca e que não viviam à altura da nobreza de sua leis.
Na verdade, nesses trechos compilados, verifica-se a similaridade com os códigos civil e penal atuais e com a Constituição. Vê-se no benfeitor a preocupação com o bem-comum, o bem-estar do povo, objetivo fim de nossa Constituição e do Estado, enquanto sociedade politicamente organizada. Leis trabalhistas, direito de propriedade, sendo que, até mesmo no fato de que eles não viviam à altura da nobreza de suas leis, se repete na atualidade, na grandeza dos princípios da democracia, da Constituição Federal que são tão desrespeitadas, principalmente pelos responsáveis pela sua obediência e respeito – os nossos governantes.
Na verdade, se as civilizações que se sucederam houvessem dado continuidade a esse Código, com respeito e obediência, naturalmente atualizando-o, adaptando e melhorando, talvez a modernidade fosse outra. O que se pode dizer é que seu valor é reconhecido, pela sua presença nos atuais compêndios de História e de Direito.
Em outubro de 1998
PROFª. ADALGISA CASTRO PEREIRA

terça-feira, maio 16, 2006

"In casu Golias, que seja fulcrada na força Deus o caminho da pedra de David."

OCTAVIO BLATTER PINHO.

Sérgio Magno Lopes



Isto por assim dizer seria um mero nome entre uma multidão de cidadãos neste País, mas se colocarmos o título de Doutor, Procurador do INSS, Advogado da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Autor do Livro ADVOCACIA - CÁ ENTRE NÓS, veremos que a espada do inimigo é grande e forte. Será um briga interessante; um David de 137 mil cabeças pobres, ausentes dos seus direitos constitucionais e em meio a lama, esgoto a céu aberto, miséria e abandono, tentando sobreviver da única fonte de renda disponível, a Baía de Sepetiba, contra um Golias que está disposto a passar por cima de mais outras centenas de milhares de cabeças que estiverem dentro desta mesma Baía, para garantir a passagem de seus navios trazendo e levando milhões de dólares.
Um Golias que achou por bem despejar seu lixo imundo e contaminado no terreno do vizinho, simplesmente porque era mais barato e mais rápido e, afinal de contas, neste País pode-se tudo, e porque não matar de fome e doenças alguns miseráveis isolados do Rio de Janeiro?
Para Golias existe Democracia? Respeito a Cidadania? Respeito ao Meio Ambiente? Jamais! O que manda é o dinheiro e o dinheiro de Golias compra tudo; palavras, silêncios, números, cálculos, estudos, instituições, cidadania, meio ambiente, a alma e principalmente caráter de toda espécie possível e imaginável. Dane-se David agora e seus filhos de amanhã! Danem-se todos que estão nesta Baía pois o que interessa a Golias é o dinheiro e como vai ganhar cada vez mais e o que terá de fazer para conseguir isto!

"In casu Golias, que seja fulcrada na força Deus o caminho da pedra de David."

Sérgio Magno Lopes - técnino em computação e Militante do Movimento Comunitário em Sepetiba

quarta-feira, abril 26, 2006

Precisamos resistir a moda do terrorismo e da intolerância religiosa

Depois de assistirmos vários maus costumes invadirem nosso cotidiano, será que agora iremos ver nosso país trilhar pelo caminho do terrorismo e da intolerância religiosa?
Isto pergunto, baseado em dois fatos: - Um aconteceu na Sexta-feira Santa, quando um grupo resolveu proferir palavras ofensivas aos que participavam do ato religioso da Igreja Católica, a tradional Procissão de Cristo morto. - Outro foi o protesto com o ataque de destruição, realizado por mulheres a um espaço de uma empresa, ataque o qual foi assumido por duas instituições.
Ao meu ver estes são sinais que devemos levar a sério, pois parece que a moda absurda de resolver as diferenças com ataques, esta pegando por aqui.
Ao chamar a atenção dos companheiros para estes fatos, desejo sucitar nas pessoas de bem e de verdadeiro princípio democrático, uma ação de repúdio a este comportamento. Não podemos nos deixar levar nesta onda maléfica, que tem causado tantas vítimas ao redor do mundo.
Não importa a sua corrente política, a sua etnia, a sua religiosidade, sua opção sexual ou quaisquer outro ponto que poçamos ter diferente, precisamos promover a manutenção do entendimento e da tolerância, antes que seja tarde de mais.
Paulo Mendonça
Organização Comunitária de Comunicação Real
diretor geral
www.realnoticias.com.br