quinta-feira, julho 16, 2015

O “JOGO”

Paulo Mendonça

Cada vez mais somos levados a fazer parte de um jogo, onde somos ao mesmo tempo peça e jogador, numa incessante troca de posição, sem percebermos e nem temos o direito de sequer dar “pause”, retroceder ou avançar uma jogada ou desistirmos da partida que nos é imposta.
Você pode até achar que eu estou usando uma metáfora, mas nem vejo assim de fato, mas como sendo a nossa realidade cotidiana.
O sistema é feito para que cada um desde que nasça já esta alimentando o mesmo, com impostos e taxas, no momento certo cada um vai para o mercado formal de trabalho ou se for corajoso será um empreendedor (tendo estudo ou não), você terá de sobreviver e para isso continuará sendo um alimentador do sistema, que, aliás, a partir de agora, irá demorar mais tempo para nos deixar aposentar e assim obrigando a contribuir mais com sua manutenção.
É claro que não estou defendendo a sonegação ou qualquer prática ilícita ou até mesmo socialista, mas apenas e por meu direito, provocando uma reflexão em cada um que acaba achando que não paga imposto, por não ser empregado de carteira assinada, nem pagar imposto da casa que mora, mas em cada coisa que nos consumimos durante todos os dias, está ali embutido o imposto no preço.
Isso também vale para os que dizem que não querem saber de política e assim sem saberem estão delegando aos outros as decisões que vão influenciar em tudo no nosso dia a dia.
Por isso, meu amigo e minha amiga se são para jogar o jogo, vamos entrar nele de fato e suar a camisa e ter resultados pessoais e coletivos. 
Cada um de nós, somos capazes de nos unirmos e influenciarmos nas regras do jogo e daí tirarmos nosso quinhão, melhorando a qualidade de vida em nossa rua, cidade, estado e pais.
Vem jogar o jogo de verdade e não aceite ser um boneco jogado de um lado para o outro atendendo o interesse de outras pessoas.

Obs,: Publicadocomo editorial da edição impressa do Jornal REAL Noticias - julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário