domingo, maio 17, 2015

Meta do RJ é vacinar um milhão contra a gripe



A vacina contra a gripe está disponível nas clínicas da família e centros municipais de saúde até as 17h, diariamente e aos sábados.

A vacinação contra a influenza vai até o dia 22 de maio. A meta do Rio de Janeiro é vacinar 80% do público alvo, o que equivale a mais de um milhão de pessoas. Devem se vacinar idosos, gestantes, crianças entre seis meses e quatro anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos (entre eles os diabéticos e hipertensos). Para se vacinar, é preciso levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação.

No sábado dia 9 de maio, que foi o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, foi  disponibilizado mais de 470 postos de vacinação na cidade e em nossa região pudemos ver várias equipes da área de saúde em supermercados aplicando a vacina.

A gripe ou influenza é uma doença geralmente autolimitada, caracterizada por sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca - sintomas que podem durar de três a quatro dias. Apesar de ser uma doença benigna, idosos, bebês, gestantes e portadores de doenças crônicas podem evoluir com complicações da mesma, como por exemplo, pneumonia bacteriana. Está comprovado que a vacina protege contra o desenvolvimento de pneumonias, diminui o número de internações e reduz a mortalidade nessa população.

“Algumas pessoas temem os efeitos colaterais da vacina. Porém, é importante alertar que as reações são geralmente leves, como dor ou discreta inflamação no local da aplicação, além de mal-estar e febrícula (febre passageira). Não há qualquer motivo que justifique a crença de que a vacina possa causar gripe, já que essa é composta por fragmentos inativados de virus”, explica o infectologista Gilberto Turcato Junior.

Por isso, é importante esclarecer as dúvidas da população:

Após a aplicação da vacina, é normal adquirir a gripe?
A vacina é composta por vírus inativados, portanto, não pode induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, o medicamento leva 15 dias para fazer efeito. Muitas vezes, os sintomas que ocorrem nos primeiros dias, após a vacinação, são decorrentes de resfriados (que já estavam incubados) e que apresentam sintomas mais leves como dor de garganta, coriza e febre baixa. Esses sintomas podem ser decorrentes de uma gripe que já tenha sido adquirida e que venha a se manifestar logo após a vacinação.

A vacina perde a validade e eficácia no organismo?
A composição da vacina varia anualmente, pois os vírus estão em constante mutação. Periodicamente, os centros de vigilância epidemiológica, coletam amostras de secreções respiratórias dos pacientes com gripe para determinação dos vírus que estão em circulação para assim confeccionar a vacina. Dessa forma, a vacina do ano anterior não protege contra os vírus que estão circulando atualmente.

Muitas pessoas não podem fazer uso da vacina por problemas de saúde?
A contraindicação absoluta para vacinação é a alergia “verdadeira” (reação anafilática) à proteína do ovo. Condições específicas devem ser avaliadas pelo seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário