terça-feira, junho 11, 2013

“Um Pé de Biblioteca” inaugura biblioteca comunitária em Santa Cruz


A ONG Crescendo Feliz, através do projeto Um Pé de Biblioteca, inaugura no próximo dia 15 de junho a Biblioteca Arienir Ribeiro no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Localizada na Avenida Canal, na Margem Esquerda, nº 54, o espaço já conta com cerca de 900 livros, todos frutos de doações, e deve beneficiar aproximadamente 150 crianças e adolescentes da região. O projeto só foi possível a partir da parceria entre voluntários e comunidades que, no caso de Santa Cruz, conta com a colaboração da ONG Sociedade de Assistência Social Fênix, associação criada em 1993 pelos moradores do Conjunto Habitacional Liberdade.
                                                                                                                          
O Um Pé de Biblioteca tem como objetivo promover o acesso à educação e cultura através da leitura, numa ação que desde 2009 acarretou na abertura de bibliotecas comunitárias em áreas pouco favorecidas. Atualmente são seis bibliotecas nas localidades de Mesquita/RJ, Biquinha/RJ, Rosal/RJ, Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Itaguaí/RJ e Pirapora/MG.

Segundo o voluntário e atual coordenador da Crescendo Feliz no Rio de Janeiro, Bernardo Tarbes, a inspiração para a abertura desta biblioteca veio da experiência de trabalhar perto da comunidade.
“Ao longo de 6 anos, foram nítidas as transformações que o desenvolvimento industrial trouxe ao local: Aumento no tráfego, o comércio se transformando, novos estabelecimentos surgindo e as mais divergentes opiniões dos moradores face ao inevitável novo rumo da região. Como nós fizemos parte desse 'boom' industrial, nos sentimos igualmente imbuídos de atuar na capacitação da comunidade. Na melhor adaptação das pessoas da região", explica Bernardo.

Sobre a ONG
“Desde 2002, Os voluntários da Crescendo Feliz já desenvolveram projetos sociais em quatro continentes, implementaram seis bibliotecas comunitárias, criaram uma escola de futebol para jovens carentes, formularam programas esportivos voltados para crianças com necessidades especiais e arrecadaram e doaram milhares de livros e brinquedos e toneladas de roupas e alimentos. Atualmente a Crescendo Feliz conta com a participação ativa de voluntários de diversas formações, cujo objetivo é difundir oportunidades educacionais e profissionais, contribuir para a cidadania e, assim, auxiliar na criação de uma sociedade mais justa e solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário