segunda-feira, agosto 15, 2016

Um abraço por Sepetiba.

Abrace Sepetiba: União de movimentos e moradores fizeram um ato em defesa da baía e bairro. 

As vésperas das olimpíadas do Rio. Sepetiba um bairro distante das grandes competições olímpicas, promoveu um abraço pela baía de Sepetiba e bairro de Sepetiba. O abrace Sepetiba foi fruto de audiências populares convocadas abertamente pelas redes sócias. Esses Movimentos integraram uma rede popular de movimentos para que juntos possam somar forças em ações pela preservação, meio ambiente e questões do bairro.  Na ultima Sexta (30/08) houve um debate na rádio Zak 88,5 chamando a população para o abraço. O abraço aconteceu no último domingo (31/07), seu Salviano chegou cedo é fez uma bela homenagem com um boneco que representava seu Erasmo (Morador ilustre que faleceu este ano). Foi abordado pelos movimentos à despoluição da baia de Sepetiba, reurbanização das praias da região. Reposição da faixa de areia da praia de Sepetiba, preservação do boto cinza entre outros. O objetivo do abraço é  fazer a população e os movimentos abraçarem as causas da região e fazer cobranças as autoridades. A reurbanização da praia de Sepetiba por exemplo foi prometida pela atual prefeitura. E se passaram dois mandatos do atual prefeito e nada aconteceu. A despoluição da baia foi totalmente esquecida. A sociedade precisa cobrar e acordar para esses temas.

O ambientalista Sérgio Ricardo com o movimento Baía viva esteve presente no ato. Participam do evento os  movimentos: Cores, Ecomuseu de Sepetiba, baia viva, pastoral do meio ambiente, Instituto boto cinza, instituto pacs, Sepe sem lixo. As instituições igreja batista central de Sepetiba e paróquia Santa Edwiges e São Pedro. As mídias: Rádio Zak e Portal de Sepetiba. Apoio: zak produções e loja paz e filhos da companheira Célia. Ainda estiveram presente moradores da região. Foi distribuído material dos movimentos no evento. Houve um abraço simbólico a baía e o bairro no coreto. Em seguida houve uma caminhada pela orla da praia de Sepetiba com faixas e cartazes com cobranças as autoridades que se estendeu até o píer onde houve palavras de ordem. Durante a caminhada o público presente nas areias da praia no festival de pipas visualizou as mensagens das faixas e cartazes. No dia do abraço foi disponível na Internet  o livro “história de Sepetiba” para qualquer pessoa baixar. Uma iniciativa da L7 produções.
Curiosidade: O nome “abrace Sepetiba” foi sugestão do cantor Marcão Calazans dentro da rede popular. Antes iria se chamar apenas “abraço à Sepetiba”

O abraço mostra que este é o momento de toda a sociedade junta cobrar é exigir seus direitos. Queremos nossa baía despoluida e preservada.  Queremos a reurbanização da praia de Sepetiba prometida e esquecida por Eduardo Paes. Se não houver cobrança nada vai acontecer. O ato “Abrace
Sepetiba” deve ser apenas o começo e mostra que Sepetiba está de olho. E que existe movimentos de luta fortes na região.











Reportagem: Thiago Cruz 
Acesse: portaldesepetiba.com.br



Um comentário:

  1. Excelente iniciativa.Mas vocês não têm vereadores aí da área? Pois, poderia reforçar as reivindicações.Mas é isso mesmo. As mudanças só ocorrem com participação popular.

    ResponderExcluir