Um veículo de imprensa alternativa com edição impressa mensal com as ações positivas desenvolvidas nos bairros de SANTA CRUZ, SEPETIBA e PACIÊNCIA, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.
Na manhã do sábado 2 de abril, em Sepetiba, o vereador Elton Babú e o secretário Pedro Paulo estiveram reunidos com parte da Turma da Tia Cris, no espaço onde fazem as atividades recreativas, de saúde e de aulas de artesanato e em breve com atividades de Internet.
Na ocasião receberam o agradecimento dos membros da turma da terceira idade pelo carinho e estimulo que Elton Babú e Pedro Paulo sempre dedicam a Turma da Tia Cris em suas muitas atividades.
O vereador Elton Babú, destacou a importância de grupos de convivência em espaços familiares como é feito pela Cristina, para a saúde física e mental dos participantes e da sua felicidade em poder incentivar as atividades.
O secretário Pedro Paulo falou da alegria de ser recebido por um grupo tão ativo, e fez um breve relato das melhorias em Sepetiba e região, que a Prefeitura do Rio está realizando na educação, saúde e transporte e agradeceu ao vereador Elton Babú pela sua brilhante atuação no legislativo em prol da população do bairro, região e toda a cidade.
Sempre que a Turma da Tia Cris se junta vira uma grande festa e assim foi o encontro de seus componentes com o vereador Elton Babú e o secretário Pedro Paulo no espaço que fica localizado em Sepetiba.
No sábado 2 de abril, o vereador Elton Babú e o secretário Pedro Paulo estiveram com os membros da coordenação, equipe de organização e do Corpo Sacerdotal do Presente à Yemanjá em Sepetiba para a feijoada de confraternização oferecida e feita pelo patrono do evento Jorge Babú pelo sucesso da 22 edição do evento que aconteceu no dia 21 de fevereiro.
Jorge Babú recebeu a todos ainda com avental e lenço, usados na tarefa de preparo da deliciosa feijoada e empolgado falou do sucesso do evento e da união dos irmãos de fé em prol do coletivo religioso.
No encontro o vereador Elton Babú renovou seu compromisso de continuar representando a comunidade de Matriz Africana, com proposta de valorização ao segmento como foi a criação da Lei de inclusão do evento Presente à Yemanjá em Sepetiba no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro.
Ao falar o secretário Pedro Paulo destacou o orgulho de fazer parte de um governo, que tem como tirular o prefeito Eduardo Paes, onde toda equipe trabalha cumprindo o papel previsto na Constituição, que determina que o estado seja laíco e reassumiu o compromisso de sempre combater na esfera municipal quaisquer ação de intolerância e estreitar os laços da Prefeitura do Rio e as Casas de Asé para ações sociais em prol da população da região.
Na ocasião o grupo de religiosos fizeram um ato em homenagem ao secretário Pedro Paulo, vereador Elton Babú e o patrono Jorge Babú, com cantigas de Umbanda sob o comando dos Ogãs Zé Carlos e Sérgio e em seguida todos curtiram a feijoada e o samba de roda do grupo Ore Alamoju.
O DEAPE (Departamento de Ações Pró Sustentabilidade), sob a coordenação da Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, promoverá o Curso do Programa Justiça Cidadã – 27ª Edição, no Fórum de Santa Cruz, no período de 31 de Maio e 26 de Julho de 2016, todas as terças e quintas-feiras, no horário das 14:00 às 17:00h. O programa de formação continuada visa promover a inclusão social e o exercício de uma cidadania mais responsável, crítica e consciente, por meio de ações educativas que esclareçam ao cidadão sobre seus direitos e deveres, orientando-o, ainda, como e quando recorrer ao Judiciário na defesa dos seus interesses individuais e coletivos. O curso tem por público alvo todas as lideranças comunitárias, membros de associações e participantes da sociedade civil que estejam direta ou indiretamente envolvidos com a promoção e construção de uma vida digna para todos.
As inscrições serão realizadas com a Equipe Operacional do Programa Justiça Cidadã, nos telefones: 3133-2054 ou 3133-2804. Cláudia Alves/ Maria Heidilamar/ Adeliza/ Bernadette - Coordenação Operacional do Programa Justiça Cidadã.
O Programa tem como objetivo formar cidadãos conscientes dos seus direitos e multiplicadores de conhecimento, e se destina ao seguinte público:
Moradores de Comunidades
- Analfabetos;
- Pessoas com o ensino fundamental completo ou incompleto (antigo primeiro grau);
- Pessoas com o ensino médio completo ou incompleto (antigo segundo grau);
- Pessoas que trabalhem em hospitais públicos, escolas públicas, associações de moradores em qualquer dos territórios dos municípios do Rio de Janeiro ou da Baixada Fluminense, comprovadamente;
- Qualquer pessoa que tenha projetos e trabalhos diretamente ligados aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988.
Pessoas não Moradoras de Comunidades ou com Nível Superior de Ensino
- que exerçam funções públicas, tais como agentes de saúde;
- que trabalhem em hospitais públicos;
- Professores ou Diretores de Escolas Públicas;
- Agentes Comunitários;
- Bombeiros-Militares;
- Policiais-Militares;
- Pessoas que exerçam funções públicas do governo e em secretarias ligadas diretamente à população ou trabalhem com a comunidade
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças. As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A discriminação religiosa é crime e deve ser combatido e denunciado por todo e qualquer cidadão. Tal prática já foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como inafiançável e imprescritível, ou seja, o acusado poderá ser punido a qualquer tempo e não poderá responder em liberdade efetuando o pagamento de fiança.
20 anos SEM GENTILEZA (profeta) espetáculo POR GENTILEZA difunde os pensamentos de paz, união, cidadania e solidariedade contidos na filosofia do Profeta Gentileza - LONA CULTURAL SANTA CRUZ
No dia 6 de maio a A CIA +MIMOS BRASIL contemplada pelo edital fomento VIVA ARTE se apresentará na Lona Municipal Cultural Sandra De Sá/Santa Cruz dentro de sua circulação por diversas regiões do Rio de Janeiro com o espetáculo POR GENTILZA, e com o intuito de fomentar a cultura , todas as apresentações serão gratuitas .
A peça não representa a vida do profeta Gentileza mas sim seus pensamentos de paz, gentileza, solidariedade, amor, é que são teatralizados e musicados no espetáculo.
POR GENTILEZA estreou em 2001 numa parceria entre o Instituto Joãosinho Trinta, Petrobrás eMimos Brasil para a caravana teatral do projeto "BRASIL, TEMPO DE GENTILEZA", na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense e desde então circula deixando seu legado de Gentileza!
Release: "Por Gentileza" recria ludicamente através de músicas, mímica e bonecos, o ideário dos ensinamentos do Profeta Gentileza, JOSE DATRINO .
Autoria de Leila Carvalho e Josué Soares, com a CIA +MIMOS BRASIL.
Indicado para todos de todas as idades, duração 60 minutos. Entrada franca.
Concepção: tendo como fio condutor o ideário do Profeta Gentileza, cuja mensagem é conhecida mundialmente, e que enaltece a solidariedade, cordialidade e paz entre os homens.
Josué Soares e Leila Carvalho trazem aos palcos de forma lúdica e bastante divertida, prazerosa e interessante tais ensinamento, teatralizando estes sentimentos s tão essenciais ao convívio de todos , sempre emoldurados pelas músicas originais de Lucina (compositora de sucessos nas vozes de Ney Matogrosso e Zélia Duncan) e Mario Avellar.
O sucesso da proposta que encanta a todos, é a participação interativa do público durante as apresentações, garantindo desta forma que a mensagem é recebida e levada pelos espectadores para além das paredes da caixa cênica , e para dentro de cada um !!
A concepção visual do espetáculo tem um colorido que remete à brasilidade e à identidade das pilastras, objetos e símbolos de José Datrino, o Profeta Gentileza.
Sinopse:
Uma trupe de mambembes divide-se em múltiplos personagens e com a ajuda de mímica e bonecos contam, cantam, e encantam com várias participações diretas do público. Ao assistir com tristeza o caos que se tornou a vida de seus súditos, impregnados de descortesia e arrogância, o sábio Rei resolve dar uma festa e convida todos os cidadãos. Após muita dança e música, o Rei manda que tragam uma panela com sopa. Porém não há pratos nem talheres, apenas grandes colheres com compridos cabos de bronze, cujo calor e comprimento impedem que cada um se sirva. Tentados pela apetitosa iguaria, os súditos descobrem então uma inusitada maneira de tomar a sopa! A dificuldade com o calor do bronze acaba por ensinar que com solidariedade todos podem se alimentar.
Serviço "Por Gentileza"
6 de maio – sexta-feira – 10h e 14h
Lona Municipal Cultural Sandra De Sá - Endereço: Praça do Lote, 219 / Santa Cruz - Telefone: (21) 3395-1630
Classificação livre e indicativa para todas as idades
Duração: 60 min
Entrada franca
Direção: Josué Teixeira Soares
Texto: Leila Carvalho e Josué Soares
Direção Musical: Victor Larica
Composição Musical: Lucina e Mário Avellar
Bonecos e Adereços :Krica e Emilia France
Cenários e figurinos: Coca Serpa
Produção Marcia Valeria e Josué Soares
Fomação de público e assessoria de imprensa: Claudia Bueno
Não temos visto a atuação das organizações sociais e associações de moradores em benefício do coletivo regional e sim encaminhando ou negociando o problema de sua localidade. Essa visão de cada um por si, acaba refletindo e enfraquecendo os conselhos de cada área setorial (saúde, segurança e tutelar).
O poder público só funciona sobre pressão e em nossa região cada vez mais vem fazendo o que deseja e quando lhe convém e quem deveria estar cobrando, faz o papel de plateia satisfeita e aplaudi o espetáculo ou simplesmente ignora o que esta acontecendo.
É claro que muito a prefeitura esta avançando na área de educação básica com as construções das novas escolas e creches, mas o governo estadual não gerou uma vaga de ensino médio e muito menos técnico. Na área da saúde observamos que muito depende da boa vontade de cada equipe que atende em cada unidade, pois as mesmas estão equipadas e prontas para funcionarem (UPA e Clinica da Família).
Por enquanto cada um resolver cuidar da sua vida, iremos enfraquecer as representações através das associações de moradores, comercial, de classe, religiosa e política, assim enfraquecemos nosso poder de debate sobre o que é prioridade para a nossa região.
A militância não é fácil e nem tem resultados imediatos, você precisa participar, debater com os representantes do legislativo e executivo, indicar caminhos, construir alternativas e ajudar na solução do problema que é de cada um de nós. A solução de todos os problemas passa pelo debate e pressão no poder público. Você ficando em silêncio e acomodado não irá resolver a falta de segurança, o mau atendimento na saúde, a dificuldade no transporte e/ou no trânsito e todos os demais problemas da região.
Reclame e denunciar a falta de atendimento ou funcionamento de algum órgão público, não pense que de nada adianta, pois cada reclamação registrada e um ponto negativo que eles terão de apagar. No caso da prefeitura o canal do 1746 tem funcionado e dado resposta.
Não se deixe contaminar com o papel covarde da mídia diária, que só divulga os pontos negativos da política, pois a mudança não se faz apenas com nome novo e e sim com pessoas que tem novos compromissos com os antigos problemas que temos em nossas comunidades. As próximas eleições, em 2 de outubro, são as mais importantes para a nossa região, pois é a que escolhe os vereadores e o prefeito, que são os que tem o poder de encaminhar as soluções de nossas demandas e por isso é importante que você escolha os seus candidatos e compareça no dia da votação.
Participe, procure saber quando é a reunião na sua associação de bairro ou comércio, no conselho de segurança ou saúde, converse com seu vizinho, amigo do trabalho, irmão de fé e busque um canal de conversa com quem possa encaminhar a demanda que vocês identificarem, não seja omisso, o problema é de todos nós.
Participante em eventos da religiosidade de Matriz Africana e nos terreiros de Candomblé e Umbanda em Sepetiba, o Ogã Sérgio é reconhecido e admirado pela sua bela voz e jeito simples, respeitoso, amigo e leal de ser e de tratar todos.
Obrigado Ogã Sérgio pela sua dedicação e amor a nossa religiosidade.
Já vem de longe o meu desejo de oficializar a instituição denominada de Mídia Comunitária da Zona Oeste - RJ, onde pretendo criar oficinas de intercambio entre profissionais aposentados e jovens para a transferência de interesse e conhecimentos profissionais, assim como oficinas de criação de informativo estudantis, religiosos (nos templos de todos os seguimentos), institucionais e comunitários, utilização das redes sociais, capacitação em atendimento ao cliente, telemarketing e diversas outras áreas, além de formar uma agência de notícias regional, a fim de fomentar a divulgação das inúmeras boas ações que são desenvolvidas por tantas pessoas e grupos em nossa região.
Mas como não consegui sensibilizar nenhum grupo empresarial para auxiliar no custeio da materialização deste sonho e nem possuo recursos próprios para tal feito, ele continua adormecido, mas jamais esquecido.
Enquanto não vem a Mídia Comunitária, vou seguindo na militância e contribuindo de alguma forma com a construção de ações positivas e em prol do bem comum.
No momento que o país está passando, me vem uma reflexão sobre a vida pública, onde infelizmente vejo pouco ou quase nenhuma lealdade e muita conveniência no trato entre as pessoas. E para minha tristeza, isso ocorre de ambas as partes, tanto quem está no poder, assim como da parte da sociedade. Valendo a total falta de vergonha e a capacidade de fingir aceitar as regras imposta pelo jogo do poder e ao mesmo tempo estão preparados para descartarem quem os ajudou em tantos momentos ou colocando na geladeira (deixando sem atender as necessidades, mas também não descartando de fato).
Falar deste tema, me faz lembrar de meu querido e saudoso pai, que sempre foi e cobrou lealdade em todos os níveis de convivência e assim me formou, tendo o compromisso de ser leal ao que penso e desejo.
Não posso aceitar que isso seja normal, alguém fingir que não vê algo, pela simples conveniência de ter a ajuda naquele momento e sendo capaz de esquecer-se de forma repentina o quanto a outra pessoa se doou para o seu objetivo e ser capaz de abandonar um barco ou trair com toda facilidade do mundo e ainda ficar apontando falhas no outro para justificar a sua atitude.
Ao ser leal você está respeitando primeiro a você mesmo e também aos seus ideais, sonhos, compromissos assumidos.
Se você que ver um mundo melhor, procure começar em você e assim irá contagiar o seu entorno e assim estará fazendo a diferença.
Um mundo melhor é possível a partir da ação de cada individuo. f
Faça a diferença!
Seja você o começo da mudança que tanto diz querer ver na sociedade.
Paulo Mendonça
*Publicado como editorial na edição 248 - abril de 2016 do Jorna REAL Notícias