segunda-feira, outubro 20, 2014

“Cinquentinha" veja o que a Lei diz sobre emplacar e ter habilitação no RJ

É necessário emplacar uma “cinquentinha"?
Precisa ter habilitação?
O que diz a lei sobre estas questões?
Detran RJ declara: Esclarecemos que, para conduzir ciclomotores, os condutores têm que possuir, no mínimo, uma Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), e o Detran RJ não fornece, a mesma. ... Informamos que a competência para emplacamento e licenciamento deste tipo de veículo é do município de residência do proprietário.
A lei que fala que a competência para regularizar o emplacamento das 50cc é o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (mais especificamente nos artigos 29 e 124 do CTB).
Abaixo seguem uma breve explanação acerca da legislação e algumas ementas de jurisprudência:
BREVE RESUMO:
DO EMPLACAMENTO DAS 50:
O Código de Trânsito Brasileiro determina que a competência (emplacamento e licenciamento dos ciclomotores) é dos municípios, devendo estes desenvolverem todas as questões cartoriais para tal mister, conforme art. 24, XVII do CTB.
Vejamos:
“Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações”.
E mais adiante consta:
“art. 129 do CTB: registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários”.
O Código de Trânsito é claro ao elencar que é de competência dos Municípios o emplacamento dos ciclomotores (CICLOMOTOR = veículo menos de 50 cilindradas).
Nas situações em que o Município ainda não regularizou o emplaca-mento, não pode haver a apreensão do bem ou proibição de circulação sem a placa (CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e outros Municípios do estado RJ). Nesse sentido a decisão:
“Apelação. Mandado de segurança. Veículo ciclomotor. Registro e licenciamento. Competência dos municípios para proceder ao registro e licenciamento dos veículos. Custas pela metade. Ausente legislação do município de Cerro Largo sobre o registro e licenciamento de ciclomotor, Não se pode exigir do cidadão o cumprimento de uma exigência que o ente competente não disponibiliza o serviço para efetivá-la. Apelo desprovido. (apelação cível nº 70007413198, 21ª Câmara Cível, TJ/RS. Relator: Marco Aurélio Heinz, em 07/04/2004)”.
“Apelação Cível. Constitucional, administrativo e processual civil. Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Multa e Apreensão. veículo ciclomotor. Infração de Trânsito. Mandado de Segurança. Procedência Parcial na origem. Autorização ou Carteira Nacional de Habilitação. Necessidade. Registro ou Licenciamento do veículo. Legislação Municipal. Inexistência. Improvimento em grau recursal. Sentença que se mantém. Apelação improvida. (apelação cível nº 70007443575, 4ª Câmara Cível, TJ/RS).
Portanto, enquanto não houver legislação municipal regulamentado a situação, desnecessário o emplacamento e permitida a circulação dos ciclomotores.
DA AUTORIZAÇÃO PARA CONDUÇÃO DE CICLOMOTORES OU CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO A.
Em relação à habilitação segue a resolução do CONTRAN:
A Resolução nº 50/98 do CONTRAN, assim dispôs sobre a matéria, in verbis:
“Art. 10 – A habilitação para conduzir veículo automotor e a autorização para conduzir ciclomotores serão apuradas por meio de realização dos cursos e exames previstos nesta Resolução, requeridos pelo candidato que saiba ler e escrever, que seja penalmente imputável e mediante apresentação da prova de identidade reconhecida pela legislação federal.
§ 1º - Para a circulação de ciclomotores no território nacional é obrigatório o porte da Autorização.
Vale destacar que o DETRAN RJ não emite a autorização (ACC) e nem faz o emplacamento, conforme resposta: EMAIL RESPOSTA DETRAN RJ SOBRE CICLOMOTORES ( 09/10/2014)
OUVIDORIA DO DETRAN RJ
PERGUNTA :
Duvida sobre ACC e obrigação de emplacamento das 50cc no rio de janeiro , gostaria de maiores informações sobre o que pode e o que não pode?
RESPOSTA:
Prezado Sr.
Esclarecemos que, para conduzir ciclomotores, os condutores têm que possuir, no mínimo, uma Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), e o Detran RJ não fornece, a mesma. Conforme determina a resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), entretanto, os não habilitados em categoria “A” podem conduzir os mesmos. Ressaltamos que, até o presente momento, nenhum Centro de Formação de Condutores (CFC) se prontificou a dar aulas para habilitar condutores neste tipo de veículo, uma vez que os procedimentos e exigências são os mesmos dos que pretendem se habilitar na categoria “A” (motocicletas).
Informamos que a competência para emplacamento e licenciamento deste tipo de veículo é do município de residência do proprietário (Prefeitura do Rio de Janeiro), Cabe ao município obrigar ou não o emplacamento, conforme determina o artigo 24 inciso XVII da lei 9.503/97 intitulada Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Obrigada por entrar em contato conosco.

Ouvidoria Eletrônica - DETRAN/RJ

Condutor CERTO (com cabacete, calçado, cópia da NOTA FISCAL - DANFE e RG - carterira de identidade)


ERRADO (sem o capacete e de chinelo)

http://www.realnoticias.com.br/atualidades.htm

 Curta a página do Jornal Real Notícias:https://www.facebook.com/jornalrealnoticias

17 comentários:

  1. Anônimo11:55 PM

    gostaria se saber se isso é realmente verdadeiro,,se aqui no rio de janeiro os policiais em blitz nao podem apreender as cinquentinhas ja q aqui no rio nao tem uma lei especifica para elas ???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:39 AM

    Apreenderam a minha por fata de emplacamento,morri em 132,00 mais as despesas do emplacamento uns 186,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como você fez para emplacar sua moto?
      Desde já agradeço pelo retorno.

      Excluir
    2. O que tenho que fazer para emplacar a minha 50cc ?
      Quais documentos ?

      Excluir
    3. Anônimo11:28 PM

      Pois é.Muito confusa essas leis.Minha cinquentinha não tem placa.Como Devo proceder pra pegá -la no depósito?

      Excluir
  3. Anônimo4:07 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Caro,

    Você poderia disponibilizar este e-mail (de preferência por completo), em .pdf ou .jpg, para que possamos imprimir e andar com ele?

    Você tem alguma notícia/informação sobre se há um decreto do município do Rio de Janeiro sobre o emplacamento dos ciclomotores? Escuto que há mas procurei e não encontrei.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:49 PM

      Eu sou de Campo Grande RJ e aqui é um inferno a policia fica escondida atras de muros de caminhão esperando pra ver se passa uma cinquentia pra eles virem atras pode esta de capacete tenis nota fiscal RG não adianta , porque estes policias não vão tomar as motos dos bandidos na favela??? eles dizem que os bandidos estão usando as cinquentias pra praticar assalto roubos e saidinhas de banco !!! algum de vcs já foram assaltado por ladrão usando cinquentia??? é ate piada pois estas ciclomotores com 2 pessoas não tem nenhuma arrancada não passam de 30 km é muita mentira em volta deste ciclomotor! muito pior são as bike no meio dos carros e ainda andam na via publica na contra mão sem capacete e até mesmo descalço . tbm que ver este decreto !!

      Excluir
  5. Anônimo4:59 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. EM ITAPERUNA VAI PRECISAR COMPREI A MINHA ESTES DIAS ME FALARAM ND POXA VIDA

    ResponderExcluir
  7. EM ITAPERUNA VAI PRECISAR COMPREI A MINHA ESTES DIAS ME FALARAM ND POXA VIDA

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:43 AM

    Precisa fazer vistoria na 50tinha?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8:14 PM

    QUEM COMPROU A CINQUENTINHA EM 2011/TEM QUE PAGAR O DOCUMENTO DESDE DESSE ANO ? PAGAR TODOS OS IPVA ANTIGOS,OU COMEÇA A CONTAR A PARTIR DE AGORA?SÓ PRECISA PAGAR O IPVA DESTE ANO?

    ResponderExcluir
  10. Como faço para emplacar a 50cc .
    desde já agrdeço

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:34 PM

    Se for obrigatório emplacamento e habilitação pra 50cc,imagina a ponte Rio Niteroi com essa velozes motos.Haja paciência pra evitar acidentes.

    ResponderExcluir
  12. Eu na minha opinião esse negócio de Emplacamento é uma besteira é so para tirar dinheiro o certo era só ser maior de 18 anos e a Prefeitura da a autorização da ACC pois muita pessoa precisa dessas 50cc e como elas estão saindo muito ai colocaram esse negócio de Emplacamento e se a Prefeitura não dê a ACC tirar na auto escola ou tirar a Habilitação, gente acorda eles estão dinheiro da gente quando mais eles tiram mais eles querem, e o que eu acho engraçado quem a Polícia tem que pega não pega, pega quem não tem nada a vê. Vamos acorda tudo que eles querem eles consegue porque a gente deixa as coisas não são assim, eles depende da gente povo vamos acorda. Eles cuidaram tão bem do mundo que hoje em dia olha coml estamos jogados e com muita violência com medo de sai e não saber ser vai voltar para casa. Pra mim todas as prefeitura teria que dá essa ACC para pessoas maiores de 18 e não precisa emplacar.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:09 PM

    porque não vao tirar dinheiro dos ricos e não dos pobres porque se as pessoas pudessem ia comprar era uma moto e não uma cimguentinha para pagar os mesmos impostos de uma moto grande

    ResponderExcluir