segunda-feira, outubro 20, 2014

Aprenda a lidar com a TPM


O que é?
“A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que aparece na mulher, independentemente de sua vontade, alguns dias antes da menstruação e que desaparece com o fim dela”, explica a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Nesse período, a vida pode se tornar um inferno tanto para a mulher como para os que convivem com ela.” A TPM diminui a produtividade delas e as faz chorar sem motivo, ficar irritadas à toa e morrer de vontade de comer doce.
Atenção! Ela pode ser longa: começar 15 dias antes da menstruação e se estender até o sangramento terminar.
Estudos mostram que apenas 15% das mulheres não sofrem de TPM.
Dor de cabeça e nas mamas, irritabilidade, variação de humor, alteração de apetite, choro fácil, inchaço, insônia. Esses são sintomas físicos e psicológicos característicos da tensão pré-menstrual, que afeta a qualidade de vida de muitas mulheres. Além desses, existem muitos outros sinais, que se manifestam com intensidade diferente de acordo com as pessoas.
Durante o ciclo menstrual, o corpo sofre variações hormonais, que estão entre as principais causas da TPM. Após a ovulação, há uma queda da quantidade de estrogênio e elevação da produção de progesterona, ambos hormônios femininos. É aí que aparecem os sintomas. “A progesterona exacerba edemas (inchaços) e sintomas irritativos, sendo a principal responsável pela tensão pré-menstrual”, explica o ginecologista Dr. Fernando Felipe de Paula.
É por isso que a tensão tem data marcada para começar e para acabar. Ela surge na segunda metade do ciclo menstrual (que dura de 25 a 35 dias). Em outras palavras, após a ovulação e cerca de duas semanas antes da menstruação, quando a progesterona está em alta. Assim que a mulher menstrua, os sintomas passam. Contudo, voltam no mês seguinte, em um movimento cíclico.
“A sensibilidade feminina aos hormônios é individual. Quanto mais sensível a mulher for, mais intensa será a TPM”, diz de Paula. É por isso, por exemplo, que algumas mulheres sofrem mais do que as outras.
A presença da TPM e sua intensidade também variam de acordo com a qualidade de vida. Mulheres que se alimentam de maneira saudável, fazem exercícios físicos regulares, dormem bem e não estão submetidas a situações de estresse têm menos chances de passar por uma variação mais grave. “Um bom exemplo é aquela que tem sintomas severos de tensão pré-menstrual e que, quando viaja de férias, relata não ter percebido os sinais antes referidos”, diz de Paula.
Tratamentos
Quando os sintomas são muito fortes, o médico pode recomendar terapias hormonais que ajudam a aliviá-los. Uma delas é a própria pílula anticoncepcional. “Durante o uso da pílula, não ocorre flutuação hormonal, pois os comprimidos contêm doses constantes de hormônios. Assim, o organismo se livra de todos os incômodos (da TPM) que o acometiam”, explica de Paula.
A recomendação médica é relatar ao ginecologista alguns dos sintomas da TPM, seu grau de intensidade e como impactam o cotidiano. O médico vai avaliar qual é o melhor tratamento para combater os sinais da tensão e melhorar a qualidade de vida da mulher.
Como aliviar os sintomas da TPM
Avise as pessoas com quem convive (em especial o marido, namorado, noivo…) que está sofrendo com a TPM para que elas lhe ajudem a não perder o controle e sejam mais pacientes.
Faça exercícios, os exercícios liberam uma maior carga de endorfinas minimizando os sintomas de tristeza e agressividade. Escolha um exercício agradável e leve como alongamentos e caminhadas.
Alimente-se bem coma muitas frutas e vegetais que contenham anti-oxidantes naturais e cereais integrais.
Evite bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha pois esses alimentos são excitantes e agravam os sintomas da TPM.
Passe um tempo ao ar livre, ficar entre 4 paredes pode piorar a sensação de “ninguém me ama ninguém me quer” muito comum nesse período.
Coma 1 tabletinho de chocolate meio amargo nas horas de desespero, o chocolate também ajuda na liberação de endorfinas e em especial o meio amargo e o amargo tem anti-oxidantes que só fazem bem! mas não exagere pois chocolate em excesso tem o efeito contrário e pode agravar os sintomas de agressividade e stress!
Importante: Fique alerta a tensão pré-menstrual exagerada pode ser também um indicativo de problemas sérios como miomas e cistos, por isso visite seu ginecologista com freqüência!
Definições para TPM:
Todos Problemas Misturados.
Tendências a Pontapés e Murros.
Temporada Proibida para Machos.
Tocou, Perguntou, Morreu.
Tente no Próximo Mês.Tô Pirada Mesmo.Tempo Para Meditação
Totalmente Pirada e Maluca
Tendência Para Matar
Tira as Patas, Moleque Tenha Paciência Meu.
Toda Problemática no Momento.
Total Paranóia Mental.
E, finalmente, LEMBRE-SE:: "TPM é aquela época do mês quando algumas mulheres se comportam por alguns dias da maneira como grande parte dos HOMENS se comporta durante TODO o ano."
HOMENS: Sugiro memorizar para sua própria segurança!
PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: Você vai vestindo ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom.
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: Você está na TPM?
SEGURO: Você parece cansada.
SEGURÍSSIMO: Que tal uma massagem?
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.
PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!
ULTRA-SEGURO: Mata esse chocolate.
Nota do Editor: Esta matéria é o resultado de várias pesquisas e decidi por este tema em referência ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que é um dia de luta e de celebrar conquistas das mulheres, que merecem todo o respeito em suas diferenças e por isso procurei trazer informação e até uma dose de humor a este assunto tão temido e polêmico.

http://www.realnoticias.com.br/atualidades.htm

 Curta a página do Jornal Real Notícias:https://www.facebook.com/jornalrealnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário