sexta-feira, maio 01, 2009

Reunião de Aviação de Caça (RAC) na Base Aérea de Santa Cruz


(O maior complexo aéreo da FAB)



Breve Histórico do dia 22 de abril

No dia 22 de abril de 1945, as tropas se lançaram contra as linhas inimigas em uma tentativa de pôr fim à 2ª Guerra Mundial. A participação da força Aérea Brasileira nesse conflito representou o batismo de fogo de uma Arma recém-criada no País.

As operações do 1º Grupo de Aviação de Caça, Esquadrão Senta a Pua, seguiam em rítmo acelerado desde o final de 1944. Homens e máquinas trabalhavam no limite das suas forças . Estava para acontecer o Dia D da aviação brasileira na 2ª Guerra Mundial.


Dia 22 de abril. O céu amanheceu encoberto na base de Pisa, na Itália. Nos aviões, as equipes de apoio trabalhavam no preparo dos P-47 Thunderbolt. Para participar dessa ofensiva , foi necessário um esforço acima da média, principalmente dos pilotos, que tiveram de voar duas, até três vezes, no mesmo dia. Saldo ao final da jornada: onze missões, um recorde de saídas de toda a campanha da FAB na Itália.

Por esse feito heróico de 22 de abril, protagonizado por profissionais movidos pelo mais puro sentimento patriótico, a data foi escolhida como o dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.


Força Aérea Brasileira Asas que protegem o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário