sexta-feira, maio 15, 2009

MERCANTILISMO

IDADE MODERNA CONTEMPORÂNEA
(Agosto/1997)
MERCANTILISMO – tendência a subordinar tudo ao comércio, ao interesse, ao lucro, ao ganho. Predominância do interesse ou do espírito mercantil.
A marca do mercantilismo se concretizou a partir da necessidade de fortalecimento dos Estados absolutistas, pela busca dos metais preciosos (ouro e prata), para fazer frente a seus gastos.
Assim é que se estabeleceu o pre-capitalismo comercial, onde era visado o enriquecimento binário realeza/burguesia e também o fortalecimento do Estado, portanto uma forma de nacionalismo baseado no intervencionismo estatal, no dirigismo econômico e no protecionismo alfandegário. A política passou a ser - exportar o máximo e importar o mínimo – daí a balança comercial.
Foi a época das grandes viagens marítimas, da proliferação das colônias, da construção naval e das companhias comerciais de navegação. Lideraram essa época Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
A principal conseqüência do mercantilismo para a Europa foi o processo de acumulação primitiva de capital.
O poderio naval e o desenvolvimento manufatureiro da Inglaterra fizeram-na o país que mais lucrou na Revolução Comercial e lhe deram o título de “fábrica do mundo”, levando-a a um pioneirismo na Revolução Industrial.
A crise do mercantilismo e sua substituição pelo liberalismo econômico sobreveio com a Revolução Industrial, com ampla liberdade de comércio e de produção.
Na verdade o que importa é que a progressão dessa filosofia político-econômica adotada nos trouxe esse monstro de goela insaciável – o capitalismo selvagem – cujos resultados somos testemunhas atuais, com o domínio do poder econômico sobre o poder político, trazendo uma concentração de renda que ocasiona os graves problemas sócio-econômicos que, em nosso País se agravam por razões históricas, onde se aliam as faltas de moral e de ética, isto é, a fraude e a corrupção, concretizando-se em uma terrível injustiça social.

NOTA: Em 1º lugar desejo parabenizar o 27ºBPM pelo movimento popular em Itaguai, contra a sua saída do Município. Em 2º lugar parabenizar a Chefia da Polícia Civil que nomeou 15 Delegadas, sendo 9 para cargos especiais!!!


Adalgisa Castro, Professora especialista em CIDADANIA, CIVISMO E POLÍTICA - Autora do livro “PARA ONDE VAMOS? - em terra de cego...” - Acesse gratuitamente o livro na página CIDADANIA em www.realnoticias.com.br/cidadania.htm
Contatos com a Professora Adalgisa

(21) 35514116 - 99860478
adalgisacastro2005@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário