sexta-feira, maio 23, 2008

Ônibus gratuito até a Cidade das Crianças

Para facilitar o acesso à Cidade das Crianças Leonel Brizola, a Secretaria Municipal de Transportes criou, hoje, a linha de ônibus Santa Cruz X Cidade das Crianças, que circulará sem cobrança de tarifa.

Será um serviço extraordinário da linha 825B Campo Grande X Jesuítas (via Santa Cruz).

O novo serviço de ônibus funcionará aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, a partir do dia 31 deste mês. A linha utilizará dois veículos do tipo micrônibus urbano. A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um amplo parque de lazer, esporte e cultura que a Prefeitura mantém na Rodovia Rio-Santos km1, Santa Cruz. Veja os itinerários de ida e de volta a ser praticado:

IDA: Rua Dom João VI; Rua Senador Câmara; Pça. do Gado; Av. Padre Guilherme Decaminada; Av. Brasil, retorno à esquerda, Av. Brasil, via de acesso à Cidade das Crianças e Cidade das Crianças. Extensão: 7,4 Km;

VOLTA: Cidade das Crianças; via de acesso a Cidade das Crianças; Av. Brasil; primeiro retorno à esquerda, Av. Brasil; Av. Padre Guilherme Decaminada; Pça. do Gado; Rua do Prado; Rua do Império; Rua Medeiros e Rua Dom D. João VI. Extensão: 6,3 Km.

Comunidade de Canaãn tem nova presidente

EDIR DARIUX foi eleita no dia 04/5/2008 presidente da Associação de Moradores da comunidade de Canaãn, , com 68 votos e 3 não,e ainda ficou gente querendo votar. A eleição aconteceu em chapa única, mas a mi9litante Edir fez questão da votação que foi de 9as 12 hs.
Desde 1999 a associação existia, mais ninguém sabia quem eram os diretores. Um trabalho de verificação nos registros da FAMRIO – Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro, foi realizado e comunidade convocou a Assembléia Geral onde aconteceu a eleição. O apoio e a participação da sra. Márcia, presidente da FAMRIO e do companheiro Getúlio Gomes da Rocha foi muito importante para revitalizar esta instituição comunitária.

Meio ambiente e geração de renda:

RIOVOLUNTÁRIO dá palestra gratuita

Fritou batata e não sabe o que fazer com aquele óleo que sobrou na frigideira? Isso é coisa do passado... No próximo dia 28, o RIOVOLUNTÁRIO traz Coleta e Aproveitamento de Óleo de Fritura, com a consultora socio-ambiental Denise Gaudard. A palestra acontece na própria sede do RIOVOLUNTÁRIO, às 10h, e tem entrada franca.

O encontro é obrigatório para gestores públicos ou privados, integrantes de cooperativas, síndicos, estudantes, donas de casa ou pessoas que tenham preocupação com o meio ambiente e com o mundo em que se vive. As inscrições podem ser feitas até dia 27 pelo telefone 2262-1110, com Cecília Serrão, ou pelo e-mail: r1.instituicao@riovoluntario.org.br

A questão do descarte do óleo doméstico tem se tornado uma preocupação ambiental, visto que muitas vezes ele acaba sendo despejado em ralos de pias, fatalmente chegando ao esgoto, podendo parar em lagoas, rios, mares ou mesmo contaminado o lençol freático. Medidas que dêem conta do reaproveitamento desse óleo podem ser fundamentais à manutenção de um ambiente saudável para todos.

A idéia, inclusive, é que o óleo doméstico possa ser reaproveitado gerando renda para comunidades, cooperativas de coleta, dentre outros. Daí a importância da “parceria com cooperativas de catadores, gestores públicos, privados e entidades de fomento educacional, social e ambiental, visando viabilizar a implantação de uma metodologia auto-sustentável e de novas possibilidades de trabalho, que gerem mais emprego e renda para populações urbanas de baixa renda”, destaca Gaudard, criadora do Projeto Bioredes, que desenvolve trabalho na área.

O RIOVOLUNTÁRIO fica na Av. General Justo, 275, Bloco B, Térreo, no Centro do Rio de Janeiro. Tel.: 55 21 2262-1110 - Ramal 210 – Na Internet: : http://www.riovoluntario.org.br

quarta-feira, maio 21, 2008

"LIMPANDO & RECICLANDO" 2008

No próximo dia 31 de maio, às 10 h., acontecerá mais uma vez o evento "LIMPANDO & RECICLANDO" 2008, do Instituto Ecológico Aqualung. Será para comemorar a semana do meio ambiente.

Será um mutirão na areia da praia perto do píer, e os voluntários cataram o micro-lixo (tampinhas, cotonetes, guimba de cigarro) até em frente a padaria perto da Igreja de São Pedro.

Esta será uma pequena mais importante contribuição para a melhoria do meio ambiente, além de coincientizar as pessoas a não jogar lixo fora da lixeira.


Local: Praça Washington Luís, Sepetiba (Praça do Coreto).

Dia: 31/05/2008 - sábado

Horário: das 10 às 13 h.

domingo, maio 18, 2008

Colóquio em Adesão ao 18 de Maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 15 de maio, a Comissão da Criança e Adolescente do CCS-AISP 27 - Conselho Comunitário de Segurança da 27ª Área Integrada de Segurança Pública (Santa Cruz, Sepetiba e Paciência), realizou no auditório da FAETEC-Fundação de Apoio à Escola Técnica, Unidade Santa Cruz, o Colóquio em Adesão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que teve a participação de autoridades, personalidades, dirigentes e militantes institucionais e profissionais da rede de assistência e proteção a criança e adolescente.

A Comissão da Criança e Adolescente do CCS-AISP 27 é formada por: Irinéia Diolinda de Jesus – Coordenadora, Luiz Carlos Bessa do Sacramento – Relator e Maria Helena de Souza dos Santos da Silva (Maura) – Membra.

O evento teve como objetivo propor uma maior discussão sobre o tema “A Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes” á nível Local, Regional e Nacional. Tendo como tema “Colóquio em adesão à data “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, para discutir: O que estamos fazendo para combater esta forma de violência?

Sendo os Focos das Discussões: 1. Violência/Abuso Sexual Intra e Extra-Familiar (Abuso Sexual Físico e Psicológico, Atentado Violento ao Pudor, Maus-Tratos e Psicológicos e outras formas de violência; 2. Rede de Proteção Social (Família, Abrigos, Unidades de Saúde e Educacional). 3. Órgãos de Garantias de Direitos (CT, MP, Vara da Infância e Criminal, Defensoria Pública e Ongs).

O evento teve a participação dos seguintes palestrantes: Sr. Paulo Mendonça - Presidente do Conselho Comunitário de Segurança - AISP 27, Dra. Cristiana Faria Cordeiro - Juiza da Infância e Juventude, Dra. Luciana Caiado - Promotora da Infância e Juventude, Dra. Márcia Cristina do Amaral - Defensora Pública, Tenente Coronel Maurício Santos de Morais - Comandante do 27º BPM, Dr. Jaques - Superintendente da Subsecretária Estadual da Criança e Adolescente, Sra. Aníria Valéria - Conselheira Tutelar de Santa Cruz, Sr. Adelson Alípio - Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3 e Conselho Municipal de Saúde, Sra. Maria da Glória Gonvim - Coordenadora de Programas da CAS 10, Sr. Dagnaldo Pedro da Silva - Coordenador de Unidades CETEP / FAETEC de Santa Cruz, Sr. Marcelo Machado - Conselheiro Tutelar de Santa Cruz e 1º Secretário do CCS-AISP 27, Dr. Agnaldo Ribeiro - Delegado Titular da 36º DP, Cláudia S. Das Neves – Psicóloga – Secabexs e Rosarina Sampaio - Presidente da Federação das Profissionais do Sexo do Estado do Ceará. As mesas de trabalho e solene foram presiddidas pela coordenadora da comissão Irinéia Diolinda de Jesus. A Mesa solene de abertura, que foi composta por Irinéia Diolinda de Jesus, Dagnaldo Pedro da Silva, Maria da Glória Gonvim, Prof. Billy, Paulo Mendonça, Márcia Cristina do Amaral, Adelson Alípio, Ten. Cel. PM Maurício, Aníria Valéria e a representante da 10ª CRE

A participação da plenária foi efetiva e muito construtiva nas discursões e ao final do evento foi aprovado uma carta-manifesto que será encaminhada as autoridades em todos os níveis de poder.

VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA EM http://www.realnoticias.com.br/eventos.htm

terça-feira, maio 13, 2008

EIDER DANTAS entre amigos

Na reunião de avaliação de sua gestão a frente da Secretaria Municipal de Orras, EIDER DANTAS, recebeu muitos amigos, compnaheiros, dirigentes e militantes comunitários e institucionais de toda a cidade e em especial de toda a Zona Oeste.
Na ocasião EIDER DANTAS, reafirmou seu compromisso de continuar lutando pela realização de obras nas comunidades e destacou a importância das obras do Saneando Sepetiba, que irá dar um salto na qualidade de vida da população do bairro, além de promover o desenvolvimento do comércio e gerar novas oportunidades para todos.
Entre os muitos representantes de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, destacamos os seguintes: Hayde e Eunice, Gracinha Miller, Rose Cassia, PC, Zé Cocada, Olavo, Dra. Leda Baeta, Maicon Godinho, Claúdia, Igor (filho do Betinho), Tainha, e Paulo Ismael Mendonça.
A reunião teve a participação da Deputada Federal Solange Amaral, que elogiou a atuação firme e clara de EIDER DANTAS e o trabalho político de seu grupo.

Município recebe propostas para centro cultural em Santa Cruz

A Prefeitura receberá até 25 de maio propostas para instalação de equipamentos de cinema ou projeção de DVD no futuro Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, que funcionará no Palacete Princesa Isabel. O decreto, publicado dia 25, no Diário Oficial do Município, informa que as propostas podem ser entregues no Gabinete do Prefeito, na Secretaria Municipal das Culturas ou na Subprefeitura de Santa Cruz, com informações sobre o tipo de equipamento e o pagamento, para avaliação conjunta da Secretaria Municipal de Fazenda e da Superintendência de Patrimônio.
Além disso, empresas interessadas na concessão do próprio centro cultural deverão entregar suas propostas à Prefeitura até o dia 29 de maio. Os concessionários deverão garantir as atividades que serão oferecidas ao público pela Secretaria Municipal das Culturas.

Moradores de Santa Cruz ganham nova área de lazer na Rua Felipe Cardoso

A Secretaria Municipal de Transportes implantou área de lazer na Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz, entre a Avenida Isabel e a Rua Álvaro Alberto. Segundo portaria publicada dia 25 no Diário Oficial do Município, o trecho será interditado ao tráfego aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

Show na estréia do Programa Jorge Nobre

No domingo, 4 de abril, a emissora MANOBRA FM 88,1, esteve em clima de show com a estréia do Programa Jorge Nobre. Num delicioso e charmoso Café da Manhã, muito bem organizado pela Vera do Buffet IRMÃS MOREIRA FESTAS, que foi patrocinado pelo Vereador Luis Carlos Ramos.
O evento teve a participação de autoridades e personalidades da região, entre elas destacamos as seguintes: Vereador Luiz Carlos Ramos, Willian Coelho, Biduca, Dra. Marilza, Edna Lima, Paulo Duque Estrada, Lúcio Arruda, Dj Claúdinho, Maria Maza, Professor Jonas Campos, Delma, Morgana e Beto Melodia, Bete e Sebastião, Professora Fátima Nobre, Dra. Lana Soares, Pr. Márcio, Rodrigo (TV Castelo e Jovem Pan) e Marcelo (Rádio Bandeirantes).
O programa é sempre aos domingos, dás 8 às 12 horas e terá entre outros quadros os seguintes: Plantão da Madrugada e Notícias, com Paulo Mendonça, Assessoria Jurídica, com o Dr. Claúdio, Trote de Elite com Kely Girl, equipe de promoção e reportagens comunitárias, além de muita boa música e um show de comunicação do Jorge Nobre e nas carrapetas, estará o Adriano.
O Jorge Nobre, que está no 6º período de formação na área de Comunicação, agora estará utilizando os conhecimentos técnicos aliados a sua grande experiência e capacidade em envolver e contagiar os ouvintes de seu programa.

Prêmio “FÍEL ESCUDEIRO DE SEPETIBA”

WILLIAN COELHO concedeu Menção Honrosa em reconhecimento ao trabalho de voluntários do bairro em diversos segmentos


Na noite de sábado, 3 de abril, o salão da Lanchonete Bordon, em Sepetiba, Willian Coelho, reuniu um grupo seleto de representantes da região, com o objetivo de entregar o Prêmio ‘FIEL ESCUDEIRO DE SEPETIBA”, que foi o resultado de sua observação na militância comunitária no bairro.
Na abertura do evento, o idealizador WILLIAN COLEHO, destacou: “Neste meu período de militância, pude observar que algumas pessoas fazem um sacrifício maior pela melhoria da qualidade de vida em nosso bairro, cada um em sua área de atuação, sem nenhuma pretensão pessoal ou de reconhecimento, simplesmente trabalham de forma dedicada e séria. Então decidi promover um reconhecimento público ao esforço de cada um, independente de ideologia... Sei que acabei esquecendo de alguém, mas terei a oportunidade de corrigir este ato falho em outra oportunidade... O importante é dizer obrigado a quem está trabalhando por Sepetiba. Por isso a Menção Honrosa, tem a denominação de ‘FIEL ESCUDEIRO DE SEPETIBA”, o que ao meu ver, define bem estes homens e mulheres...”


Foram os seguintes homenageados: Na área de comunicação: Jorge Nobre, Paulo Mendonça e Iracê Braga. No meio ambiente: CO.RE.S - Comissão de Revitalização de Sepetiba (representada pela Magali), e Jorge Salviano (SOS Baía de Sepetiba). O Barthô, foi homenageado pelo trabalho desenvolvido em cultura e entretenimento. Na luta no movimento negro, o homenageado foi o Luis Carlos Coelho. O poeta Antônio Salvino da Silva, na área de cultura. Pela luta pela melhoria do transporte público, o Jorge Luiz Alves (Jorge Santa Cruz), recebeu a menção honrosa. Na área de esporte, o homenageado foi o Luiz Carlos Fernandes Sales. Na educação, o Professor Antônio de Pádua, recebeu o prêmio e foi representado pelo Renato e sua esposa. O prêmio de patrimônio vivo, foi concedido ao Erasmo, que é conhecido como “Velho Lobo do Mar”. Não compareceram ao evento, mas também foram homenageadas as seguintes personalidades: Padre Geraldo (religião - Igreja Católica), Jussara (Trabalho com a 3ª idade) e Dra. Conceição (saúde).
Ao final da cerimônia de entrega das menções, os homenageados, aclamaram o idealizador do prêmio, WILLIAN COELHO, também como ‘FIEL ESCUDEIRO DE SEPETIBA”.

Emendas do Deputado Rodrigo Dantas para a nossa região são aprovadas

As emendas apresentadas pelo Deputado Estadual Rodrigo Dantas(DEM) voltadas para o desenvolvimento da Zona Oeste foram aprovadas pela Comissão de Orçamento da Alerj. Veja as emendas aprovadas abaixo:
- Emenda nº 739 - Destina recurso para o Programa de Trabalho INTERNET COMUNITÁRIA, inclusão digital nas comunidades na Zona Oeste. VALOR = R$200.000,00- Emenda nº 740 - Destina recurso para o Programa de Trabalho RIO: O FUTURO DO ESPORTE, a idéia é levar o projeto de esporte para as comunidades na Zona Oeste. VALOR = R$800.000,00- Emenda nº 4131 - Cria Programa de Trabalho para AMPLIAÇÃO E MELHORIA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA ZONA OESTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. VALOR = R$40.000.000,00- Emenda nº 4143 - Cria Programa de Trabalho para FOMENTO À IMPLANTAÇÃO DE CORREDOR ECOLÓGICO LIGANDO O PARQUE ESTADUAL PEDRA BRANCA AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. VALOR = R$1.000.000,00- Emenda nº 4144 - Pede prioridade para IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DA REDE FAETEC NO BAIRRO DE SEPETIBA. VALOR = R$600.000,00- Emenda nº 4145 - Pede prioridade para IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DA REDE FAETEC NO BAIRRO DE PACIÊNCIA. VALOR = R$600.000,00- Emenda nº 4146 - Pede prioridade para IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DA REDE FAETEC NO BAIRRO DE BANGU. VALOR = R$600.000,00- APOIO AO HOSPITAL ESTADUAL ROCHA FARIA para assistência hospitalar e ambulatorial. VALOR = R$3.000.000,00- Emenda nº 4150 - Cria Programa de Trabalho APOIO AO HOSPITAL PEDRO II para assistência hospitalar e ambulatorial. VALOR = R$3.000.000,00- Emenda nº 4151 - Cria Programa de Trabalho APOIO AO HOSPITAL ALBERT SCHWEITZER para assistência hospitalar e ambulatorial. VALOR = R$3.000.000,00- Emenda nº 4152 - Cria Programa de Trabalho para MELHORIA DO ENSINO NA REDE ESTADUAL DA ZONA OESTE. VALOR = R$10.000.000,00- Emenda nº 4153 - Cria Programa de Trabalho para RECUPERAÇÃO E MELHORIA DE UNIDADES ESCOLARES DA ZONA OESTE. VALOR = R$10.000.000,00- Emenda nº 4154 - Cria Programa de Trabalho para o FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PÓLOS INDUSTRIAIS DA ZONA OESTE. VALOR = R$1.000.000,00
Desde o dia 2 de abril, o Deputado Estadual RODRIGO DANTAS, em substituição ao seu pai EIDER DANTAS, assumiu a convite do Prefeito CESAR MAIA, a Secretaria Municipal de Obras, onde irá cointinuar a trabalhar por toda a cidade e com atenção especial à nossa região.
Entre os muitos reconhecimentos feito por políticos de nosso estado pelo trabalho do Rodrigo Dantas, destacamos trecho da declaração da Deputada Federal SOLANGE AMARAL: “O Rodrigo Dantas é um jovem sério e comprometido com o nosso objetivo de valorizar o que dá certo e ter coragem para mudar o necessário... Onde estiver, irá usar o seu poder em benefício do população...”, disse Solange.

Eleição para o CONSELHO TUTELAR

Será no dia 1 de junho, das 9 ás 17 horas, em nossa região serão 10 locais de votação, onde o eleitor deverá comparecer em uma das seções de voto de sua região eleitoral, com titulo de eleitor ou documento de identidade. Quem desejar saber os locais de votação poderão acompanhar na imprensa diária ou telefonar para o CMDCA - COnselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no telefone 22930317.Vale lembrar que é nosso dever escolher os nossos representantes no Conselho Tutelar de cada região, pois é ele quem assegura os direitos de nossas crianças e adolescentes.Já tomei conhecimento que no Conselho Tutelar 10, que tem como área de abrangência, os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, teremos como candidatos a reeleição os seguintes conselheiros: Irineia, Marcelo e Mirian. E buscando a eleição o David Belarmino. Eis aí quatro opções ao seu voto.

Município inicia o ProJovem Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social começou a implementação do Programa ProJovem Adolescente, para incentivar também rapazes e moças de 15 a 17 anos a retomarem os estudos e participarem de atividades socioeducativas. As famílias com jovens dentro desse perfil podem inscrevê-los no programa, além de se cadastrarem no Bolsa Família em um dos 39 Centros de Assistência Social da Prefeitura – veja os endereços em nossa região, no telefone 33952623 ou na página www.rio.rj.gov.br/smas.

ROMUALDO BOAVENTURA foi autor do Projeto de Lei em reconhecimento as 7 MARAVILHAS DE SANTA CRUZ

Reafirmando seu compromisso com a valorização de nossa região, ROMUALDO BOAVENTURA, apresentou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei nº1641/2008, que RECONHECE COMO DE INTERESSE CULTURAL, SOCIAL E TURÍSTICO PARA O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AS SETE MARAVILHAS DO BAIRRO DE SANTA CRUZ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Além do reconhecimento pelo Poder Público Municipal das 7 maravilhas de Santa Cruz ele propõe a manutenção da consulta popular a cada dez anos, com incentivo da Prefeitura.

O idealizador e coordenador do Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, que foi responsável pela pesquisa popular, o repórter-fotográfico Reinaldo Azevedo, ao falar da iniciativa do Romualdo Boaventura, declarou: “Quando um político do nível do Romualdo Boaventura apresenta um Projeto de Lei, para reconhecer a importância dos pontos históricos da região, ele está mostrando o quanto está atendo ao desejo da população de Santa Cruz, pois foram 40.326 votos que elegeram as 7 MARAVILHAS DE SANTA CRUZ, entre 15 indicações... Agradeço ao companheiro Paulo Mendonça, que foi o responsável pelas informações para a indicação do Romualdo, quando estava na Câmara Municipal... Também agradeço o apoio vital da equipe da 10ª CRE, em especial a Professora Gracinha e a CADESC - Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz, na pessoa de seu Pastor-Presidente José Pedro Teixeira... E aproveito para agradecer aos que acreditaram na iniciativa e participaram na votação que foi realizada com cédulas impressas e na Internet”
As 7 MARAVILHAS DE SANTA CRUZ, foi uma das iniciativas mais bem sucedida em homenagem aos 440 anos de Santa Cruz.
Os seguintes monumentos foram escolhidos: 1 - CIDADE DAS CRIANÇAS = 22.003 (vinte e dois mil e três votos); 2 - BATALHÃO ESCOLA DE ENGENHARIA DE COMBATE – BATALHÃO VILLAGRAN CABRITA = 21.043 votos ( vinte e um mil e quarenta e três votos); 3 - HANGAR DO ZEPPELIN (Base Aérea de Santa Cruz) = 17.529 votos (dezessete mil quinhentos e vinte e nove votos); 4 - IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO = 17.175 votos (dezessete ,mil cento e setenta e cinco votos); 5 - PONTE DOS JESUITAS = 15.081 votos ( quinze mil e oitenta e um votos); 6 - CATEDRAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM SANTA CRUZ = 14.587 votos (quatorze mil, quinhentos e oitenta e sete votos); 7 - ANTIGO MATADOURO INDUSTRIAL DE SANTA CRUZ = 14.447 votos (quatorze mil,quatrocentos e quarenta e sete votos).
O Projeto de Lei, está em fase de tramitação nas comissões da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e após votado pelos Vereadores em Plenário, seguirá para a sansão do Prefeito Cesar Maia.
Ao comentar a iniciativa, ROMUALDO BOAVENTURA, disse: “Fiz o meu papel como Vereador, no período que estive na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre legislei em prol da nossa região e vi neste projeto das 7 MARAVILHAS DE SANTA CRUZ, um bom exemplo a ser seguido por outras regiões de nossa cidade. Sempre respeitei a vontade da população, que neste caso foi muito bem representada nos quarenta mil trezentos e vinte e seis votos, o que me incentivou a apresentar o Projeto de Lei, além é claro do meu amor e reconhecimento da importância histórica de Santa Cruz em nossa cidade, no estado e no país e esta eleição serviu para divulgar os pontos históricos desde importante bairro... O Rio é maravilhoso e amado pelos seus moradores e visitantes. Incentivar estas declarações de amor é dever do Poder Público... Tenho a certeza que os Vereadores irão votar a favor desde projeto e o Prefeito Cesar Maia irá sancionar... Como diz a Deputada Federal Solange Amaral, precisamos ter a capacidade de manter o que estar certo e implementar o que é necessário.”

Município fecha parceria e garante vagas para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) fechou uma parceria com a Unimed para empregar pessoas com deficiência. A empresa fez uma pré-seleção para as vagas disponíveis, e antes de os novos funcionários assumirem suas funções, a Secretaria fará oficinas de sensibilização com os atuais funcionários da empresa, sobre como lidar com os novos contratados.Serão contratadas, inicialmente, sete pessoas com deficiência para vagas de recepcionista (um), auxiliar administrativo (um) e operador de telemarketing (cinco), mas a Unimed informa que haverá mais vagas nos próximos meses, pois pretende abrir outros postos através do projeto. Esse é o terceiro convênio desse tipo assinado pela Prefeitura do Rio com a iniciativa privada. Antes, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) fechou parcerias semelhantes com a rede de lojas Casa & Vídeo e a rede de supermercados Mundial, garantindo vagas no mercado de trabalho para pessoas com necessidades especiais.Quem quiser saber mais ou mesmo se inscrever pode procurar o Ciad, na Avenida Presidente Vargas 1.997. O interessado deve levar identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e laudo médico atualizado. Todos os candidatos passarão por uma pré-seleção e quem não for aproveitado num primeiro momento continuará concorrendo. Mais informações pelo telefone 2252-4888.

Divulgando o REAL

No dia 11 de abril, flagramos a dupla ClAUDINHO DO SOM e WILSON, em pleno calçadão da Rua Felipe Cardoso, divulgando a edição do mês de abril a quem passava pelo local. Já havíamos sido informados que isto vinha acontecendo, mas foi a primeira vez que assisti este tipo de divulgação, ou seja, um locutor profissional lendo o jornal para quem estava a volta. Parece loucura? - Não! - Isto é pura loucura! - E quer saber? - Tinha muita gente por volta do local, parada, ouvindo a leitura e ai, tomava a atitude e ia pegar o jornal que é gratuíto.Muito Obrigado! Obrigado mesmo, ao Claudinho e ao Wilson, pois existem coisas que dinheiro nenhum seria capaz de pagar, ainda mais que fazem isto para valorizar o nosso trabalho, sem nunca terem recebido um só centavo.

Campanha eleitoral na internet limitada

Norma que proíbe publicação de vídeos e blogs de candidatos é bombardeada por parlamentares e especialista em direito eleitoralA menos de um mês do início do período eleitoral, que começa no dia 10 de junho com a realização das convenções que definirão os candidatos e as coligações partidárias para as eleições de outubro, ainda não há regras claras sobre a propaganda eleitoral na internet. Até o momento, existe apenas parecer técnico da assessoria especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o alcance da resolução (veja a íntegra) que regulamenta a propaganda eleitoral na rede mundial de computadores. A norma tem sido contestada por pré-candidatos e especialistas em direito eleitoral, que ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar as restrições impostas pela Justiça Eleitoral. O parecer é uma resposta à consulta feita pelo deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), que pede esclarecimento ao tribunal sobre o que pode, ou não, ser utilizado como ferramenta pelos candidatos.Segundo a assessoria do ministro-relator da consulta, Ari Pargendler, ainda não há previsão de quando o Plenário irá se pronunciar definitivamente sobre o assunto.RestriçõesEm fevereiro deste ano, o TSE baixou a Resolução 22.718/08, que regulamenta a propaganda eleitoral. No entanto, ela não prevê o uso de ferramentas da web como blogs, sites de vídeo (Youtube e congêneres), participação em bate-papos, debates em chats, envio de propagandas por e-mails, entre outros.Diante da lacuna jurídica, o parecer técnico da assessoria especial do TSE, que será avaliado por Ari Pargendler, mantém proibido tudo aquilo que não estiver expressamente autorizado na resolução. Com isso, nenhuma das ferramentas acima citadas poderá ser utilizada sob o risco de os candidatos serem multados. A multa é salgada: varia de R$ 21 mil a R$ 53 mil por peça. “Isso é um absurdo, fere o princípio da legalidade. Não pode condenar sem previsão legal. Está ocorrendo uma inversão. Afinal, quem é que manda, a Constituição ou o assessor que deu esse parecer?”, critica o advogado eleitoral Alberto Rollo.O especialista em direito eleitoral lembra que a Constituição consagrou o princípio da legalidade nos seguintes termos: “Ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.Revolta no CongressoParlamentares que disputarão as próximas eleições, por diferentes partidos, também contestam o primeiro parecer da Corte. O mais exaltado com as restrições é o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), pré-candidato a prefeito do Rio. Ele promete ir ao STF caso o TSE mantenha o entendimento de “censurar a internet”.“Se o TSE responder de forma restritiva à internet, vamos entrar com ação no Supremo Tribunal Federal, argumentando que eles estão equivocados e impedindo a livre expressão”, adiantou. O parlamentar, no entanto, defende uma forma de bloquear os spams (mensagens eletrônicas não-solicitadas) que possam ser enviados pelos candidatos com pedido de votos.“Vamos apresentar uma proposta para o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] do Rio para que se proíba o spam, mas que liberem todas as outras atividades, porque é muito desmoralizante para a Justiça baixar uma norma que ela não tem condição de cumprir. Ela está querendo proibir a chuva”, disparou.Gabeira não está só no Congresso em sua reclamação. “Sou contra qualquer proibição na internet. Também acredito que vai ser difícil encontrar uma forma que propicie uma fiscalização eficaz. Não existe solução”, disse a deputada Luciana Genro (Psol-RS), pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre.“Acho que a consulta precisa ser normatizada, regulamentada até para que a gente tenha uma clareza do que pode ou não pode, mas sou rigorosamente contrário a uma proibição completa da propaganda na internet”, acrescentou o líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto, que pretende concorrer à prefeitura de Salvador. Pressão do calendárioDe acordo com Alberto Rollo, apesar de a propaganda eleitoral só começar no dia 6 de julho, após a definição dos candidatos e coligações, já no início de junho, a Corte não poderá responder a nenhuma outra consulta. “Se a resposta não for dada em tempo hábil, a avaliação do tribunal será feita a partir dos casos concretos”, explica o advogado, que classifica como “absurdo” o parecer apresentado pela assessoria especial do TSE. Sem uma definição jurídica concreta, Gabeira chega a defender o uso da rede mundial de computadores na pré-campanha, mesmo sob a ameaça feita pelo ex-presidente do TSE Marco Aurélio Mello de punir quem realizar campanha fora do prazo legal.“Uma coisa é você colocar uma faixa com o nome do candidato voltada para a rua, fora do período eleitoral; outra coisa é você colocar a faixa dentro da sua sala, dentro da sua sala, só vai ver quem for te visitar”, compara o deputado. Lacunas legaisA dificuldade da Justiça eleitoral em fiscalizar pode ser medida pela falta de informações sobre o número de sites que foram criados na última eleição. Segundo o tribunal, não há registros que indiquem quantos candidatos recorreram à internet para promover propaganda eleitoral em 2006. A atual resolução diz que os candidatos poderão manter página na internet com a extensão “can.br”, ou com outras terminações, como mecanismo de propaganda eleitoral até a antevéspera da eleição. Segundo a norma, os domínios com a terminação “can.br” serão automaticamente cancelados após a votação em primeiro turno, salvo os pertinentes a candidatos que estejam concorrendo em segundo turno, que serão cancelados após a votação final. A fiscalização dessas páginas, no entanto, de acordo com o tribunal, ficará a cargo dos próprios partidos e dos eleitores, que, em caso de indícios de infração, poderão recorrer ao disque-denúncia dos TREs.A falta de uma instrução sobre como utilizar as ferramentas da internet causa também um impasse entre o Congresso Nacional e o TSE, uma vez que, ao responder à consulta do deputado José Fernando Aparecido, o tribunal está estipulando regras, ou seja, legislando.“Mais uma vez o Congresso vai pagar o preço de deixar lacunas legais. Muitas são as lacunas e é por isso que há essa margem para o TSE trazer sua interpretações e acabar legislando”, critica ACM Neto. “No entanto, é difícil condenar o TSE, uma vez que a Câmara e o Senado não fazem o seu papel”, acrescentou.
Benefícios da campanha no mundo virtualNúmero crescente de usuários, baixo custo e interatividade são apontados como principais vantagens da rede por pré-candidatosA importância dada pelos candidatos à internet também é reflexo do crescente número de usuários da rede mundial de computadores no país. Segundo último levantamento do Ibope, o número de internautas residenciais chegou a 22,7 milhões de usuários em março de 2008. O valor representa um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período de 2007.Ainda segundo a pesquisa, o Brasil continua sendo o país com maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, com 23h51min por mês.Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a web será essencial nas eleições municipais deste ano. “É o instrumento mais poderoso para mim, a minha campanha depende exclusivamente disso”, avaliou o pré-candidato à prefeitura do Rio. Um dos pioneiros entre os parlamentares na manutenção de página pessoal na internet, Gabeira diz que a rede atinge mais do que os usuários que a ela têm acesso. “Atinge o meu eleitorado, que está organizado e consciente, e, a partir daí, esse eleitorado trabalha com as pessoas que não estão incluídas digitalmente”.Fonte: Ibope
A deputada Luciana Genro (Psol-RS), pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, acredita que a propaganda na web é um instrumento “mais democrático”, uma vez que o espaço na rede não é determinado pelo tamanho do partido no Congresso, ao contrário do que ocorre no rádio e na TV.Já o líder do DEM na Câmara, ACM Neto, ressalta as vantagens da interatividade e do custo. “É muito mais barato, há possibilidade de interação, pode-se fazer um debate mais intenso. Tenho Orkut, uso Youtube, boletim eletrônico, uso todos os instrumentos modernos para ampliar a participação do eleitor e cidadão”, disse o pré-candidato à prefeitura de Salvador.

Fonte Erich Decat -Site Congresso em Foco