quinta-feira, maio 24, 2007

Vereador questiona Secretaria de Urbanismo sobre Fábrica Bangu


O vereador Adilson Pires (PT) é autor do projeto que tombou a centenária Fábrica Bangu, permitindo a construção de um shopping no local. O vereador enviou um Requerimento de Informação à Secretaria Municipal de Urbanismo questionando se a construtora está cumprindo a obrigatoriedade, prevista na lei, de instalação de um passeio público, com 2.500 metros quadrados, junto à linha de trem.
Trinta dias após receber o requerimento, a Secretaria solicitou mais 30 dias para responder o documento, alegando “complexidade da pergunta”. A previsão é de que o shopping esteja pronto em setembro deste ano.

Sobre a Fábrica Bangu:
Criada em 1893, como Companhia Progresso Industrial do Brasil, a Fábrica Bangu é responsável pelo surgimento de uma vila operária, em torno da qual o bairro se desenvolveu. A fábrica de tecidos possibilitou que o bairro passasse a ter uma dinâmica social, cultural e econômica autônomas.
Foi por iniciativa dos trabalhadores da fábrica que foi criada a Sociedade Musical Progresso de Bangu, transformada depois no Casino Bangu; e o Clube de Futebol Bangu Atlético Clube.
A fábrica encerrou suas atividades na Rua Fonseca no ano de 2005. No seu terreno em Bangu, iniciaram-se as obras de um shopping, que de acordo com o projeto inciial, deve manter as características arquitetônicas originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário