terça-feira, maio 15, 2007

TRANSPORTE continua a carência na região

Com a inatividade do bilhete de integração entre as linhas de ônibus com o trem e metrô, o não cumprimento da lei municipal que determina a tarifa modal na cidade (que atualmente é de R$ 2,00) e a implantação dos carros especiais com ar-condionado e porta única, passageiros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, sofrem ainda mais para chegar ao trabalho no centro da cidade e zona sul. Além de idosos, doentes crônicos, deficientes e estudantes da rede pública, não terem respeitados os seus direitos de gratuidade, já que está limitado o acesso de 3 passageiros por cada ônibus, o que provoca que vários usuários tenham prejudicado o seu acesso a hospital, órgãos públicos e cursos e oficinas de capacitação.
Apesar de algumas empresas terem adquiridos e colocado em circulação vários carros novos e terem ativado algumas linhas que estavam inoperantes na região, ainda continua a carência de transporte coletivo, principalmente nas linhas de acesso ao centro da cidade.
De Sepetiba, a linha 390 SEPETIBA x CARIOCA, só circula com carros de tarifa especial, onde a passagem custa R$ 4,00. Ao passageiro que não recebe vale transporte para mais de um ônibus, acaba tendo que completar a passagem. No caso do 390 SEPETIBA x COELHO NETO, que a tarifa é de R$ 2,00, o trecho é feito por micro-ônibus e o passageiro que tiver que pegar o Metrô, terá que desembolsar outra passagem de R$2,50. Além da grande dificuldade gerada pela distância dos horários de circulação dos ônibus da linha, que estão com intervalos previsto de hora em hora. Sendo o primeiro horário em Sepetiba às 4 horas e o último no Largo da Carioca, às 22 horas.
A linha que liga o bairro a Cascadura, que é a 875, é famosa pela incapacidade de chegar ao destino sem ter a viagem surpreendida por um defeito no ônibus.
No caso do acesso de Sepetiba para a Barra, a linha é precária e atende apenas aos que moram no trajeto da Praia do Recôncavo em direção a Praia da Brisa.
De Santa Cruz, não é diferente, a distância dos horários de circulação de carros das linhas: 380 SÃO FERNANDO, 388 CESARÃO x CARIOCA - CESARÃO x COELHO NETO, S 15 CESARÃO x CARIOCA e 399 SANTA CRUZ x CARIOCA.
A população da comunidade do Antares e vizinhança, estão prejudicadas com a retirada da linha 399, via Av. Antares, que agora só tem carro via Cesarão, segundo nos contou o dirigente comunitário, conhecido como Neném, que também reclamou do descomprimento da lei da tarifa única de dois reais.
A população da comunidade de Manguariba, com cerca de 5 mil moradias, que fica localizada a margem da Avenida Brasil, solicita a muito tempo a implantação de uma linha de ônibus para o centro da cidade.
As comunidades de Paciência, sempre sofrem com a necessidade de utilizarem mais de um meio de transporte para chegar ao trabalho.
As linhas de ônibus para os municípios de ITAGUAÍ, NOVA IGUAÇU e CAXIAS, tem em suas linhas carros antigos e os horários entre os ônibus, são bem distantes.
A linha de Santa Cruz x Barra, não atende corretamente a demanda.
Enfim, somente demos uma passada num assunto tão complexo, onde a falta de respeito das empresas concessionárias de transporte urbano, provoca nos usuários indignação total, criando uma relação de enfrentamento entre passageiros e motoristas e obrigando a utilizar as vans e kombis..

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