quarta-feira, dezembro 14, 2016

Chegamos ao 21º ano de circulação com a edição impressa

Parece que foi ontem, que vivi a ansiedade no dia 24 de novembro de 1995 da chegada da primeira edição impressa deste periódico, aliás, ansiedade que ainda sinto em cada mês, quando aguardo a impressão pela gráfica e a possibilidade de buscar e depois fazer a peregrinação da distribuição para as bancas de jornal parceiras, pontos de distribuição e parceiros (os anunciantes que garantem a nossa permanência de circulação).

Naquela época, tínhamos uma sede (emprestada pelo Antônio João e que foi conseguida e viabilizada pelo Lúcio Arruda, apoio do JB Moura e ajuda da Família Cascatinha), a casa vivia lotada de colaboradores, funcionava como redação e ponto de apoio aos militantes da região.(destaque para os saudosos amigos Braulino Gomes e Hélio de Sant’Ana) e o jornal estava envolvido em quase todos os eventos locais e debates promovidos.

Atualmente recebo o material por e-mail e redes sociais, a edição é feita na sala da minha casa, já não tenho contato físico com os colaboradores e as dificuldades financeiras impede a participação em eventos nos bairros que circulamos (Paciência - Santa Cruz - Sepetiba). Isso não é apenas saudosismo e sim relato da nossa realidade.

Não sei até quando iremos manter o impresso, pois o alto custo de impressão e circulação me faz pensar que não irei resistir por muito tempo,

Mas cada edição é como uma conquista de um filho é assim que vejo este jornal.

Vou seguir em cada edição impressa, em cada atualização do portal, blog e espaços nas redes sociais e continuar buscando condições para seguir com este periódico.

Paulo Mendonça - diretor geral

UM BREVE BALANÇO DESTE PERÍODO

Fazendo um balanço de nossa atividade, chegamos a cerca de 24793 (vinte e quadro mil e setecentos e noventa e três) matérias, aproximadamente 985.890 (novecentas e oitenta e cinco mil oitocentas e noventa pessoas e projetos citadas, foram mais de 24000 (vinte e quatro mil) fotos, quase 2800 (dois mil e oitocentos) artigos, crônicas e poesias. E tudo isto valorizando as ações positivas desenvolvidas em nossa região e defendendo o interesse e a melhoria da qualidade de vida de todas as comunidades.
Muitas vezes, somos chamados a dar cobertura jornalística a fatos em Guaratiba, Campo Grande, Bangu, Itaguaí, Seropédica e outras regiões, até mesmo, com retorno financeiro ao jornal, mas preferimos continuar fiel ao modelo de apoiar, valorizar e divulgar o que acontece em Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, mesmo ainda, sem receber o devido valor comercial por este trabalho.
Em 8 de dezembro de 2003, nasceu nossa edição online (web-jornal), que passou a ser reconhecido como um PORTAL pelo grande número de páginas e diversidade de conteúdo e com ele já passamos dos quarenta mil acessos mês e infelizmente por falta de apoio financeiro no dia 31 de dezembro o mesmo sairá do ar, após 13 anos.
Em abril de 2006, criamos o nosso blog, atualmente com mais de 220 mil acessos, e assim abrimos um canal onde o leitor pode dar sua opinião sobre nossas matérias publicadas no portal, além de ter acesso a um conteúdo diferenciado e com novidades mais frequentes.
Acompanhando a tendência do uso das redes sociais e sites de relacionamentos por empresas e instituições, o REAL está no FACEBOOK (grupo e uma página), G+e Twitter, tudo isso também valorizando os parceiros e divulgando as ações positivas desenvolvidas em nossa região.
Quase deixamos de circular com a edição impressa por falta de apoio financeiro e graças aos parceiros que se juntaram a nós, podemos continuar com este trabalho.
No dia 24 de novembro chegamos ao vigésimo primeiro ano de circulação de nossa edição impressa.
Quero agradecer aos amigos, colaboradores, parceiros e em especial a equipe do Real Notícias, por tantas conquistas alcançadas.

Paulo Mendonça - diretor geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário