O Grupo Costurando Histórias apresentará na Arena Chacrinha espetáculos infantis nos dias 16 e 17 de junho: Embarcando na Arca - Retalhos de Noé e os Bichos, Pequeno Sertão: Veredas e Fios Encantados
Release - Embarcando na Arca – Retalhos de Noé e os Bichos : O dilúvio é um mito de caráter universal, presente em narrativas de diferentes povos e culturas. Na Bíblia, é retratado na passagem da Arca de Noé. Embarcando na Arca: retalhos de Noé e os bichos vai contando e cantando essa história. Os versos de Drummond, Cecília Meirelles, Tatiana Belinky e outros poetas embalam a ´viagem´
Release Fios Encantados : onde começa uma história? Qual som é capaz de despertar uma narrativa adormecida...
Dando início a partitura cênica que convida o público a uma viagem através do tempo e espaço, três mulheres, talvez bruxas, talvez fadas, como as antigas Moiras e fiandeiras, brincam de contar e cantar narrativas antigas:Rumpelstiltskin,O Ouro das Estrelase Baba Yaga.
Os contos de fadas ou contos maravilhosos são fonte de sabedoria universal que enriquecem significativamente o imaginário infantil.
Release Pequeno Sertão: Veredas : a proposta de transpor parte do universo sugerido por Guimarães Rosa através de sua particular literatura para um tapete tridimensional de histórias que se proponha a representar um sertão veredas em miniatura para crianças e jovens - formado por uma geografia de panos, retalhos, cores e texturas - caminha em direção ao casear do brincar com o compromisso, do refino ao vasto conteúdo de sabedoria popular apreendido por um cuidadoso e atento mestre das palavras e histórias
Equipe de criação:
Direção e Dramaturgia: Daniela Fossaluza
Elenco: Daniela Fossaluza e Denise Goneve.
Músicos: Cezar Pereira e Felipe Chaves.
Criação do Tapete de Histórias: Daniela Fossaluza e Denise Goneve.
Fotos: Claudio Medeiros
Realização: Costurando Histórias
SERVIÇO
Grupo Costurando Histórias
16 de junho – quinta-feira – 10h e 14h - Embarcando na Arca – Retalhos de Noé e os Bichos
17 de junho – sexta-feira – 10h e 14h - Pequeno Sertão: Veredas e Fios Encantados
Entrada franca, com distribuição de senhas no local 30 minutos antes de cada apresentação
Classificação livre e indicativa para todas as idades
ARENA CARIOCA ABELARDO BARBOSA – CHACRINHA – PEDRA DE GUARATIBA /Endereço: Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba
· Sobre a Cia
· Comemoração dos 15 anos da Cia
Através de espetáculos híbridos que alinhavam artes plásticas, literatura, teatro e música, a Cia. Costurando Histórias visita espaços culturais, feiras literárias e instituições de ensino, sempre fomentando arte e cultura por onde passa. A iniciativa de transformar livros infanto-juvenis em tapetes interativos teve origem na França e chegou ao país através do projeto Raconte-Tapis, difundido com êxito também pela diretora do grupo, a atriz, pesquisadora e artesã Daniela Fossaluza. Desde 2001, a atriz e sua parceria artística Denise Goneve criam tapetes-cenários utilizando retalhos e a partir de obras literárias e contos populares. Entre os autores já "tapeteados" estão: Guimarães Rosa, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Leonardo Boff, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Silvia Ortof e Vinicius de Moraes.
De um modo lúdico, interativo e próximo, as apresentações acontecem objetivando o encantamento e também a participação ativa das crianças. Após os encontros de narração, os ouvinte podem manipular os cenários, livros e instrumentos musicais utilizados nas sessões de histórias, dando um caráter especial ao evento, comprovando que vale à pena dar a oportunidade de voz e ação às crianças. Revivendo os enredos através da livre brincadeira, os pequenos e grandes espectadores podem recriar e rememorar os conteúdos que acabaram de receber. O livro é uma fonte de inspiração aparente no trabalho do grupo.
Entre castelos, florestas, cemitérios e brejos, os personagens ganham vida sendo manipulados pelos atores-narradores e embalados pelas trilhas sonoras e sonoplastias elaboradas pelos músicos. A junção de elementos cênicos e expressivos compõe os resultados finais. Performance e literatura embasando os encontros.
"Quem conta um conto aumenta um ponto. Quem costura um livro semeia vínculos e dá gosto à imaginação". Costurando Histórias: Uma maneira diferente de estimular leitura, cultura, conhecimento e interação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário