sexta-feira, abril 17, 2015

Missas no Dia de São Jorge em Santa Cruz

CAPELA DE SÃO JORGE
Largo do Bodegão - SANTA CRUZ



PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS PARA O DIA 23/04.
6:00 - Missa pelos militares;
7:30 - Missa pelos comerciantes e advogados;
9:00 - Missa pelos motoristas;
10:30 - Missa pela juventude e educadores;
12:00 - Missa pelos profissionais de saúde;
13:30 - Missa pelos enfermos;
15:00 - Missa Campal com o Cardeal D.Oreni João Tempesta
17:00 - Saída da Procissão do Santo Guerreiro pelas ruas do bairro e retorno para a Capela.

No dia 23 de abril, terá a tradicional feijoada dos devotos com o valor de R$ 15,00 e a venda é antecipada, informações pelo telefone 31569298.

Vale lembrar que dia 23 de abril é feriado na cidade e no estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do devoto e morador de Santa Cruz, Jorge Babú, quando foi vereador e deputado estadual.

GUERREIRO É GUERREIRO

SEPETIBA TERÁ NOVAS ESCOLAS E CRECHES

Vereador ELTON BABÚ acompanha as obras


Foi a Professora Gracinha coordenadora da 10ª CRE quem recebeu o prefeito e as autoridades na visita as obras.


No dia 11 de abril, o prefeito Eduardo Paes esteve em Sepetiba junto com o vereador ELTON BABÚ e com alguns outros vereadores e deputados na visita as obras da Escola Felipe Camarão, onde também será construído um EDI.

O veador Elton Babú foi um dos principais defensores para de atender as solicitações dos moradores do entorno da Praça Américo Basal que a mesma não fosse destruída para construção da nova creche, já que a mesma é única opção de lazer das crianças. E assim conseguiu transferir a construção da creche para dentro do terreno da Escola Municipal Felipe Camarão. E o mesmo, aconteceu na Praça da Guarda, onde a construção será transferida para uma área ainda a ser definida no Balneário Globo, onde está sendo realizada a obra do Bairro Maravilha.

Estas novas unidades fazem parte do programa Fábrica de Escolas e terá uma creche, uma escola primária e uma quadra poliesportiva. Os alunos terão horário integral e cada unidade irá atender entre 300 a 350 crianças. Além das aulas regulares os alunos terão atividades e com direito ao café da manhã, almoço e jantar, declarou o prefeito Eduardo Paes.

Ao falar da luta por melhorar a oferta de vagas na rede pública de ensino o vereador Elton Babú, destacou o empenho da equipe de educadores e funcionários da 10ª Coordenadoria Regional de Educação para manter a qualidade do ensino de nossas crianças, mas com o crescimento populacional na região acaba faltando vagas para as crianças e por isso o seu compromisso de na Câmara Municipal e em suas articulações políticas sempre será para apoiar a construção de novas unidades. E destacou: “Este formato da creche (EDI – Espaço de Desenvolvimento Infantil) e do Programa Escola do Amanhã são o que tem de mais moderno e nossas crianças merecem o melhor e com a equipe campeã que temos aqui na região, tenho certeza que será uma excedente oportunidade de formação dos alunos”.

PAIXÃO DE CRISTO - Foi um espetáculo de apresentação na Arena Chacrinha!


Matéria: Angela Mendonça - Imagens: RIO Coletivo

A noite do Domingo de Páscoa foi de muita emoção para os que lotavam a Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, com a belíssima apresentação da peça teatral PAIXÃO DE CRISTO, sob a direção: Rodrigo de Castro e Adeildo Duarte; Iluminação: Zé Assumpção; Cenário: Thiago Wergner; Apoio técnico: Adriano Nascimento; Fotos: Carlos Sales; Apoios: dos funcionários da Arena Chacrinha, Lona de Vista Alegre e Lona de Guadalupe; Com o empenho e talento do Elenco formado por: Renato Mattes – Jesus; Marcelo Thadeu -  Caifás; Elci Soares - Maria; Jerry Ramalho – Herodes; Valleska Cabral – Herodias; Patrick Simas – André; Pedro Lopes – Diabo; Edna Lima – Maria Madalena; Ocimar Máximo - Anjo / Guarda; Angela de Oliveira – Grupo de Dança do Ventre JADE ( Rosana Aparecida, Christiane Moreira, Jéssica Moraes, Alana Silva); Branco Diniz – Pilatos; Ravengard – Pedro; Johny Ribeiro – João Apostolo; Ana Beatriz – Serva de Jairo e Salometes; Anderson de Lima- Bartolemu; Alexandre Matias – Ananás; Andre Nascimento – Judas; Erick Barreto – João Batista e Guarda; Gabrielly Vianna – Salomé; Thiago Eduardo – Matheus; Moacir  Junior – Felipe; Cleiton Duarte -  Fariseu e Bom ladrão; Alex Xavier – Escriba; Thiago Canuto – Chefe dos serventes e soldado; Rainan Araujo – Judas Tadeu; Jesefa Melo – Povo; Heloisa Santa Rosa – Mulher Adultera; Jorgete Xavier – Povo; Alexandre Xavier – Povo; Mirella Oliver – Dinah; Ramcês Rodrigo – Jairo e Barrabas; Elisa Daltro – Povo; Raquel Daltro – Salometes; Raphael Raphanelli – Guarda Renato Loureiro – Thiago; Lucas Honorato – Thiago /Mau Ladrão; Thita Gomes – Povo; Alexia Ketlem – Noiva; Lucas Patrick – Tomé; Maria Pia – Povo; Zaqueu Pires – Jairo; Vanderley Queiroz; Lenita Holtz – Verônica; Vinicius Silva – Guarda; Wellerson Matos – Guarda; Giully Ferreira – Salometes / Mulher do fluxo de sangue; Brena Silva – Povo; Esther Avelar – Povo; Thais Santana – Salomete; Rafael Oliveira – Guarda; Márcia Maria – Povo; Lucia de Paula – Povo; Breno Dias – Povo; Thais Lourenço – Povo; Pedro Luiz – Povo; Marcio Pedro – Povo; Luiz Nascimento – Povo.
Foi uma megaprodução que nada ficou devendo aos grandes espetáculos do gênero.















Vem aí o livro AROMA DA TERRA




Motivado pela aceitação dos dois livros: POESIA NÃO TEM IDADE (poemas e pensamentos) e A ESPERA (contos poemas e pensamentos), o Dr. Milton Jorge Hauat lançará em breve AROMA DA TERRA (conto e alguns pensamentos). As obras são compostas, integralmente, de produções de autoria do ilustre morador de Santa Cruz, que tanto serviu a esta população em sua posição de Delegado de Polícia, onde por muito tempo atuou como mediador de conflitos familiares e de vizinhos.

Sou fã da forma leve que Dr. Milton utiliza em seus escritos.

CLAUDINHO DO SOM

QUALIDADE, SERIEDADE, COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO FAZEM O SUCESSO DE CLAUDINHO DO SOM



Há mais de 20 anos, iniciou sua trajetória profissional nos eventos sociais e comunitários nos bairros de Santa Cruz e Sepetiba, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, e o resultado da seriedade, respeito e dedicação é que há cerca de cinco anos foi criada a empresa CLAUDINHO DO SOM DIVULGAÇÃO MÓVEL LTDA ME, que atualmente possui um veículo Dobló  com equipamentos de alta qualidade: 1600WRMS , 2 microfones Shure sem fio  PGX24 SM58, notebook , 2 painéis de LED( frente e traseira ) ideal para  sonorização fixa e móvel em qualquer ocasião e divulgação móvel e um equipamento de sonorização de eventos de médio porte e projeção de imagens (datashow e telão).


A experiência e credibilidade conquistada com o esforço e respeito do Claudinho no seu trabalho, onde sempre honrou os compromissos assumidos com qualidade, o gabarita para prestar serviço dentro de empresas e órgãos públicos e atender a todo o tipo de evento na região com sonorização, datashow e divulgação.

Quem conhece as mensagens de homenagens feitas pela CLAUDINHO DO SOM sabe que são as melhores.


Com este Fusca que foi figurinha bastante conhecida na região , entre 1996 e 2003, Claudinho fez o trabalho de divulgação. A partir de 2004 por uma questão natural de evolução, optou por trocar de veículo e assim descobriu que o segredo não estava apenas no carro, mas na maneira que ele conduzia seu trabalho.

Sonorização de eventos (empresas e festas), mensagem ao vivo e divulgação é com CLAUDINHO DO SOM - Contatos: Tels.: (21) 3316 0948 / 972354534 -
e-mail: claudinhodosom@uol.com.br

"A redução da maioridade penal e os desafios para nova geração"

Por Marcelo Machado

Caro amigo(a) leitor(a),

Nas últimas semanas o tema sobre a "redução da maioridade penal" está em todas as mídias, nas ruas e em cada canto que passo. Bom, para início de conversa é claro que pelo meu histórico e por ser "militante" na área da Infância e da Juventude,  as pessoas sempre me perguntam a minha opinião...se sou contra ou a favor. Na verdade este tema sempre vem à tona toda vez que um adolescente(dito menor nas mídias)comete e/ou está envolvido em um *ato infracional. Sim, pois a comoção pública auxilia aos favoráveis a redução da maioridade penal à defenderem sua posição.  Alegam que o adolescente com 16 anos, já pode votar e eleger seus representantes na política, então...podem sim serem responsabilizados pelos seus atos. Sim, concordo com a responsabilização...mas o que "eles" não falam com tanto bravor, é que o adolescente autor de ato infracional já é sim responsabilizado e punido com medidas sócio educativas previstas pelo**ECA, em seu artigo 113,114 e 115. Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da dita "delinqüência juvenil" isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Adolescentes que tenham cometido algum tipo de "delito" precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade,  se a proposta virar lei, significará “grande retrocesso” para o país e grande perda  para nossa juventude, principalmente dos negros/pardos e pobres das periferias e que são a maioria dos envolvidos em atos inflacionais e em cumprimento de privação de Liberdade. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC), que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para a tramitação da proposta na Casa. Os deputados da comissão avaliaram que o texto está de acordo com a Constituição. Uma comissão especial foi instalada para apreciar a matéria que deverá ouvir opositores, militantes, pais e adolescentes. O que pedimos aos leitores(as) deste periódico, é que se informem sobre o tema, vejam os pró e contra a redução, avaliem se: "ainda não conseguimos fazer que o ECA seja totalmente implantado e implementado para garantir definitivamente os "Direitos das crianças e dos adolescentes" como creches para todos aqueles que dela necessitar, educação em tempo integral e de qualidade, acesso à profissionalização, dentre outros...é hora de reduzir a maioridade penal...?"



Marcelo Machado é Colunista do Jornal Real Notícias, ativista social e comunitário participante de vários movimentos em defesa e garantias dos direitos sociais, membro permanente da Rede de Proteção às crianças e dos adolescentes vítimas de violência(Rede REVIRANÇA-Clínica Psicanalítica da Violência/CLIPSI), Fundador da Associação de Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro/ACTMRJ, membro da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro/ACTERJ, ex-Conselheiro Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes/CEDCA-RJ-atuou na relatoria da Comissão de Garantias de Direitos, Conselheiro Tutelar na área de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, por 03 mandatos.

(*Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.)
(**Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8069/1990)
http //www.reviranca.com.br;  www.cedca.rj.gov.br;  acterj@acterj.org.br; mme_amubua@hotmail.com

A HORA DO POÇO OU A BOCA DO CÉU

O premiado espetáculo infanto juvenil realizará apresentações na Arena Chacrinha / Pedra de Guaratiba em 7 e 9 de maio

ENTRADA FRANCA em todas apresentações e programa para toda a família!



A montagem mostra como a criatividade é essencial para a identidade humana. Tendo como pano de fundo uma das mais urgentes questões da contemporaneidade – O Desenvolvimento Sustentável........

“A hora do poço ou a boca do céu” – contemplado pelo II PROGRAMA DE FOMENTO À CULTURA CARIOCA/2014 realizará  16 apresentações, todas gratuitas, oportunizando  o maior número de pessoas de assistirem ao espetáculo com o intuito de  conscientizá-los  de forma lúdica e responsável sobre os problemas ambientais em que estão inseridos,  como a atual crise hídrica nacional, o desmatamento insano da Amazônia, a poluição da Baia de Guanabara e tantos outros.
A Hora do Poço ou a boca do céu recebeu diversas indicações ao Prêmio Zilka Salleberry nas seguintes categorias: melhor ator para Thiago Magalhães, melhor cenário para Ronald Teixeira, melhor iluminação para Thiago e Fernanda Mantovani e melhor produção para Gregório Tavares..

Release: Trata-se de um espetáculo teatral infanto-juvenil , escrito e dirigido por Fabiano Boechat sob a supervisão de Karen Acioly.
A montagem mostra como a criatividade é essencial para a identidade humana. Tendo como pano de fundo uma das mais urgentes questões da contemporaneidade – O Desenvolvimento Sustentável.
Nas aventuras e investidas dos protagonistas, o espectador experimentará a importância de dar sentido à própria existência: Rapazinho e Marina modificam suas realidades e o meio em que vivem através do ato heróico de buscarem o entendimento e a realização de seus próprios sonhos, em um mundo seco,totalmente adverso a iniciativas.

Sinopse:   A Terra se modificou e praticamente tudo morreu...
Os oceanos, rios e lagos secaram, não há mais continente e países.
Os poucos seres humanos que sobreviveram, reorganizaram-se socialmente em vilas ao redor de pequenos poços, únicos lugares onde ainda é possível encontrar água – O maior de todos os bens!
Na Vila do Adeus, vivem Rapazinho e Marina, os protagonistas adolescentes que, inconformados com a realidade em que vivem, percorrem as terras secas do mundo até encontrarem água em abundância.
Personagens fantásticos como a Serpente Bipolar, o Passado, a Mulher Guarda-Chuva, o Palhaço Mendigo, entre outros, cruzam seus caminhos impulsionando a ação trágica dos heróis em busca de seus sonhos.

SERVIÇO:
 “A hora do poço ou a boca do céu”  - ARENA CHACRINHA – PEDRA DE GUARATIBA – ENTRADA FRANCA –
APRESENTAÇÕES ÚNICAS  7 e 9 de maio
Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha  / Endereço: Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba
7 de maio – quinta feira – três horários – 10h,  14h  e 15h30
9 de maio – sábado – 16h
Classificação livre e indicativa para maiores  de 7 anos
Duração: 60 minutos
ENTRADA FRANCA
Ficha técnica:
Texto e Direção: Fabiano Boechat
Codireção: Alexandre Varella
Supervisão de direção: Karen Acioly
Assistente de direção: Emilze Junqueira
Elenco: Thiago Magalhães, Camila Costa,Fabiano Nunes, e Tati Pasquali
Produção executiva: Gregório Tavares e Mariana Borgerth
Assessoria de imprensa e formação de público: Claudia Bueno

VÍDEO - VALE A PENA CONFERIR !
http://youtu.be/ftd4vIbVcMo

PERSEVERANDO NA DIFICULDADE

TEÓLOGO OSÉAS BOIER ESCREVE:

Estamos acostumados a receber muitas bênçãos da parte de nosso Deus, e, quando somos alcançados pelas dificuldades, nossa vida se torna um caos! Como é difícil suportar esses momentos! Esquecemo-nos que as provas, lutas ou dificuldades nos sobrevêm por diversas razões. Podem advir em consequência de ações (omissões) ou atitudes tomadas; oportunidades dadas por Deus com o objetivo de nos abençoar ou simplesmente em virtude de estarmos no mundo! Afinal, não foi em vão que o Senhor Jesus nos disse: “... no mundo tereis aflição..." Ser cristão não significa estar livre das lutas e problemas. Significa que, mesmo em meio às lutas e dificuldades, o Senhor está conosco e nos dá condições de lutarmos e sairmos vencedores! Precisamos estar conscientes de que O Senhor está conosco TODOS OS DIAS. Assim, devemos perseverar (confiar, ficar firme, não desistir) e procurar tirar lições das situações em que nos encontramos. Com certeza aprenderemos muita coisa e, quando no final alcançarmos a vitória, saberemos aproveitá-la em toda a sua plenitude, pois ela (a vitória) é o resultado da nossa perseverança em Deus e no Seu Poder. Concluindo, "Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo." Pense nisso e que Deus vos abençoe!


É preciso conversar mais

Paulo Mendonça

O que tenho observado é que na onda do combate a corrupção, alguns segmentos estão utilizando as manifestações e redes sociais para defenderem um golpe de estado ou apenas gerar fatos que justifiquem seus discursos ideológicos ou de interesse de grupos.

Não podemos nos deixar contaminar com o quanto pior melhor, que estes grupos tentam instituir, pois tenho a certeza que o pretendido infelizmente não é apontar a saída para a crise e nem resolver os muitos problemas vividos pela população e sim o de projetar suas siglas e nomes para futuras disputas do poder em todos os níveis.

Basta que você passe a observar que existe um grupo que diariamente nas redes sociais e durante os atos públicos, fazem alusão a derrubada do governo e sempre misturam as funções dos poderes executivo, legislativo e judiciário a nível federal, estadual e municipal, a fim de gerar um conflito ainda maior no entendimento da população, que na maioria das vezes já não conseguem acompanhar qual a tarefa de cada setor do poder e muito menos o que cabe a cada esfera.

É preciso que cada um de nós, busque conversar com seu vizinho, colega de trabalho ou escola, irmão de fé em sua religiosidade, pois ao debatermos exercitamos nosso raciocínio e melhoramos nosso entendimento sobre o processo político e o quanto estes fatos interferem em nossa vida.

Não permita que outros tomem a decisão em seu lugar, pois assim você correrá o risco de continuar com o problema e eles resolverem o deles.

O problema é de todos nós!

Obs.: Texto publicado como editorial da edição impressa de abril de 2015 do Jornal REAL Notícias

 Paulo Mendonça é ativista social, comunitário e de religiosidade de matriz africana na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

quinta-feira, abril 16, 2015

Cia Híbrida com o espetáculo de hip hop OLHO NU e ainda oficina de dança urbana - tudo 0800

A Zona Oeste  vai sacudir com a apresentação única da premiada Cia Híbrida e o espetáculo de hip hop OLHO NU, na Arena Chacrinha no dia 15 de maio.

E de quebra a oficina de iniciação de dança urbana!

E o melhor ..... tudo 0800 , entrada franca!

Aguardamos vocês para que a festa seja completa!






Release OLHO NU : Terceira e última parte da trilogia que discute Hip Hop e fragilidade, Olho Nu não se pretende um fechamento. Ao contrário, essa nova pesquisa trouxe muitas questões, entre elas, uma que se impôs de modo fundamental: Que idéias já foram esgotadas nesse processo, e quais necessitam de continuidade?
Ainda como mote, o desejo de desnudar o dançarino de rua, ressaltando as fragilidades deste corpo potente, e ao mesmo tempo, revelar todo o potencial criativo existente por trás destas fragilidades.
Uma vez mais, a repetição que busca transformação. Uma vez mais, a busca por formas de composição que extrapolem o lugar comum dessa técnica. Uma vez mais, alimentar a reflexão sobre este corpo que se atém no papel de entreter e atender expectativas daquele que assiste. Uma vez mais, oferecer ao expectador um olhar diverso e aproximado do universo Hip Hop e de sua dança. E nesse caminho, seguir acompanhado/assombrado pela pergunta: Como abordar de modo diferente as mesmas questões?

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS DANÇAS URBANAS com exercícios de aquecimento e alongamento, sequências técnicas e  jogos pensados dentro de uma metodologia que visa o desenvolvimento progressivo e uma participação mais ativa do estudante nos processos de pesquisa do movimento.
Duração: 1h30
Faixa etária:  a partir de 8 anos
Inscrição: inscrições na hora, feitas no local


Ø  Sobre a Cia Híbrida
Criada em 2007 e dirigida pelo bailarino e coreógrafo Renato Cruz, a Companhia Híbrida é hoje uma das mais atuantes do Rio de Janeiro. Recebendo diversos prêmios, como Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, entre outros, esta cia já dançou em inúmeros festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e no exterior. Em 2015, através do patrocínio de O Boticário na Dança, via Lei estadual de Incentivo à Cultura/ Governo do Estado do Rio de Janeiro/ Secretaria Estadual de Cultura e do prêmio II Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura,  a Cia Híbrida inicia uma nova circulação do espetáculo Olho Nu em diversos teatros pelo Rio de Janeiro. 

SERVIÇO - ESPETÁCULO DE HIP HOP – OLHO NU - ARENA CHACRINHA/PEDRA DE GUARATIBA – APRESENTAÇÃO ÚNICA  15 de maio –17h – ENTRADA FRANCA
Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha  / Endereço: Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba 
15 de maio – 17h
ENTRADA FRANCA
Classificação livre e indicativa para todas as idades
Duração: 50 minutos
ficha técnica
Direção geral e concepção: Renato Cruz
Assistente de direção e preparação corporal: Aline Teixeira
Direção de produção: Steffi Vigio
Intérpretes criadores: Jefte Francisco, Raphael Lima (Russo), Luciana Monnerat, Luciano Mendes (Duly Omega), Daniel Oliveira, Fábio de Andrade (Fábio Max), Marjory Lopes e Mailson Morais, Kapu Araujo
Iluminação: Renato Machado
Assessoria de Imprensa e formação de público  – Claudia Bueno
Fotografia: Ruy Correa e Renato Mangolin
Design Gráfico: Isabela Schubert


SERVIÇO – OFICINA DANÇA URBANA – GRATUITA
Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha  / Endereço: Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba 
15 de maio – 15h
Duração: 1h30
Faixa etária:  a partir de 8 anos
Inscrição: inscrições na hora, feitas no local

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS DANÇAS URBANAS com exercícios de aquecimento e alongamento, sequências técnicas e  jogos pensados dentro de uma metodologia que visa o desenvolvimento progressivo e uma participação mais ativa do estudante nos processos de pesquisa do movimento.