sexta-feira, dezembro 12, 2014

Prefeitura inaugura a terceira Fábrica de Escolas do Amanhã, em Nova Sepetiba.




O prefeito Eduardo Paes inaugurou nno dia 25 de novembro, em Nova Sepetiba, a terceira das quatro fábricas do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A unidade será responsável pela construção de 40 escolas, sendo 18 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), 14 do Primário (1º ao 6º ano) e oito do Ginásio (7º ao 9º ano). As duas fábricas já implantadas ficam na Ilha do Fundão e na Vila Kennedy, a última será inaugurada até o final do ano em Vargem Grande. A fábrica de Nova Sepetiba terá capacidade para armazenar 1.820 estacas, 15.744 peças de lajes, 1.704 pilares, 8.252 vigas e 3.166 cintas. O local facilitará a logística de transporte e estocagem desse material, que será utilizado na construção de 15 unidades escolares em Guaratiba, duas em Paciência, seis em Santa Cruz, 14 em Sepetiba e três em Guaratiba.A zona oeste do Rio será a região mais beneficiada da cidade, com 77% das novas unidades escolares, nas quais os alunos terão sete horas diárias de aulas. Mais duas fábricas serão inauguradas até o fim do mês, nos bairros de Sepetiba e Vargem Grande, na mesma região.
O objetivo da prefeitura carioca é ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal de ensino em turno único nas escolas, de acordo com o prefeito, para quem o programa Fábrica de Escolas do Amanhã é mais um avanço para a melhoria das condições de educação no município.
"A zona oeste é uma das áreas da cidade que mais precisa disso", segundo ele, porque "é a que mais se expande, e tem menos estrutura física de escolas. Então, é fundamental a gente abrir essa nova fábrica aqui, funcionando a todo vapor a partir de agora. A gente aposta no futuro da cidade, coisa que só vamos perceber daqui a uns anos, mas nós vamos ter um Rio muito melhor, por causa desse projeto".
Além de sete horar de aulas, as novas escolas terão mais duas horas de atividades extraclasse e espaço de desenvolvimento infantil (EDI). Ao todo, a prefeitura planeja o funcionamento de 213 escolas nesse regime: as 136 a serem construídas mais 77 em operação, que serão reorganizadas -- um terço delas em bairros da zona oeste da cidade.
Para a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, os 13 mil alunos, aproximadamente, a serem beneficiados, vão ter mais qualidade no estudo, com aulas em tempo integral e professor trabalhando na mesma escola 40 horas semanais. "Será uma escola muito competente, com todos os instrumentos para bom ensino. É um presente para sociedade e, com certeza, os alunos serão bem formados e vão poder seguir a vida estudantil com muita qualidade", disse.
O Vereador Elton Babú destacou que: “Desta forma acredito que daremos um salto na quantidade e na qualidade de crianças atendidas em turno único enos EDI’s (creches) em nossa região... É um projeto audacioso da prefeitura e nossa área esta sendo bem contemplada no número de unidades a serem construiída... Fico feliz de poder participar desta mudança histórica da formação educacional de nossas crianças... Vamos continuar na luta por mais investimentos nas comunidades, transporte, acessibilidade e desenvolvimento social, cultural e econômico de nossa região.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário