quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Sucesso total o evento 19º Presente à Yemanjá em Sepetiba



No dia 3 de fevereiro, Sepetiba testemunhou mais uma linda homenagem dos adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas (Candomblé e Umbanda), para YEMANJÁ, os mesmo lotaram o Clube do Recôncavo para o café da manhã, a apresentação dos jovens talentos do BAMBA NO ARÔ e a roda de louvação a exu para pedir caminho para o evento.
Durante a caminhada pelas ruas São Tarcísio, Dr. Raul Boaventura, Bom Nome e Recôncavo a população lotou as calçadas e pedia as bençãos dos defumadores e água de cheiro que eram levados na caminhada.
A tenda montada na Praia do Recôncavo e que leva o nome do idealizador do evento, o saudoso Paulo d’Oxossi de Sepetiba, foi totalmente ocupada para o ritual em louvor a Yemanjá, que em seguida teve as oferendas (presentes), levados as águas por barqueiros contratos e neste momento uma grande emoção tomou conta das areias da Praia do Recôncavo.
Aliás, emoção foi o tom dado a este evento e já abertura no clube, se percebia o coordenador Paulo Mendonça, muito emocionado agradecendo o envolvimento e a confiança dos coordenadores e do patrono Jorge Babú e o abraço coletivo deles na abertura da caminhada. Outro ponto de muita emoção foi quando fizeram uma justa homenagem ao saudoso Mazinho do Boiadeiro.
Este ano os organizadores e perticipantes tiveram mais um motivo para comemorar, que foi a inclusão do evento no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, por Lei de autoria do vereador Elton Babú, já sancionada pelo prefeito.
Foi mais um evento de grande beleza e boa energia.


Esses realizaram o 19º PRESENTE À YEMANJÁ EM SEPETIBA
Patrono: Jorge Babú
COORDENAÇÃO: Abigail Kanabogy, Edna Lima, Flávia d’Oxum, Jorge d'Ogum, José Carlos d’Oxossi, Lili Careca d’ Oxum, Maria Preta d’Xangô, Margareth d’Oxum, Paulo Mendonça d’Xangô, Pretinha d'Iansã e Rodrigo d’Avimaje.
Grupo Jovem FUTURO DO AXÉ
Coordenação: Angela Mendonça
Obs.: A coordenadora Joyce d’Oxumare (Não participou do evento por estar em preceito iniciação.)
Menbros: Allan d’Logun Edé, Carol Cabral e Victor d”Oxossi
ORGANIZAÇÃO: Aline Rocha, Daniele d’Oxum, Desirée, Dienes Rocha, Eduardo, George Tompson, Gláucia Gomes, Gordinho Babú, Heidi Labanca, Igor, Ivan, Josiane Pereira, Juçara, Kafurinã, Leleco d’Xangô, Madalena de kposu, Manoel D’Oxossi, Marcelo Varanda, Marco d’Oxalá, Maria Lúcia d’Oxum, Mayara, Nilton Grande, Paulo Estevão Mendonça , Priscila, Renato de Osogyan, Rodrigo Dias, Solange Matias, Suely d’Oxum, Tania d’Iansa, Tarciso Ferreira, Tatiana d’Bara e Thaís.


-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

ASSITA OS VÍDEOS NO YOUTUBE do evento em 2013:
Cafe da Manha e Bamba no Aro 19º Presente à Yemanja em Sepetiba
http://www.youtube.com/watch?v=5R0jl2Bczq0&list=UUcg6-6HesXbyOXaHa2CABCw
Roda de Exú no 19º Presente à Yemanja em Sepetiba
http://www.youtube.com/watch?v=BlILzSnOit8&feature=youtu.be
Caminhada no 19º Presente à Yemanja em Sepetiba
http://www.youtube.com/watch?v=FQlenuNIiTI
Louvação à Yemanjá no 19º Presente à Yemanja em Sepetiba
http://www.youtube.com/watch?v=NWVa-t2yBZM
Entrega de Oferendas no 19º Presente à Yemanja em Sepetiba
http://www.youtube.com/watch?v=wOviJxIG38Q&feature=youtu.be

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

Nenhum comentário:

Postar um comentário