terça-feira, maio 10, 2011

ThyssenKrupp CSA e Instituto Bola Pra Frente renovam a Copa Social

Projeto socioesportivo atenderá centenas de crianças e adolescentes de Santa Cruz

A ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico e o Instituto Bola Pra Frente lançam no dia 11 de maio (quarta) a segunda edição da Copa Social CSA, projeto socioesportivo destinado a promover a integração e a educação de crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas, artísticas e culturais. A iniciativa foi concebida para alcançar cerca de 620 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, além de 80 adultos, entre pais e responsáveis, moradores do complexo das 19 comunidades da Reta João XXIII, em Santa Cruz.

O evento vai contar com a participação do jogador Washington “Coração Valente” (ex-Fluminense, ex-São Paulo), padrinho desta edição da Copa Social CSA, do diretor de Sustentabilidade da ThyssenKrupp CSA, Luiz Cláudio Castro, além de lideranças comunitárias da região.


A Copa Social CSA foi idealizada a partir dos resultados da análise do diagnóstico social e Censo demográfico realizados pelo Instituto Bola Pra Frente em parceria com a ThyssenKrupp CSA, que patrocina o projeto. O projeto atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos, oferecendo oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura, e ampliando o conceito de “craque” para habilidades reconhecidas não apenas no esporte, mas principalmente em outros núcleos em que eles estão inseridos: a família, a escola e a comunidade. Para participar das atividades as crianças precisam estar regularmente matriculadas nas escolas da rede pública de ensino da região.

“A nova edição da Copa Social CSA é um evento recreativo e esportivo, que visa a integração dessas comunidades. Essa Copa Social vai funcionar como uma grande preparação para a implementação de todas as etapas da metodologia do Instituto Bola Pra Frente em Santa Cruz, no mesmo modelo de sucesso que já ocorre em Guadalupe, no Complexo do Muquiço. Por meio do futebol, suas regras, seus nomes e fatos, as crianças recebem apoio pedagógico e se preparam para o exercício pleno da cidadania. Nesse ano de 2011, a CSA vai permitir que, brincando de bola, os meninos e meninas de Santa Cruz tenham a oportunidade de se desenvolver mais na escola, ao mesmo tempo em que se preparam para a vida e para o trabalho no futuro. Esse projeto faz parte do grande programa da CSA de educação para o trabalho, que começa nas escolinhas de letramento, continua no Instituto Bola Pra Frente e desemboca nas escolas técnicas locais (Erich Heine e SENAI Itaguaí), já entregues pela CSA em 2011”, disse Luiz Claudio.

O Censo
O Censo Reta João XXIII visitou 4.889 domicílios, entre os meses de maio e setembro de 2009, recenseando, no total, 17.022 moradores, o que corresponde a 74% dos moradores do Complexo, sendo a população total estimada em 22.968 moradores. O Censo 2009 contou com a participação de 11 recenseadores das próprias comunidades pesquisadas e revelou que o Complexo Reta João XXIII é formado por 19 comunidades e uma localidade, o que permite uma melhor delimitação da intervenção social a ser feita.
Além dos recenseadores, integraram a equipe do Censo 2009 um dinamizador comunitário, dois geógrafos, um cientista social, três estatísticos, dois digitadores, um consultor e um coordenador técnico.
O questionário do Censo continha 116 perguntas, voltadas para avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda per capita, ramo de trabalho predominante, quantidade de moradores por faixa etária, quantidade de moradores por gênero, escolarização dos moradores, características gerais dos moradores (raça, religião, naturalidade etc.), preferências esportivas, moradores contribuintes do INSS, domicílios contribuintes do IPTU, tipo de arruamento, amostra sócio-cultural, avaliação de serviços públicos e avaliação da percepção dos moradores com relação à chegada da ThyssenKrupp CSA, bem como o perfil dos trabalhadores da empresa que moram na região estudada.
Segundo Jorginho, presidente do Instituto Bola Pra Frente, “a iniciativa da CSA é inovadora, pois a empresa começou suas atividades sociais com um diagnóstico, feito pelos próprios moradores, que foram capacitados para isso. Por meio do Censo, temos todas as informações necessárias para desenvolver um programa social sob medida para as necessidades das comunidades. Além disso, vamos reaplicar uma tecnologia social, que utiliza a linguagem e o fascínio do esporte para transformar indicadores sociais e que apresentou um grande impacto educacional no Complexo do Muquiço, onde é a sede do Instituto. O Brasil vai se tornar o centro do esporte mundial nos próximos anos e temos que aproveitar todo esse potencial dos megaeventos para a promoção social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário