quinta-feira, dezembro 30, 2010

COMZO - Conselho de Mulheres da Zona Oeste realizou o IV Seminário com o tema: MULHERES PRETAS DE CONSCIÊNCIA





No dia 26 de novembro na Casa SerCidadão, aconteceu o IV Semniário e desta vez deu foco ao tema MULHERES PRETAS DE CONSCIÊNCIA, sob a coordenação da Cleonir Alves - tia Gaúcha (Educadora Jurídica Popular e Coordenadora do Conselho de Mulheres da Zona Oeste), e teve como palestrantes em diversos painéis as seguintes personalidades: Irineia Diolinda (Conselheira Tutelar CT 10 e militante de diversos segmentos sociais e culturais do Rio de Janeiro), Schuma Schumaher (REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano/ AMB), Nabby Clifford (Movimento Preta é a minha cor), Elizete Napoleão (Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM), Jurema Batista (Militante política e Movimento Negro) e a jovem Mayara Tavares.
Ao falar da escolha do tema, a tia Gaucha declarou: “Somente nos países de língua espanhola, “negro” significa cor. No Brasil não falamos espanhol e usamos essa palavra só para designar coisas ruins. E isso foi o que os nossos antepassados foram obrigados a aceitar durante a escravidão. Eles não diziam que tinham orgulho de ser negros, pelo contrário eles tinham nojo da escravidão e da maneira como eram tratados. Devemos ter orgulho dos nossos antepassados e não daquilo que eles foram obrigados a ser: Negros e Escravos. Preta é minha Cor! E quero provocar as mulheres a exigirem os nossos direitos de cidadãs e o respeito a minha cor.
O COMZO - Conselho de Mulheres da Zona Oeste, continua na luta apara implantação da DEAM em Santa Cruz e por melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do bairro e região e para isto sempre participa de atos promovidos em nossa cidade, estado e todo o Brasil e realiza anualmente a cainhada da mulher e contra a violência domestica em Santa Cruz. Além de participar das discurssões e fóruns de interesse das mulheres.

Fotos: Paulo Mendonça
Matéria: Eda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário