segunda-feira, junho 21, 2010

BUSCANDO SOLUÇÕES PARA A COMUNIDADE


Assim foi a 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA COMUNITÁRIA EM NOVA SEPETIBA mobilizada pelo CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA



Na 1ª APC - Audiência Pública Comunitária, realizada no dia 15 maio, na Escola Municipal júlio Cesário de Melo, pelo CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA, tendo como temas: TRANSPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO, teve o objetivo de cobrar os direitos garantidos pela constituição, teve o seu foco na comunidade de Nova Sepetiba.

Estiveram presentes 69 moradores, 27 representantes de associações, instituições sociais, mídia e conselhos (Associação de Moradores de Nova Sepetiba, SPDM, Cedaps, TV Tagarela, BEMTV, CODS, Sindsprev - RJ, Casa de Saúde Croácia, CCS-ACSP 27, Real Noticias, Conselho Tutelar 10, Conselho Distrital de Saúde AP 5.III, COMZO, Midia Comunitária, Bloco União de Nova Sepetiba, CEMAS e outras), 12 representações políticas, representando o poder público e serviços enstiveram: Miltinho Babú (Administrador Regional de Santa Cruz) Professora Valéria Rabello (10ª CRE-Coordenadoria Regional de Educação), Ten PM Canito (Chefe de policiamento na área - 27º BPMERJ), Leila Marino (Coordenadora da CAP 5.3, Jorge (Unidade PSF Nova Sepetiba), José Antônio (Coordenadoria AP 5 da SMTR), José Inocêncio (Empresa Transporte Zona Oeste), Milton Mano (representando o Lider do Governo da Câmara, Vereador Adilson Pires) e representantes da Guarda Municipal e Metropolitana IV da Secretaria Estadual de Educação , entre outras presenças.

O evento que foi conduzido pelo Anderson Murilo do CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA, teve vasta participação da plenária, que foi prontamente respondida pelos membros da mesa e tirou como propostas para serem implantadas: Linhas de ônibus para o Centro, Zona Norte (Madureira) e Barra da Tijuca com tarifa de R$ 2,35, também com carros de ar condicionado de tarifa A na linhas acima citadas. Trazer a linha S03 (Largo do Aarão X Campo Grande) para Nova Sepetiba, pois beneficiaria os moradores que teriam mais opções e a empresa que teria um fluxo maior de passageiros. Implantar “abrigo” em pontos de ônibus em todo percurso da estrada de Sepetiba, pois não há nenhuma proteção em dias de chuva e forte calor. Fazer o calçamento de toda a estrada de Sepetiba priorizando, a entrada da comunidade onde situa-se a escola Júlio Cesário de Melo e os pontos de ônibus, pois não há distinção entre rua e calçada. Trazer de volta a Guarda Municipal atuando no sinal de trânsito em frente a escola (E.M.J.C.M). Fazer cumprir a lei de gratuidade nos ônibus para os estudante, idosos e deficientes físicos, pois a mesma não se cumpri. Implantar uma UPA no bairro de Sepetiba (preferêncialmente em Nova Sepetiba). Reforma do prédio para o funcionamento da Clínica da Família (PSF) e ampliar o quadro de funcionários capacitados e Agentes Comunitários de Saúde. Ampliar o quadro de funcionários dos Agentes de Endemia e Combate a Dengue e diminuir a burocracia para soluções de problemas encontrado por estes. Implantar os programas EJA/PEJA no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca e na Escola Municipal Júlio Cesário de Melo. Aumentar o corpo docente das duas instituições de ensino citadas anteriormente, pois as mesmas tem sofrido com a falta destes profissionais. Diminuir a burocracia para disponibilização do espaço físico das escolas para execução de projetos (culturais, esportivos e educacionais) em parceria com instituições sociais da comunidade. Desenvolver e executar projetos de reforço escolar nas duas Instituições de Ensino. Implantação de mais duas creches infantis, sendo prioritário uma no setor 3 e 4 da comunidade.

Algumas das questões discutidas também irão beneficiar os moradores de comunidades vizinhas e de Sepetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário