sexta-feira, julho 17, 2009

POPULAÇÃO PERDERÁ ATENDIMENTO DE ORTOPEDIA NA CROÁCIA




Por determinação da Secretaria Municipal de Saúde, a Casa de Saúde República Croácia, a partir do dia 1 de agosto (3 de agosto – segunda-feira), não poderá mais atender aos pacientes de todos os bairros da região, que procurarem o atendimento médico no setor de ORTOPEDIA, que atualmente atende a cerca de 220 pacientes por dia e o serviço passará a ter que ser marcado através dos postos de saúde e com a capacidade reduzida para 40 pacientes por dia.

O fato foi divulgado durante os festejos dos 442 anos de Sepetiba, já que a Casa de Saúde República Croácia está sediada no bairro, o anúncio tornou-se um “presente de grego” da Prefeitura ao bairro. Mas além de atingir a sofrida população de Sepetiba, esta suspensão do atendimento da ORTOPEDIA NA CROÁCIA, irá atingir todas as comunidades dos bairros de Santa Cruz, Paciência, Cosmos, Inhoaiba e Campo Grande, além de pacientes de outros bairros da cidade do Rio de Janeiro e municípios vizinhos como Itaguaí, Seropédica e Nova Iguaçu.

Os membros do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3 (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba), ao serem informados desta situação durante a reunião de plenária mensal, realizada no dia 4 de julho, decidiram por solicitar uma reunião da executiva do conselho com representantes da secretaria.
Ao falar sobre o fato, o presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3, Adelson Alípio, declarou: “É lamentável a informação de redução de serviços médicos ofertados, principalmente de consulta ambulatorial de ortopedia na Casa de Saúde Republica Croácia – entidade filantrópica conveniada ao SUS, localizada no bairro de Sepetiba, fundada em 08.05.1964, que até esta data é responsável por disponibilizar essa assistência a população da Zona Oeste, chegando até a atender aos moradores dos municípios vizinhos. A plenária concorrida pelos membros conselheiros, realizada no dia 4 de julho de 2009 do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, solicitou e espera que em uma futura reunião com os gestores do SUS do nível central da Secretária Municipal de Saúde, possa nos esclarecer como teremos garantido esse serviço na Zona Oeste, já que até as UPAs do governo estadual desistiram de ofertar o serviço de ortopedia. Nossa região não poderá perder mais nada!”
Outra reação da sociedade local é um abaixo assinado, denominado de “MANIFESTO CONTRA A REDUÇÃO DO ATENDIMENTO EM ORTOPEDIA NA CASA DE SAÚDE REPÚBLICA CROÁCIA”, que está recolhendo assinaturas em organizações comunitárias, religiosas, educacionais e no comércio. Além de estarem pensando em atos públicos no bairro e diante do prédio da prefeitura.
Ao comentar a decisão da Secretaria Municipal de Saúde em reduzir o número de atendimento e da necessidade dos pacientes terem de ser encaminhados pelos postos de saúde, impedindo o atendimento direto, o Dr. Luiz Galdemam, falou em da direção da Casa de Saúde Republica Croácia, fez questão de destacar a sua preocupação com a decisão, por não ter sido apresentado uma alternativa para os pacientes que irão exceder do atendimento ambulatorial de ortopedia que atualmente é de cerca de 220 para 40 e os que são vítimas de pequenos traumas, como pequenas fraturas, torções e acidentes esportivos, inclusive os alunos das escolas da região, que sempre são atendidos. Outro ponto que destacou foi o índice de atendimento por bairro, sendo: 20% Sepetiba e Guaratiba, 35% Santa Cruz, 30% Campo Grande e 15% outros bairros e municípios, que deixa claro que o serviço é regional. “... Como as pessoas sabem que só aqui tem atendimento de ortopedia, elas acabam vindo até na véspera para garantirem o atendimento, o que sempre procuramos orientar é que a Casa de Saúde Republica Croácia, no setor de ORTOPEDIA, funciona das 8 ás 16 horas e não há necessidade de fazerem este tipo de sacrifício... Inclusive estávamos organizando o atendimento aos sábados e domingos para as pessoas que trabalham e precisam de tratarem de dores provocadas por desvios de coluna e outras doenças dos ossos... Onde estes pacientes serão atendidos a partir do dia 3 de agosto?”, afirmou o Dr. Luiz Galdemam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário