quinta-feira, fevereiro 25, 2016

22º Presente à Yemanjá em Sepetiba FOI ESPETACULAR!


Parcial da caminhada no evento


Patrono Jorge Babú e alguns dos coordenadores do evento

No domingo 21 de fevereiro, o “Povo do Asé”  (Candonblé, Encantaria, Ifá, Magia Cigana e Umbanda) superlotou o salão e a frente do Iate Clube de Sepetiba (Naútico), assim como toda a Orla da Praia do Recôncavo para louvar as divindades e homenagear Yemanjá em sua vigésima segunda edição do evento.

A atual coordenadora geral, Etemí Flávia d’Osun, emocionada agradeceu a presença de todos (inclusive os vistantes de São Paulo e Portugal), ao patrono Jorge Babú, ao vereador Elton Babú, aos companheiros de coordenação, aos componentes do Corpo Sacerdotal, cerca de 180 zeladores (as), neste ano, e aos muitos que se envolveram na organização do evento.

O vereador Elton Babú declarou: “Quando fiz a Lei para incluir este evento no Calendário Oficial de Eventos da Cidade do Rio de Janeiro, fiz motivado pela minha fé religiosa e pelo empenho desta equipe de guerreiros que realizam este evento, quena época tinha na coordenação geral o meu amigo, companheiro Paulo Mendonça d’Sangô, que abriu mão da posição para ver crescer ainda mais este lindo e emocionante evento.

Ao falar o patrono do evento Jorge Babú, emocionado falou do sucesso da união dos zeladores (as) no Corpo Sacerdotal, da dedicação dos coordenadores do evento e da equipe que colabora na organização durante um mês antes do dia do evento e fez o desafio de que em 2017, a concentração, café da manhã, show e roda de Exú, aconteça numa Praça de Sepetiba, pois não tem espaço fechado que comporte a multidão participante no evento e que a louvação deixe de ser na quadra e a tenda passe a ser montada na Praia, pois uma tenda só também não está mais sendo suficiente para abrigar todos os participantes. “Somos do tamanho que desejarmos ser!... E no 23º Presente à Yemanjá em Sepetiba, iremos parar o bairro”, disse BABÚ.

Convidado a falar na abertura do evento, o Babalorisá Paulo Mendona d’Sangô, destacou a luta do vereador Elton Babú para aprovar a Lei 5391/2012 que incluí o evento no calendário da cidade e união do “Povo de Asé”, através da brilhante ideia da Etemí Flávia d’Osun no Corpo Sacerdotal e agradeceu aos profissionais de mídias e fotógrafos pela cobertura do evento.

O evento nesta edição teve a coordenação formada por: coordenadora geral Flávia d’Oxum - coordenador adjunto:Rodrigo d’Avimaje - coordenador de divulgação; Paulo Mendonça d’Xangô - Coordenação Executiva: Ana Deolindo, Edna Lima, José Carlos d’Oxossi, Maria Preta d’Xangõ e Coordenação do Grupo FUTURO DO AXÉ: Angela Mendonça e Coordenação Adjunta do Grupo FUTURO DO AXÉ: Desiree Costa.

A Defesa Civil Municipal - Oeste, único órgão publico a participar no evento, fez o cálculo da presença de público em cerca de 7 mil pessoas.  Vale destacar que foi solicitado com antecedência o apoio tanto da CETRio, Guarda Municipal e do 27º BPMERJ e não compareceram ao evento.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário