quarta-feira, dezembro 09, 2015

Crise financeira vai afetar o consumo para as festas de final de ano



Com os preços em alta e dívidas para acertar, as festas de final de ano vão ficar comprometidas.

O tradicional costume de trocas de presentes e de confraternizações entre familiares e amigos nas festas de final de ano, ficará prejudicado pela crise financeira.

O que se observa nas compras costumeiras desta época festiva é que a população com menos dinheiro disponível e com o crédito comprometido pelas altas taxas de inadimplência com lojas e cartões de crédito, fará que o consumo seja muito reduzido, atingindo em cheio o comércio varejista de todos os setores. Já se falando em redução das vendas em cerca de 30%. O recesso econômico que está devastando o país não poupou ninguém e ainda sentimos os estragos no rastro desse furacão.

Desta forma o comércio não promoveu como de costume o aumento de seu quadro de funcionários com a contratação extra e as lojas que fizeram, foi em número reduzido em comparação há outros anos.

O desemprego e a possibilidade de atraso do pagamento do 13º salário por órgãos públicos do estado e empresas contribuem ainda mais com a crise do consumo para as festas.

O momento de instabilidade financeira e política que o país atravessa vem gerando um certo pânico na sociedade e isso afeta direto o consumo.

Passado as festas que terão menos presentes e algumas lembrancinhas  e mesas com menos fartura, a população terá de encarar o inicio do ano com taxas e impostos e o receio do aumento da recessão e o temor do fantasma do desemprego e os empreendedores com a preocupação da redução do consumo de bens e serviços, fazendo que a crise seja ainda mais sentida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário