sexta-feira, março 14, 2014

O Passeio Ciclístico de Santa Cruz


Faz parte do Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, que tem como objetivo, incentivar a sociedade de forma geral a conhecer a história do bairro de Santa Cruz, 447 anos (1567 - 2014). E dentro de suas atividades socioculturais, sem fins lucrativos realiza o tradicional Passeio Ciclístico, aos pontos históricos do Bairro de Santa Cruz há 25 anos (1989 - 2014), que tem como idealizador e gestor o Reinaldo Azevedo – Foto REI.
O evento vem crescendo de forma geométrica e merecendo especial atenção e participação da comunidade santa-cruzense, a cada edição famílias inteiras, podem ser vistas e o apoio dos órgãos federais(BASC, BESENG Villagran Cabrita), estaduais (27° BPMERJ), municipais XIX RA, Subprefeitura da Zona Oeste, CET RIO, AP 5.3, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Villa Olímpica Oscar Schimidt), Evangélico(CADESC) e iniciativa privada :Santa Cruz Shopping, Colégio CEEANO, Claudinho do Som,Jornal Real Notícias, Alô Comunidade, que em parceria, atendendo a solicitação do organizador do evento, tem selado com êxito as edições anteriores, inclusive com publicação no Diário Oficial do Município.
Os passeios acontecem em média de 3 - 4 vezes no ano: mês de abril 27/04/14, 15 de junho (Jesuítas), 31 de agosto (Villa Olímpica Oscar Schimidt) e 19 de outubro de 2014. Datas expressivas para o nosso pais e em particular para o bairro de Santa Cruz .
Os Ciclistas amadores em sua grande maioria e profissionais, participantes do evento (média de 400 - 500 ciclistas) percorrem pontos históricos do bairro, como o interior da Base aérea de Santa Cruz (Hangar do Zeppelin de 1936 - Tombado pelo IPHAN), interior do Batalhão Villagran Cabrita (Exército Brasileiro - Antigo Convento Jesuítico, Antigo Palácio Real, Imperial de Santa Cruz, CADESC – Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Cidade das Crianças, Ponte dos Jesuítas (Tombada pelo IPHAN), Percorre o interior do Antigo Matadouro Imperial de Santa Cruz de 1881, a orla marítima da Baía de Sepetiba e outras localidades. Sendo a concentração na Praça de Areia Branca e estacionamento do Santa Cruz Shopping.
O Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, foi a base para a criação da Lei Municipal 5262 de 03.05.2011, de autoria do Vereador Elton Babú, que denominou as 7 Maravilhas do Bairro de Santa Cruz, que foram eleitas através de enquete popular organizada por Reinaldo Azevedo.
Quem desejar saber detalhes e participar dos eventos deste ano pode entrar em contato com o diretor do projeto, Reinaldo Fernandes de Azevedo / Jornalista – Repórter Fotográfico, no endereço: Avenida Engenheiro Gastão Rangel, 1287, Santa Cruz, telefones: 7704-4852 / 3365-0222 ou pelo E-mail: fotosreilegal@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário