segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Festa à Yemanjá em Sepetiba

Sucesso!
20º Presente á Yemanjá em Sepetiba reuniu milhares de participantes

No dia 9 de fevereiro, um domingo de muito sol e intenso calor, milhares de adeptos das religiões de matrizes africanas e espiritualistas fizeram a vigésima edição da festa em louvor à IEMANJÁ e participaram do café da manhã, show e roda de exu no Clube do Recôncavo, caminhada pelas Ruas São Tarcício, Dr. Raul Boaventura e Praia do Recôncavo, celebração na tenda e entrega das oferendas e deram assim um colorido especial em Sepetiba.

Este o evento que tem como Patrono JORGE BABÚ, tem na coordenação geral Paulo Mendonça d’Xangô este ano a composição da executiva teve: Angela Mendonça (Grupo Jovem FUTURO DO AXÉ), Edna Lima, Flávia d’Oxum, Lili Careca d’ Oxum, Margareth d’Oxum, , e Rodrigo d’Avimaje (Tendo sido justificada a ausência de Abigail Kanabogy, Maria Preta d’Xangô e Leleco d’Xangô, assim como o desligamento por decisão do coordenador geral de Pretinha d’Iansã no dia 8/2). Na responsabilidade dos atabaques no clube e no caminhão de som ficou o José Carlos d’Oxossi e na tenda Henrique Omofaiya. O show de dança cigana do Espaço de Dança, Arte e Cultura CYNTIA VALQUÍRIA, foi apresentado pelo locutor Toni da Hora e teve em seguida uma linda e emocionante homenagem a entidade Rainha Cigana, onde o Ogãn José Carlos d’Oxossi cantou a cantiga de composição da saudosa Yalorixá Eulina d’Iansã que fez a composição em homenagem a esta entidade e a katja Bastos (rainha da Magia Cigana) e o Cesar Bastos (Duque de Guerra da Magia Cigana), foram homenageados também.

A caminhada foi saudada por moradores por onde passou e o calçadão da Praia do Recôncavo esta lotado para receber os participantes.

Na tenda a vibração em todas as nações das religiões de matrizes africanas foi espetacular e teve a participação especial do Babalorixá Renato d’Obaluaê, um dos fundadores do evento, que foi convidado a entoar o Hino a Umbanda.

Na beira da Praia do Recôncavo um lindo e emocionante ritual das entidades que lá se manifestaram dando um lindo toque no ato religioso.

No momento da entrega das oferendas a Iemanjá, foi cobrada o respeito ao meio ambiente, morada das divindades da religiosidade e nas embarcações aconteceu à fiscalização para que nenhum objeto que agredisse o ambiente fosse colocado na baía. E colaboraram nesta tarefa a Ekede Lili, Alex Sandro Araujo e o barqueiro Lequinha.

Assim deu-se o sucesso do “20º Presente à Yemanjá em Sepetiba.

Fotos: Helcio Peynado e Paulo Estevão Mendonça




































http://realnoticias.com.br/presente_yemanja_sepetiba_2014.html

ASSITA OS VÍDEOS NO YOUTUBE do evento em 2014:
Celebração das nações na tenda Paulo d'Oxossi de Sepetiba (em memória) - http://www.youtube.com/watch?v=igDQkuU2cZo&feature=youtu.be
Entrega das oferendas e encerramento - http://www.youtube.com/watch?v=Irr-6wOfD4s&feature=youtu.be

Um comentário:

  1. CANARINHO3:46 PM

    UMA FESTA MUITO LINDA, SEPETIBA MERECE, PARABÉNS A PAULO MENDONÇA E EQUIPE..

    ResponderExcluir