quinta-feira, outubro 16, 2008

O PROGRAMA SANEANDO SEPETIBA COMEÇOU A SER PREPARADO PELA PREFEITURA EM 2001

Em 2002 a Secretaria Municipal de Obras promoveu Audiência Pública no Clube do Recôncavo e apresentou o projeto das obra


Em 2001, quando assumiu a Secretaria Municipal de Obras Eider Dantas, por ser conhecedor das enormes dificuldades de Sepetiba, pela falta de infra-estrutura e saneamento básico, ele assumiu um compromisso de realizar obras no bairro.
Em 2002, apresentou em Audiência Pública, na quadra do Clube do Recôcavo, um mega-projeto de obras, o que logo foi atacado pelos seus opositores no governo estadual e federal e inclusive pelos seus representantes na região, que era apenas mais uma promessa política que não seria cumprida. E durante cinco anos, Eider Dantas foi cobrado como Secretário Municipal de Obras pelo compromisso que havia assumido, mas sempre renovou a proposta de que Sepetiba teria saneamento, tratamento de esgoto sanitário e urbanização.
Durante o período de permanência do casal Garotinho no governo estadual, não foi assinado o convênio de transferência da respon-sabilidade do esgotamento sanitário para a Prefeitura do Rio. Finalmente em 2007 o Governador Sérgio Cabral, atendeu o pedido do Prefeito Cesar Maia e do Secretário Eider Dantas e assinou a transferência da responsabilidade do esgotamento sanitário da Zona Oeste (Sepetiba, Guaratiba, Pedra, Santa Cruz, Paciência, Cosmos, Campo Grande e demais bairros até Deodoro) para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o que possibilitou a Prefeitura fazer o empréstimo com a CEF - Caixa Ecônomica Federal e completar os recursos necessário para execução das obras.
Vale destacar que foi muito importante a atuação dos Deputados Federais do Rio, entre eles destaco aqui o Rodrigo Maia e a Solange Amaral, que formaram um bloco de pressão na Câmara dos Deputados, em Brasília, para a liberação do empréstimo. E na ALERJ - Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, foi o resultado dos Deputados Estaduais, que fizeram pressão junatamente ao Governador para a celebração da transferência, já que a CEDAE não tinha capacidade de realizar tais obras de sanemento na Zona Oeste e em especial em Sepetiba, que foi o primeiro programa. Neste caso destaco a atuação do Deputado Estadual Rodrigo Dantas, que também conseguiu provocar que a CEDAE fornecesse toda a nova tubulação de água potável para ser instalada no bairro.
Aos que não acreditavam que o compromisso iria ser cumprido, aí estão as obras que irão trasnformar Sepetiba, num bairro com mais saúde.
Alguns que na época estavam na oposição, agora se colocam como autores de tal desafio, mas sequer participaram de todo este processo que foi a nível de primeiro escalão dos governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário