sábado, setembro 10, 2016

Respeito e lealdade TODOS PODEMOS TER!

Ao longo de minha jornada de vida e na militância, social, política, religiosa, comunitária e de mídia, venho observando que a sociedade tem se afastado do respeito ao próximo, aos direitos individuais e coletivos, assim como deixando de ser leal ao seu princípios, ideiais e compromissos assumidos. É claro que este comportamento gera um tamanho mal estar e uma reação natural do desrespeitado e do que sofreu a traição, pois somos todos humanos e na maioria das vezes não conseguimos simplesmente oferecer o outro lado da face.

É tão fácil não criar expectativa no outro quando se diz a verdade e só se assume aquilo que é capaz realmente de cumprir. Não devemos nos esconder atrás de máscaras e desculpas e sim encarar de frente e olho no olho dizer com respeito o que pensamos e esperamos dos outros e assim deixarmos claro o que estamos combinando ao invés de esperar os atropelos dos fatos para então apresentar as desculpas criadas ou geradas nas circunstâncias dos acontecimentos, que na maioria das vezes são frutos de nossas interpretações equivocadas. Precisamos exercitar o hábito de assumir nossa parcela de culpa e a coragem de pedir desculpas e propor um novo acerto, seja na vida particular ou coletiva, pois assim iremos ter menos culpas para justificar e ações para corrigir.

Quem me conhece de fato sabe que sou explosivo, mas também capaz de reconhecer minhas limitações e falhas e de pedir desculpas de fato e corrigir o rumo da vida.Perfeito não somos, mas precisamos ter coragem de reprogramar a rota em cada instante que a vida nos dá. Não estamos nesta terra a passeio e o universo irá cobrar a conta de cada ação equivocada, sem a devida correção.

Sejamos corajosos e verdadeiros e assim teremos uma sociedade com mais respeito e lealdade.


Paulo Mendonça
*Publicado como editorial na edição 253 - setembro de 2016 do Jorna REAL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário