segunda-feira, março 18, 2013

Em homenagem aos poetas



Com a publicação das obras de quatro poetas de nossa região, sendo eles CANARINHO DE SEPETIBA, GENITA C. LEMOS, MILTON JORGE HAUAT e PAULO MENDONÇA, prestamos a nossa homenagem pelo “Dia do Poeta” (14 de março), à todos aqueles que se dedicam a arte da poesia, escrevendo, lendo ou declamando as mais diversas formas desta expressão da vida.
Fazemos esta homenagem por acreditar que temos que dar asas aos nossos pensamentos, que idade não impede a criação da poesia e nem encerra as nossas lembranças e nossas certezas e nem as dúvidas.

Sepetiba

Canarinho de Sepetiba

Sou Sepetiba, sou Rio de Janeiro.
Sou comunidade carente, sou o
Povo brasileiro.
*
Sou mar, sou praia, sou pescador,
Sou sem teto, sem saúde, sem escolas más tenho amor.
*
Sou passageiro no ponto de ônibus esperando condução,
Sou pedreiro atrasado que espera o trem na estação.
*
Sou Tupi-Guarani índio valente dono de tudo isso aqui.
Terra do sapê onde se pescava com flecha antes do homem
branco aparecer.
*
Sou menino sonhador que sonha com o progresso,
sem agredir o meio ambiente, Sepetiba merece respeito eu confesso.
*
Sou antes do Império, quando a família Real aqui chegou.
o caso ficou sério, o Pau-Brasil cantou saudando o homem sério que a terra do índio tomou.


Do livro “Nas Asas do Canarinho”


SOCIEDADE

Milton Jorge Hauat

Meu simples viver
Ora gostoso, ora de amargura
Parte do meu ser:
Normalidade ou loucura?
Ah!!! Nada somos, é o que penso
Umas simples poeiras,
Nesse mundo imenso
De tantas ações traiçoeiras
Do contexto, somos parte
Cheios de princípios, destarte,
De uma envelhecida sociedade
Onde os valores são atingidos,
Homens de bem, incompreendidos ,
Os interesses acima da verdade.


Do livro “Poesia Não Tem Idade”


Poeta

Genita C. Lemos

Dizem que o poeta sonha acordado
Não sou diferente, vivo sonhando que o céu é cor-de-rosa,
A lua é prateada, os raios do sol são dourados.
Sou da vida enamorada
Amei e fui amada
Passará o tempo, passará tudo que mais amei
Não passará a poesia que está no meu sangue
e nas minhas veias.


Do livro “Eternas Lembranças”


CERTEZA

Paulo Mendonça

Se eu fosse o sol,
Aqueceria-te.
Se eu fosse a terra,
Receberia-te.
Se eu fosse a lua,
Iluminaria-Te.
Se eu fosse o mar,
Você poderia banhar-se.
Como sou apenas um homem,
Só posso dedicar-me a te amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário