sábado, dezembro 08, 2012

Um sono de qualidade



O sono tem importante papel na vida do homem, influenciando condições físicas, psicológicas e sociais. Como passamos um terço de sua vida dormindo, qualquer alteração na quantidade ou qualidade do descanso resulta em alterações nas atividades diárias. Durante o sono o organismo se restabelece dos desgastes e recobra energia para combater o estresse, um dos grandes males que assolam o mundo. Dormir é fundamental, tanto que a ausência dele por longos períodos pode levar a quadros de psicose, alucinações e delírios.
Ao contrário do que se pensa, o sono não é uma atividade passiva, mas um mecanismo ativo do cérebro, com inúmeras funções, inclusive à conservação de energia. Muito se descobriu graças ao exame de polissonografia, onde vários estudiosos puderam desvendar o que era considerado mistério.
O último sono a ser descoberto é aquele em que ocorrem movimentos rápidos dos olhos, chamado REM, rapid eye movements, ocupa apenas 20% do sono de um adulto e todo o restante é denominado simplesmente não-REM. Importante para a qualidade de vida, o sono deve ser respeitado, pois a insônia afeta 1/3 da população. As conseqüências são irritabilidade, dificuldade em concentração e aprendizado, fadiga e cansaço, além de queda na capacidade de trabalho.
Os distúrbios devem ser observados para a correta manutenção da sua qualidade evitando maus hábitos como: usar a cama para assistir TV, ler, estudar; desempenhar atividades que exijam elevado nível de concentração antes de dormir; horários variáveis; uso com freqüência de álcool, tabaco ou cafeína.
Muito mais do que escolher a posição correta pode ser feito para garantir bons sonhos:

1) Vá para cama somente quando está com sono. Ficar rolando de um lado para outro entre os lençóis não ajuda em nada.
2) Tenha uma rotina. Tente deitar-se e acordar todos os dias no mesmo horário.
3) Se o sono estiver demorando em vir, pense em algo monótono - que tal uma palestra sobre álgebra - ou use a técnica da imagem mental, como estar deitada em uma cabana a beira mar, ouvindo apenas as ondas.
4) Esqueça qualquer tipo de bebida com cafeína depois das 18 horas.
5) Mantenha o ambiente onde vai dormir bem escuro. Se não for possível, coloque uma venda nos olhos.
6) Não use o quarto para trabalhar ou realizar qualquer outra atividade. Do contrário, fica mais difícil desligar-se na hora de dormir.
7) Não pratique atividades físicas próximo da hora de dormir.
8) Faça algo que relaxa antes de se deitar. Pode ser um banho morno, ler um pouco, meditar ou tomar um leite quentinho.

Uma força na hora do sono
Na lista, alimentos ricos em triptofano, aminoácido que influencia a produção de serotonina - o neurotransmissor responsável pela regulação do sono e do humor. Para dormir melhor e ter mais disposição, consuma:

Fontes: http://revistavivasaude.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário