sábado, dezembro 08, 2012

AFOXÉ “OMO ALA OKAN” em SEPETIBA


FILHOS DO CORAÇÃO DE OXALÁ

O afoxé e uma manifestação popular de origem africana considerada uma festa Profano-religiosa criada no século XIX por volta de 1894 e 1895.
Os grupos eram formados por negros representantes dos cultos de herança africana e saiu às ruas cantando e recitando várias cantigas e ritmos do candomblé chamados de Oras do gênero Igexa ( gênero afro brasileiro).
Geralmente se homenageia um orixá pertencente à casa de candomblé, já em Salvador, Bahia surgiu em1949, o Afoxé Filhos de Gandhi se torno um grande movimento pela sua popularidade e também da participação de cantores renomados como Caetano Veloso , Gilberto Gil , Maria Bethânia e outros .
Os instrumentos mais tocados que fazem parte desta manifestação q o afoxé ou agbe que consiste em uma cabaça forrada com uma rede de contas ou sementes, os atabaques de três tamanhos diferentes e o agogô formado por dois triângulos de metal dando origem ao ritmo dos instrumentos.
MENSAGEM E PENSAMENTOS.
Deus nos criou com a vantagem de sermos humanos, diferentes de quaisquer criaturas, agraciados com razão e o privilégio de ter o livre arbítrio, podemos discernir o certo e do errado, onde a responsabilidade de escolha prestara contas no juízo final.
Então o importante e que procuramos ser exemplo para Deus, convivendo pacificamente, harmoniosamente, mantendo o respeito e a fraternidade independente de Cor, Raça, Religião e viver socialmente.
“O afoxé “Omo Ala Okan” almeja unificar toda a massa, não só em Sepetiba, mais também a todos os filhos do coração de oxalá”.
Marco Oliveira - Gestor de eventos / Produtor cultural
Informações: Clube Recôncavo de Sepetiba (Rua São Tarcísio). - 94042307 – 33142391 (após as 20h) com Marco

Nenhum comentário:

Postar um comentário