quinta-feira, setembro 23, 2010

HORTAS SUSPENSAS

UMA PROPOSTA EDUCAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL, CONTRA FOME e para combater males da SAÙDE nas comunidades do ROLLAS e VILA PACIÊNCIA

A CIDA JANUÁRIO que é pesquisadora da UFRJ e professora de Geografia do CIEP ISMAEL NERY, no Conjunto Octacílio Camará (Cesarão) e Professora de Projetos no CIEP JOAO VITTA - no Conjunto Octacílio Camará (Cesarão), esta a frente de um projeto de EDUCAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL nas comunidade do ROLLAS e VILA PACIÊNCIA (AÇO).
No ano da BIODIVERSIDADE, o projeto é HORTAS SUSPENSAS: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL, se resume em gerar alimentos, reciclagem, inclusão social e SUSTENTABILIDADE.
Usando três tipos de metodologia que são:
- HORTAS EM PET: UMA PROPOSTA CONTRA FOME
- HORTAS EM CALHAS
- HORTA DE TELHADO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL.
Este projeto é para atender as comunidades da ZONA OESTE, sem Saneamento Ambiental , com esgoto in natura, água sem tratamento . As hortas são feitas sobre o telhado das telhas de fibro cimento (amianto), basta cobrir as telhas com um carpete, sobra de tapete ou tapete de retalhos, colocar um traçado de terra preta com estrume bovino e cultivar: hortaliças(couve, alface, chicória) - temperos (salsa, cebolinha, hortelã, manjericão coentro etc...) - ervas medicinais(poejo, saião, boldo etc...) - É uma alimentação saudável sem condicionantes químicos, basta colocar a escada e tudo está no telhado. Gera uma economia doméstica, evita gastos de cerca de R$ 5,00 (cinco reais) por semana com sacolão, mercados, farmácia.
Além disso a horta reduz o impacto do SOL , tornando o interior das residências mais frescos.
Se você desejar ver uma horta temos uma no telhado é só visitar o prédio anexo do CIEP ISMAEL NERY, no Cesarão (atrás do DPO).
O projeto conta com a parceria da Prefeitura da UFRJ, Grupo de pesquisa GEOESTE-UFRJ e GEA-UERJ.
O projeto horta de telhado já é considerado pela Secretaria de Estado de Educação uma disciplina .
ESTE PROJETO FOI CONSIDERADO PELA UNIVERSIDADE DE CUBA UMA INOVAÇÃO SOCIAL.
A iniciativa precisa de novos parceiros e investidores e quem desejar conhecer de perto pode fazer contato com a CIDA JANUÁRIO nos telefones 21-2573-5904 ou 8572-9588.

Um comentário:

  1. Prezados o Nome real da pesquisadora professora é Maria Aparecida I M Moraes e não CIda Januário. E-Mail contato Joaommoraes@gmail.com

    ResponderExcluir