quinta-feira, setembro 23, 2010

2º Encontro do ENFRENTE as drogas e os 20 Anos do ECA

Com o objetivo de apresentar o “Sistema de Garantia de Direitos (SGD)” e as ações de enfrentamento ao uso de drogas lícitas e ilícitas na região de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, um histórico na criação do movimento “Enfrente as Drogas” e o fortalecimento da rede; a “porta de entrada e saída” na rede sócio-assistêncial e de saúde; apresentação de experiência bem sucedida da educação na prevenção aos educandos; a atuação dos Conselhos de Direitos e os avanços e desafios nos 20 anos do Estatuto da Criança e do adolescente/ECA, aconteceu no dia 6 de agosto, no auditório da Cidade das Crianças em Santa Cruz, o 2º encontro que reuniu cerca de trezentos participantes entre crianças, adolescentes e adultos, alunos de escolas da rede pública e particular da região, representantes da sociedade civil, de organismos públicos e alunos de várias carreiras universitárias.
Foram palestrantes no evento as seguintes personalidades: Marcelo Machado (coordenação executiva), que falou sobre os objetivos da comissão e do evento; Paulo Mendonça (coordenação de divulgação), com a apresentação das propostas e resgate da história do ENFRENTE as drogas, Ten. Cel. PM Danilo – comandante do 27º BPMERJ apresentou um belo trabalho sobre Formação de rede social e o resumo das atividades do PROERD (a equipe estava em um evento fora da região); O psicólogo Israel Cortes apresentou o trabalho da ONG Ser Adolescente e se colocou a disposição dos participantes do movimento; o Luis Granato, em nome da SMSDC – CAP 5.III falou da porta de entrada na área de saúde e os avanços que foram conquistados; as Professoras Luciara e Maríli da SME / E-10ª CRE apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas nas escolas; Foi apresentadas informações sobre o Sistema de garantia de direitos pela Dra. Cristiana de Farias Cordeiro - juíza de direito – titular da 2ª Vara Regional da Infância, Juventude e Idoso da capital, Dra. Juliana dos Anjos - defensora pública - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro – Núcleo da Infância e Juventude, Dra. Gabriela Brant – Promotora – MP 4º Centro de apoio operacional as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Claúdia Bezerra – técnica do Conselho Tutelar 10, Irineia Diolinda – Conselheira do CT 10 e Carlos Laudelino da Comissão de Garantia de Direitos – CMDCA.
O ponto alto do evento foi a cobrança de crianças e adolescentes em criar uma comissão de articulação direcionada a eles e que foi iniciada pela Angela Mendonça que assumiu a coordenação da mesma e recebeu os seus componentes iniciais, sendo eles: Lorrainy, Larissa, Matheus, Douglas e Carla. Os quais já estão iniciando o planejamento de um evento específico para as crianças e adolescentes, no final do mês de outubro e pretendem que o mesmo seja na Cidade das Crianças, com dança, música e atividades.
O concurso da nova logo do ENFRENTE as drogas, iniciado entre alunos da rede pública de ensino da 10ª CRE foi adiado e agora poderá também ter participação de alunos da rede particular de ensino da região, bastando para isto que a escola procure a Luciara na 10ª CRE.A Comissão da Rede local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas - ENFRENTE as drogas, é atualmente coordenado pelo Conselho Tutelar 10 (Paciência,Santa Cruz e Sepetiba) e tem os seguintes órgãos e instituições com assento em sua executiva: 10ª Coordenadoria de Assistência Social, 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Coordenadoria Programática de Saúde AP 5.III, 27º Batalhão de Polícia Militar, Mídia Comunitária e Conselho Comunitário de Segurança - AISP 27 e tem formado os seguintes Grupos permanentes de Trabalho: - Acompanhamento da criação da rede de combate ao uso abusivo; - Divulgação das ações locais, regionais e municipais. - Implementação e acompanhamento de campanhas, programas e projetos de orientação a crianças e adolescentes; - Mapeamento, Monitoramento e Avaliação das Ações da rede local de enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas; - Mobilização das crianças e adolescentes - Organização de palestras, encontros e fóruns.
Destaque para a ativa participação de toda a equipe da CIDADE DAS CRIANÇAS tendo a sua frente a querida e dedicada BIA.
O evento foi encerrado pela linda e emocionante apresentação das crianças e adolescentes do Centro Social para Trabalho Comunitário.
O ENFRENTE as drogas contou mais uma vez com o apoio da FAMA – Faculdade Machado de Assis, ACISC – Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz e o CIEZO – Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário