quinta-feira, setembro 23, 2010

Nossa edição impressa do mês de agosto de 2010 - nº 180

INAUGURADA a UPA João XXIII




O prefeito Eduardo Paes inaugurou a UPA João XXIII, ao lado do ao CIEP Papa João XXIII, em Santa Cruz. A unidade de pronto-atendimento 24 horas localizada na Reta João XXIII vai beneficiar cerca de 200 mil moradores dos bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Com funcionamento dia e noite, a UPA tem capacidade para atender até 12 mil pessoas diariamente.
Estão disponíveis serviços de emergência médica e odontológica, com nove leitos de observação para adultos e quatro para crianças. Haverá ainda sala de reanimação de emergência, com quatro leitos, laboratório de análises clínicas, aparelhos de raio-x e eletrocardiograma.
A unidade é a sexta do tipo administrada pela prefeitura do Rio. As demais estão localizadas na Vila Kennedy, na Rocinha, em Manguinhos, no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus. Esta prevista a inauguração de pelo menos mais quatro UPAs municipais este ano.
O prefeito Eduardo Paes já justificou uma possível falta de pediatras. Paes, que dividiu palanque com os secretário municipal e estadual de Saúde, Hans Dohmann e Sérgio Cortes, o vereador Babú, a coordenadora de saúde da A.P 5.3 Leila Marino e outras autoridades, agradeceu mais de uma vez ao governador Sérgio Cabral, que devido à lei eleitoral não pôde participar do evento.
“Muitas vezes a gente tem tido falta de médicos em alguns lugares, principalmente pediatras. Mas só para vocês entenderem, o problema não é a gente não ter dinheiro ou atraso no pagamento. O problema é que falta pediatra no mercado. O Brasil inteiro vive esse problema. Então, se eventualmente faltar médicos, vocês já sabem que o motivo é esse”, disse Paes.

HORTAS SUSPENSAS

UMA PROPOSTA EDUCAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL, CONTRA FOME e para combater males da SAÙDE nas comunidades do ROLLAS e VILA PACIÊNCIA

A CIDA JANUÁRIO que é pesquisadora da UFRJ e professora de Geografia do CIEP ISMAEL NERY, no Conjunto Octacílio Camará (Cesarão) e Professora de Projetos no CIEP JOAO VITTA - no Conjunto Octacílio Camará (Cesarão), esta a frente de um projeto de EDUCAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL nas comunidade do ROLLAS e VILA PACIÊNCIA (AÇO).
No ano da BIODIVERSIDADE, o projeto é HORTAS SUSPENSAS: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL, se resume em gerar alimentos, reciclagem, inclusão social e SUSTENTABILIDADE.
Usando três tipos de metodologia que são:
- HORTAS EM PET: UMA PROPOSTA CONTRA FOME
- HORTAS EM CALHAS
- HORTA DE TELHADO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL.
Este projeto é para atender as comunidades da ZONA OESTE, sem Saneamento Ambiental , com esgoto in natura, água sem tratamento . As hortas são feitas sobre o telhado das telhas de fibro cimento (amianto), basta cobrir as telhas com um carpete, sobra de tapete ou tapete de retalhos, colocar um traçado de terra preta com estrume bovino e cultivar: hortaliças(couve, alface, chicória) - temperos (salsa, cebolinha, hortelã, manjericão coentro etc...) - ervas medicinais(poejo, saião, boldo etc...) - É uma alimentação saudável sem condicionantes químicos, basta colocar a escada e tudo está no telhado. Gera uma economia doméstica, evita gastos de cerca de R$ 5,00 (cinco reais) por semana com sacolão, mercados, farmácia.
Além disso a horta reduz o impacto do SOL , tornando o interior das residências mais frescos.
Se você desejar ver uma horta temos uma no telhado é só visitar o prédio anexo do CIEP ISMAEL NERY, no Cesarão (atrás do DPO).
O projeto conta com a parceria da Prefeitura da UFRJ, Grupo de pesquisa GEOESTE-UFRJ e GEA-UERJ.
O projeto horta de telhado já é considerado pela Secretaria de Estado de Educação uma disciplina .
ESTE PROJETO FOI CONSIDERADO PELA UNIVERSIDADE DE CUBA UMA INOVAÇÃO SOCIAL.
A iniciativa precisa de novos parceiros e investidores e quem desejar conhecer de perto pode fazer contato com a CIDA JANUÁRIO nos telefones 21-2573-5904 ou 8572-9588.

Um guerreiro atuante

O deputado estadual JORGE BABÚ, tem dedicado grande parte de seu esforço político para a nossa região, articulando várias obras para as comunidades e apoiando e realizando vários eventos que valorizam o bairro e geram oportunidades de renda e lazer para a população.



Com a parceria com o prefeito Eduardo Paes e o deputado Pedro Paulo várias comunidades foram contempladas com obras que foram indicadas pelo vereador Babú.



No evento Presente à Yemanjá em Sepetiba em 2010, que foi a 16ª edição, BABÚ e ADRIAN sendo homenageados.



O carnaval de rua do centro de Santa Cruz foi mais uma fez o campeão de toda a cidade e o troféu foi entregue pela corte do carnaval do Rio de Janeiro.



BABÚ acompanhado do prefeito Eduardo Paes, apresentou em uma reunião no salão Paracolândia em Santa Cruz o seu candidato ao senado JORGE PICCIANE.

2º Encontro do ENFRENTE as drogas e os 20 Anos do ECA

Com o objetivo de apresentar o “Sistema de Garantia de Direitos (SGD)” e as ações de enfrentamento ao uso de drogas lícitas e ilícitas na região de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, um histórico na criação do movimento “Enfrente as Drogas” e o fortalecimento da rede; a “porta de entrada e saída” na rede sócio-assistêncial e de saúde; apresentação de experiência bem sucedida da educação na prevenção aos educandos; a atuação dos Conselhos de Direitos e os avanços e desafios nos 20 anos do Estatuto da Criança e do adolescente/ECA, aconteceu no dia 6 de agosto, no auditório da Cidade das Crianças em Santa Cruz, o 2º encontro que reuniu cerca de trezentos participantes entre crianças, adolescentes e adultos, alunos de escolas da rede pública e particular da região, representantes da sociedade civil, de organismos públicos e alunos de várias carreiras universitárias.
Foram palestrantes no evento as seguintes personalidades: Marcelo Machado (coordenação executiva), que falou sobre os objetivos da comissão e do evento; Paulo Mendonça (coordenação de divulgação), com a apresentação das propostas e resgate da história do ENFRENTE as drogas, Ten. Cel. PM Danilo – comandante do 27º BPMERJ apresentou um belo trabalho sobre Formação de rede social e o resumo das atividades do PROERD (a equipe estava em um evento fora da região); O psicólogo Israel Cortes apresentou o trabalho da ONG Ser Adolescente e se colocou a disposição dos participantes do movimento; o Luis Granato, em nome da SMSDC – CAP 5.III falou da porta de entrada na área de saúde e os avanços que foram conquistados; as Professoras Luciara e Maríli da SME / E-10ª CRE apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas nas escolas; Foi apresentadas informações sobre o Sistema de garantia de direitos pela Dra. Cristiana de Farias Cordeiro - juíza de direito – titular da 2ª Vara Regional da Infância, Juventude e Idoso da capital, Dra. Juliana dos Anjos - defensora pública - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro – Núcleo da Infância e Juventude, Dra. Gabriela Brant – Promotora – MP 4º Centro de apoio operacional as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Claúdia Bezerra – técnica do Conselho Tutelar 10, Irineia Diolinda – Conselheira do CT 10 e Carlos Laudelino da Comissão de Garantia de Direitos – CMDCA.
O ponto alto do evento foi a cobrança de crianças e adolescentes em criar uma comissão de articulação direcionada a eles e que foi iniciada pela Angela Mendonça que assumiu a coordenação da mesma e recebeu os seus componentes iniciais, sendo eles: Lorrainy, Larissa, Matheus, Douglas e Carla. Os quais já estão iniciando o planejamento de um evento específico para as crianças e adolescentes, no final do mês de outubro e pretendem que o mesmo seja na Cidade das Crianças, com dança, música e atividades.
O concurso da nova logo do ENFRENTE as drogas, iniciado entre alunos da rede pública de ensino da 10ª CRE foi adiado e agora poderá também ter participação de alunos da rede particular de ensino da região, bastando para isto que a escola procure a Luciara na 10ª CRE.A Comissão da Rede local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas - ENFRENTE as drogas, é atualmente coordenado pelo Conselho Tutelar 10 (Paciência,Santa Cruz e Sepetiba) e tem os seguintes órgãos e instituições com assento em sua executiva: 10ª Coordenadoria de Assistência Social, 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Coordenadoria Programática de Saúde AP 5.III, 27º Batalhão de Polícia Militar, Mídia Comunitária e Conselho Comunitário de Segurança - AISP 27 e tem formado os seguintes Grupos permanentes de Trabalho: - Acompanhamento da criação da rede de combate ao uso abusivo; - Divulgação das ações locais, regionais e municipais. - Implementação e acompanhamento de campanhas, programas e projetos de orientação a crianças e adolescentes; - Mapeamento, Monitoramento e Avaliação das Ações da rede local de enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas; - Mobilização das crianças e adolescentes - Organização de palestras, encontros e fóruns.
Destaque para a ativa participação de toda a equipe da CIDADE DAS CRIANÇAS tendo a sua frente a querida e dedicada BIA.
O evento foi encerrado pela linda e emocionante apresentação das crianças e adolescentes do Centro Social para Trabalho Comunitário.
O ENFRENTE as drogas contou mais uma vez com o apoio da FAMA – Faculdade Machado de Assis, ACISC – Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz e o CIEZO – Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste.