terça-feira, junho 19, 2007

SUCESSO DE PARTICIPAÇÃO NA VIII CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P. 5.3

Organizada pelo CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P.5.3, acionteceu na FAMA - FACULDADE MACHADO DE ASSIS, Rua Felipe Cardoso, 323 - Santa Cruz, nos dias 15 e 16 de junho, a 8ª Conferência Distrital de Saúde, que , reuniu os diversos segmentos da sociedade civil organizada, através de entidades representativas e autoridades do setor de saúde para reavaliar a situação da área, reformulou diretrizes e redefiniu estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços de saúde, mediante a real integração das três esferas de governo e destas com as redes universitárias, filantrópicas e privadas integrantes do SUS na CAP 5.III com a finalidade de resgatar o SUS. Além de ter analisado a Gestão Plena do SUS na região visando a criação de uma rede; Reavaliou o cumprimento das decisões emanadas nas conferências anteriores e escolheu as entidades e instituições que integrarão o Conselho Distrital de Saúde da AP 5III no biênio 2008 e 2010.
A conferência é sem sombra de dúvidas o maior evento de discursão das instituições comunitárias de nossa região. Parabéns, a todo a comissão organizadora.
No encerramento do evento a emoção falou mais alto e o presidente do Cosnelho Distrital de Saúde da A.P. 5.III e coordenador da Conferência, Adelson Alípio, adiantou a sua intenção de não disputar a eleição no conselho no próximo ano, e disse: "Já dei minha contribuição neste cinco anos de gestão no conselho e pretendo ano que vem estar aqui participando, mas não conduzindo..."
O presidente do CODS, Adelson Alípio, que é um incansável, na valorização da participação dos representantes das comunidades e instituições locais, nas decisões do governo em suas três esferas (municipal, estadual e federal), como a única forma de solucionar em definitivo os problemas existentes.

Diretrizes aprovadas na VIII Conferência Distrital de Saúde da AP5.III
“ Pacto da Saúde é pela vida”
Saúde do idoso :
1. Instituir atendimento integral de saúde domiciliar ao idoso na AP5.III.2. Reativação do Hospital Geriátrico Eduardo Rabelo e repasse para gerência municipal ;3. Reorganizar a assistência ao idoso para que a unidade de saúde possua 1 Geriatra de Referência visita domiciliar e transportes disponíveis para o idoso frágil.4. Ampliação do SAD para AP5.III 5. Fazer cumprir o estatuto do idoso
Controle do câncer de colo de útero e de mama
6. Implementar um fluxo de referência adequado para reconstrução de mamas .7. Que seja efetivado um hospital de referência para mulheres na zona oeste8. Que seja implantado na AP5.III , referência adequada de patologia cervical ;9. Que seja incluído na pactuação campanha de prevenção do câncer de colo de útero e mama.
Redução da mortalidade infantil e materna :
10. Garantir a construção de unidade hospitalar materno-infantil na AP5.III 11. Garantir em caráter de urgência a implementação de recursos humanos para atendimento PRE-NATAL nas unidades de saúde da AP5.III 12. Capacitar e sensibilizar a porta de entrada nos hospitais e unidades básicas para um atendimento humanizado a mulher gestante e puerpera .13. Ampliar a assistência materna do hospital Pedro II ,implementado recursos para atendimento de alto-risco.14. Garantir a implementação de banco de leite materno na AP5.III
Fortalecimento da capacidade de resposta as doenças emergenciais e endemias com ênfase na Dengue / Hanseníase / Tuberculose / Malária e Influenza.
15. Fortalecer as equipes de controle de vetores , garantindo condições físicas e materiais .16. Intensificar a campanha de detecção da Hanseníase e Tuberculose na AP5.III .17.
Promoção de saúde com ênfase na atividade física regular e alimentação saudável:
• Sem Proposta.
Fortalecimento da atenção básica.
18. Manter na íntegra o texto do pacto no que diz respeito ao item do fortalecimento da atenção básica.
O fluxo de rede de assistência na AP5III
19. Divulgação dos serviços e exames oferecidos pelas unidades básicas de saúde.20. Criação de um de um laboratório e um centro de diagnóstico histopatológico.21. Informatizar as unidades de saúde.22. Mais integração do HPII com a rede Municipal.23. Garantir que o atendimento ao usuário, para as especialidades básicas e prioritárias seja realizado na área, independente de ser da esfera Municipal ou Estadual.24. Garantir que os exames de baixo custo sejam realizados nas áreas, independente de ser da esfera Municipal ou Estadual.25. Central de regulação de ambulância única entre o Estado e o Município para a realização de exames e atendimento dos casos de maior complexidade fora da área abrangência da AP 5.3.26. Treinamento e capacitação permanente dos profissionais com estabelecimento dos protocolos de atendimento a serem seguidos e cumpridos;27. Definir conjuntamente com municípios vizinhos as suas responsabilidades;28. Valorização da política nacional de humanização para porta de entrada e saída dos serviços prestados;29. Cumprimento da cartinha do direito e deveres dos usuários;30. Agilizar conforme prioridade de urgência o resultado de exames;31. Melhoria do fluxo interno de informações das unidades;32. Aumentar o número de unidade de Pronto atendimento;
Resgatando o SUS através do Controle Social ações e funções
33. Propõe capacitar melhores os conselheiros através de curso de capacitação e educação permanente sobre o que é o controle Social e o SUS para exercer melhores suas funções.34. Manter e ampliar o trabalho hoje feito pelo Conselho de ajuda as Instituições a adequar documentalmente para participar do Conselho Distrital de Saúde.35. Criar uma Comissão itinerante “Ouvidoria”, não fiscalizadora de voluntários dentro da própria Comunidade para visitar as unidades de Saúde dentro destas, para descobrir as necessidades e carências, ouvir e esclarecer aos usuários seus direitos e deveres através, de cartilhas esclarecedoras do que é o SUS.36. Transformar espaços nas Associações de Moradores e outros, eventos Sociais nas Comunidades, para trabalhar com profissionais capacitados para informar sobre prevenção a doenças.Ex: DST, HIV, Gravidez precoce, Tabaco, Consumo excessivo de álcool, etc.37. Uma vez por mês reunir profissionais de saúde da área, entidades representativas locais, outras instituições, para discutir problemas inerentes.38. Fortalecer as entidades representativas que possam exercer legalmente seu papel junto a Comunidade, tornando-o um “Agente Multiplicador”. a. Através de reuniões com as lideranças ( NÃO CONSELHEIRAS ), levar informações para torná-los um agente transformador. b. Através da participação do diagnostico de Saúde do seu Distrito, para elaboração e implementação de ações.c. Através de concepção de Saúde como qualidade de vida, estimular a participação dos diversos segmentos (ESPORTE E LAZER, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SMAS. etc).
A Inserção de Recursos Humanos na A. P.5.3
39. Implantação imediata do PCCS;40. Garantir a validade do Decreto de permanência do profissional por 05 anos na Área Programática escolhida, quando do concurso;
41. Inserção de mais especialidades na A.P.5., para que o usuário não tenha que deslocar-se para outras A.P.s (Angiologia, Urologia, Ortopedia, Nefrologia, etc.);42. Extensão da Gratificação de risco social nas Unidades da A.P.5.3;43. Humanização do ambiente de trabalho nas Unidades. Ou seja, espaço físico adequado, maior comunicação entre gestores e profissionais, de todos os níveis;44. Que o Governo do Estado/e ou Federal viabilize uma Universidade e Escola Técnica Pública (que contemple a área da saúde), para formação dos moradores da A.P.5.

Vila Olímpica de Santa Cruz será primeira anfitriã da Tocha Olímpica do Pan Rio 2007

A Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, será a primeira a receber Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos na Cidade do Rio, no dia 12 de julho, e para celebrar a ocasião a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), começará uma programação esportiva naquele equipamento a partir das 8h da manhã. O evento prosseguirá até o meio-dia, horário previsto para a chegada da tocha no Município.

A SECRETARIA DE HABITAÇÃO - CEHAB LANÇOU CAMPANHA DE LEVANTAMENTO DA DEMANDA HABITACIONAL

A Pesquisa de Demanda Habitacional, lançada oficialmente no dia 22/03 pela Secretaria de Estado de Habitação, teve grande repercussão entre a população fluminense. Somente, no dia do lançamento, aproximadamente duas mil pessoas se cadastraram no site da Cehab-RJ.
Em nossa região a pesquisa de demanda foi lançada durante o Café da Manhã Comunitário, que é promovido mensalemnte na 27ª AISP - Área Integrada de Segurança Pública, onde comparaceram técnicos da equipe da Secretaria Estadual de Habitação e da CEHAB, entre eles o assessor do Secretário Noel de Carvalho, o sr. Israel Gonçalves.
Com a campanha, a meta do governo do Estado é aumentar o número de interessados pela casa própria.
O resultado da pesquisa servirá de base para o planejamento da política habitacional do estado. “Queremos saber o perfil das pessoas que querem adquirir a casa própria. Não adianta construirmos imóveis aleatoriamente, precisamos saber onde e em que condições as famílias desejam viver”, afirmou o secretário de Habitação, Noel de Carvalho, que esteve no posto da Central do Brasil, para ver de perto o trabalho. Técnicos da secretaria e Cehab-RJ distribuíam folders explicativos e cartazes para o público.
O cadastro, que é permanente, está disponível no site da Cehab através do endereço eletrônico www.cehab.rj.gov.br/demanda . Basta o cidadão acessar o site de qualquer computador ligado à internet e fornecer dados como nome, endereço, CPF, profissão, renda, e o local onde deseja morar. Quem não tiver acesso a computadores, poderá se dirigir a qualquer posto da Cehab-RJ, espalhados por todo o Estado ou ao Centro Administrativo do Governo (ex-Banerjão) – Rua da Ajuda nº 05, Centro, Rio de Janeiro. Outras informações, através da Ouvidoria da companhia – tel. 2299 3355.

Projeto Quem Sou Eu?

VAI GARANTIR A TODOS A POSSE DO REGISTRO DE
CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Aproveitando a capacidade mobilizadora do Conselho Tutelar 10, o Desembargador Dr. Ciro Darlan, lançou o projeto, que irá facilitar o registro de nascimento de crianças, adolescentes e adultos (1ª e 2ª via), além do reconhecimento voluntário de paternidade. Bastanto para isso que os interessados preencham o formulário que poderá ser encontrado e devolvido na sede do Conselho Tutelar, Rua Lopes de Moura, 58 - Santa Cruz, NA 10ª CRE (Av. Padre Guilherme Decaminata, Santa Cruz e nas secretarias das escolas municipais e nas CRAS-Urucânia, Rua Alberto V. dos Santos, João XXIII na Rua Eduardo Pinto Vilar, em Paciência na Rua JK, 5 - Divinéia, em Sepetiba Rua Rafael Pereira - Alagados e em Santa Cruz, Rua Lopes de Moura 46. DIA 7 de Julho, dàs 9 às 17 horas, MUTIRÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO GRATUITO - VILA OLÍMPICA OSCAR SCHMIDT - SANTA CRUZ - informações: 31332338 e 33950988

segunda-feira, junho 04, 2007

“Você pode melhorar a sua qualidade de vida enquanto dorme”

Afim de apresentar a mais eficaz forma de fazer um terapia regeneradora do corpo humano. O evento serviu para os presentes conhecerem a revolucionária e eficaz forma de regenerar o organismo, através da TERAPIA MAGNÉTICA (um conjunto de imas medicinais) e PHOTONTERAPIA, através do Faired (Infravermelho longo), que é comprovadamente eficaz no combate a má circulaçãos sangüinea, insônia, estresse, fadiga, enxaqueca, dores nos musculos e ossos (coluna e articulações), alergias e doenças das vias respiratórias (renite, bronquite e outras), além de reequilibar o sistema nervoso e aumentar o poder imunológico.Ao apresentar os benefícios deste equipamento, levou os presentes a uma surpresa ainda maior, ao afirmar que todo este benefício pode ser alcançado durante as horas diárias de sono, pois o equipamento é em forma de um colchão científico. Ou seja o usuário tem todos os dias os efeitos do infravermelho longo e da magnoterapia, que segundo estudos e pesquisas de órgãos nacionais e internacionais, são eficientes na prevenção e combate a diversos males da saúde.
Quem desejar mais informações sobre este assunto, poderá entrar em contato com o Ribeiro Lima, pelo telefone: (21) 31089142 - 99510421 ou Edna Lima: (21) 33174864 - 87426761.

sexta-feira, junho 01, 2007

O CIEZO, está completando cinco anos de criação.



O CIEZO – Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, é uma associação civil sem fins lucrativos, formada pela união das sete instituições de Ensino superior originárias da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a saber, Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos – MSB, Faculdades Bezerra de Araújo – FABA, Faculdades Machado de Assis – FAMA, Faculdades São José – FSJ, Faculdades Integradas Simonsen – FIS, Fundação Educacional Unificada Campograndense – FEUC e Universidade Castelo Branco – UCB.
O CIEZO, está completando cinco anos de criação. Para comemorar essa marca, estará realizando um evento que a instituição define como: "primeiro Exercício Social de Cidadania".
No evento serão disponibilizados serviços como: Exposição de fotos dos pontos turísticos da Zona Oeste do Rio; Exibição de filmes; Aferição de pressão arterial; Teste de glicose; Tipagem sanguínea; Massoterapia, fisioterapia e auriculoterapia; Assistência jurídica; recreação infantil; dentre outros.
A ação social estará acontecendo no dia 30 de junho, no Shopping Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso nº 540 - Santa Cruz) e conta com parcerias como a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, XIX RA, Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.III, COMZO – Conselho de Mulheres da Zona Oeste, Jornal Real Notícias e do Banco Real.

CHAPA REAL AÇÃO



Tendo em vista a realização do pleito para a eleição da Executiva e Comissão de Ética do CCS – 27ª AISP - Conselho Comunitário de Segurança da vigésima sétima Área Integrada de Segurança Pública, no dia 20 de julho de 2007, apresento as propostas inicias e a composição da CHAPA REAL AÇÃO:
- REESTRUTURAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO;- IMPLEMENTAR AÇÕES DE ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES; - ARTICULAR JUNTO AO EMPRESARIADO O CUMPRIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL; - AMPLIAR AS ARTICULAÇÕES JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS; - CAPACITAÇÃO DOS MEMBROS SOBRE O REGULAMENTO DO CONSELHO;- IMPLEMENTAR AS COMISSÕES PERMANENTES NAS ÁREAS DE FAMÍLIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA, MEIO AMBIENTE E OBRAS, TRASNPORTE E COMUNICAÇÃO;
Presidente: PAULO MENDONÇA Na imprensa alternativa, sempre valoriza as ações positivas desenvolvidas por todos os segmentos comunitários e religiosos.
Vice-Presidente: ADELSON ALÍPIO Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3, é um articulador atuante na organização e na participação de fato das organizações comunitárias nas decisões do poder público.
1º Secretário:MARCELO MACHADO ESTEVES Sua atuação no Conselho da Criança e do Adolescente e na Associação de Moradores e União de Bases de Urucânia é ativa, eficaz e permanente.
2º Secretário:F. P. MARANHÃO Presidente da Associação de Moradores Paraíso do Rio, membro da executiva do Conselho Distrital de Saúde e do GAPZO - Grupo de Articulação Política da Zona Oeste.
Diretora Social e de Assuntos Comunitários: ADALGISA CASTRO Seu objetivo é gerar informação e a formação em política e cidadania.
MEMBROS DA COMISÃO DE ÉTICA: ÀVILA Pastor-Evangélico Batista e membro do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3 e do Instituto Unidos pela Corrente do Bem - Paciência.e Juiz de Paz do RJ. DUDU Em sua atividade de Comuni-cador leva a informação das atividades comunitárias afim de estimular a participação de todos. FABIANO Dirigente da Associação dos Moradores Morro do Ar e membro do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3, luta pela valorização dos comunitários

ELEIÇÃO NO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA - 27ª AISP
Dia: 20 de julho sexta-feira, dàs 9 às 12 hs
local: Auditório do Conselho Distrital de Saúde


Rua Senador Camará, nº 372 - Santa Cruz

3º Festival de Pipas





















Tendo em vista as fortes chuvas do dia 20 de maio, aconteceu no domingo, 27 de maio, na Praia da Brisa, o 3º Festival de Pipas, que foi organizado pelo Sérgio Pipas, com apoio de comerciantes locais, do Deputado Estadual RODRIGO DANTAS, o Vereador CARLO CAIADO e da Linhas Corrente (que distribui mais de mil pipas no evento), que teve a participação de um público de cerca de 3 mil pessoas, entre pipeiros e familiares.
Um domingo atípico da Praia da Brisa, que foi palco de encontros de famílias inteiras em torno do evento que durou o dia inteiro.
A parte da manhã foi dedicada aos combates de pipeiros e a parte da tarde ao show das pipas modelos.
O Sérgio, organizador do evento, está disposto a manter as atividades em todos os domingos, onde irá acontecer combates, apresentação de pipas modelo e muito som para animar os presentes.
Se você curte empinar pipas ou apenas gosta de apreciar as criações das pipas modelos ou ainda quer passar horas de lazer com seus filhos e familiares, vá aos domingos na Praia da Brisa e aproveite para curtir de montão.
Parabéns ao Sérgio Pipas e seus parceiros pela iniciativa de promover lazer na região.