sábado, julho 28, 2007

Oficina de Capacitação do Baralho de Tarot Cigano do Povo do Oriente

A , com a Sacerdotisa Katja Bastos acontecerá no Templo da Trybo Cósmica em Guaratiba RJ, nos dias 04 de agosto e 01 de setembro de 2007 - Sábados de Luas Cheias - a partir das 10hs. E as 18hs iniciaremos o Ritual da Fogueira da Lua Cheia da Encantaria Cigana do Povo do Oriente.Informações (21) 2509-3355 katja.bastos@interpaz.org.br

Chapa REAL AÇÃO foi eleita

A maioria dos membros do Conselho Comunitário de Segurança da 27ª AISP - Área Integrada de Segurança Pública, reconheceu a importância de eleger a chapa REAL AÇÃO para conduzir até julho de 2008 este colegiado.A eleição, que aconteceu em 20 de julho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde, Santa Cruz, teve o seguinte resultado: REAL AÇÃO: 32 votos; Totalmente Comunitária: 25 votos e 4 votos em branco.A atuação dos Membros Natos, Ten.Cel. PM DA SILVA (Comandante do 27º BPMERJ) e o Dr. Aguinaldo Ribeiro (Delegado Titular da 36ª Delegacia de Policia), assim como do Ten.Cel. Robson (Coordenador dos Conselhos Comunitários do RJ), do Dr. Marcus Veloso (Assessor do CCS - ISP) e do Cap. PM Renato e da Sargt. PM Sandra, foram vitais para manter a ordem e evitar que pessoas sem escrúpulos tivessem sucesso em suas tentativas de burlar a lei e desrespeitar o regulamento.Está é a nova executiva e comissão de ética do CCS-27ª AISP :Presidente: PAULO MENDONÇA;Vice-Presidente: ADELSON ALÍPIO; 1º Secretário: MARCELO MACHADO ESTEVES; 2º Secretário: F. P. MARANHÃO; Diretora Social e de Assuntos Comunitários: ADALGISA CASTRO
MEMBROS DA COMISÃO DE ÉTICA:ÀVILA, DUDU e FABIANO

domingo, julho 15, 2007

CRIME NA ZONA OESTE

Alguém tem a intenção de matar a população da Zona Oeste. Só isto explica o fechamento inadequado desde o dia 27 de junho de 2007 da maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria, sem a possibilidade da realização de uma triagem nas parturientes, já que não é permitido o contato com o profissional qualificado para avaliação da possibilidade de atendimento, devido ao ato arbitrário de se manter uma distância por meio de um portão fechado com cadeado e um aviso: “ MATERNIDADE FECHADA por orientação da Superintendência Estadual de Saúde, na qual as parturientes deverão ser encaminhadas à Maternidade da Praça XV”. Isto, é sim um crime contra a população da Zona Oeste. Como alguém vai procurar atendimento de urgência a uma distância de 60Km?

Exposição PINTOU ESPORTE NO PASSEIO

Artistas plásticos do Centro Cultural Espaço da Arte e o público que se interessou em pintar, coordenados por Daniele Spada(CCEA), foram os responsáveis pela execução deste trabalho que foi feito dentro das instalações do Passeio Shopping em 140m2 de lona, uma grande homenagem ao PAN.
A forma inusitada de expor difere do comum pois a arte deixou de ter o seu lugar dentro e foi exposta do lado de fora, próxima do povo. Vestindo parte do prédio do Passeio Shopping, poderá ser vista até 31 de julho.

8ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE

Organizada pelo CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P.5.3, acionteceu na FAMA - FACULDADE MACHADO DE ASSIS, nos dias 15 e 16 de junho, a 8ª Conferência Distrital de Saúde, que reuniu os diversos segmentos da sociedade civil organizada, através de entidades representativas e autori-dades do setor de saúde para reavaliar a situação da área, reformulou diretrizes e redefiniu estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços de saúde, mediante a real integração das três esferas de governo e destas com as redes universitárias, filantrópicas e privadas integrantes do SUS na CAP 5.III com a finalidade de resgatar o SUS. Além de ter analisado a Gestão Plena do SUS na região visando a criação de uma rede; Reavaliou o cumprimento das decisões emanadas nas conferências anteriores e escolheu as entidades e instituições que integrarão o Conselho Distrital de Saúde da AP 5III no biênio 2008 e 2010.
A conferência é sem sombra de dúvidas o maior evento de discursão das instituições comunitárias de nossa região. Parabéns, a todo a comissão organizadora, que foi formada por: Adelson Alípio, Marli Alves Marinho, Patrícia Alves Fernandes, Arari Altina Vieira, Bárbar Maria Aleixo, Ednéia Lino de Oliveira, Nilza Marine da Silva, Ocimara Machado Reis, Roberto Àvila Perez, Washington Luiz Lopes, Maria das Graças Finamore, Marília dos Santos Lourenço,Maria Helena de Souza e no apoio: Getúlio Gomes da Rocha, Carlos Humberto Lorenço, Hélio Carlos, Maura e Gisele de Souza Baltazar.
Entre as muitas presenças ilustres, desta-camos as seguintes: Profª Maria José, Prof Billy, Vereador Rubens Andrade, Ten.PM Carlos, David Salvador e os presidentes de outros conselhos distritais: Thomás, Alice, Angélica, Vandete, Matheus, Vera e Fátima.
Registramos o recebimento de mensagens das seguintes autoridades: José Gomes Temporão - Ministro da Saúde, Dr. Sérgio Cortês - Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Dra. Ana Maria Schneider - Secre-taria de Estado de Saúde e dos Deputados Estaduais: Roberto Dinamite e Sula
No encerramento do evento a emoção falou mais alto e o presidente do Cosnelho Distrital de Saúde da A.P. 5.III e coordenador da Conferência, Adelson Alípio, disse: "Já dei minha contribuição neste cinco anos de gestão no conselho e pretendo ano que vem estar aqui par-ticipando, mas não condu-zindo... Quero agradecer a todos por viabili-zarem esta conferência. Agradeço a FAMA, ao CIEZO, ao Guaraná MUZY, a Casa de Saúde Republica Croácia, a Coodenação de Saúde, a 14ª Inspetoria da Guarda Municipal, a Subprefeitura, a XIX Administração Regional, ao 27º BPMERJ, a todos os membros da comissão e ao Paulo Mendonça que esta como mestre de cerimônia. E em especial a todo o colegiado".
O presidente do CODS, Adelson Alípio, que é um incansável, na valorização da participação dos repre-sentantes das comunidades e instituições locais, nas decisões do governo em suas três esferas (municipal, estadual e federal), como a única forma de solucionar em definitivo os problemas existentes.

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Reciclar é preciso! O que podemos fazer diante desse problema?
Diariamente a competente equipe da COMLURB, faz a colheta domicilar o lixo que produzimos. Mas em nossa região não existe um programa de colheta seletiva de lixo, o que leva algumas pessoas sem orientação a fazer este trabalho, afim de ter algum ganho, provocando trasntornos ao rascar os sacos plásticos e espalhar o lixo pelas calçadas em busca do que poderá ser vendido.
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses; Pano: de 6 meses a 1 ano; Filtro de cigarro: 5 anos; Chiclete: 5 anos; Madeira pintada: 13 anos; Nylon: mais de 30 anos; Plástico: mais de 100 anos; Metal: mais de 100 anos; Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O que pode ser feito: A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.
Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!
Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto.
Quando pensamos na questão do lixo, o mais difícil de equacionar, e o que vai demandar maior pesquisa, é a destinação. Afinal de que adianta separar se não conhecemos o processo como um todo? Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa? Há alternativas? O que fazer com o lixo separado? As alternativas de destinação atuais são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que eu posso fazer? Essas são as perguntas que precedem qualquer iniciativa relativa a lixo. Elas devem ser o fio condutor tanto de um trabalho escolar quanto de uma proposta de logística. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo o processo de nossa cidade. Essas perguntas nos instrumentalizam para a mudança com os pés no chão.
Não existem respostas universais. Dessa forma, não existe um sistema de coleta seletiva que possa ser considerado universal e aplicável a toda e qualquer situação. Cada caso é um caso, cada cidade tem a sua peculiaridade e as questões condicionantes devem ser minuciosamente estudadas antes de escolhermos este ou aquele desenho de logística de coleta seletiva.
Precisamos estar preparados para os 4 fatores: quantidade, qualidade, freqüência e forma de pagamento; leis de mercado que muitas vezes inviabilizam a continuidade do programa de coleta seletiva.
Atualmente a Cooperativa da Barra consegue juntar 250 toneladas mensais, com uma meta de recolher 400 toneladas de lixo reciclável.
Existe vários cursos de artexsanto com garrafas pet, embalagens tetra pak e jornal, além d e campanhas de colheta de latinhas de cervejas e refrigerantes e de garrafas pet, mas isso absorve uma parte deste material.
Entre os cursos de artesanato com material reciclado, destacmos em nossa região o INEPE e a companuheira Baiana de Nova Sepetiba.
Precisamos nos mobilizar e buscar junto com o poder público uma saída imediata, afim de implementar uma consciência de coleta seletiva em nossa região.
Buscamos na Internet informações sobre Cooperativas de Catadores e apenas encontramos o registro de uma em Sepetiba, com a denominação de COOPERCASE PRS-C e não conseguimos localizar o seu endereço para contato.
Pesquisa: Paulo Mendonça - dados: lixo.com.br e www.recicloteca.org.br

sexta-feira, julho 13, 2007

SANTA CRUZ FEZ FESTA PARA VER A TOCHA DOS JOGOS PAN-AMERICANO



Na Vila Olímpica OSCAR SHMITDH, Santa Cruz, desde ás 10 horas da manhã, já estava tomada por crianças, jovens, adultos, eram famílias inteiras que iam chegando para participarem desde importante evento da história do bairro. E por enquanto esperavam eram recepcionados pelos profissionais do "Brincando na Praça", com brinquedos e muita recreação. na quadra da Vila Olímpica aconteceu apresentação de dança e brincadeiras.
Por volta das 14 horas teve início a solenidade para receber a lanterna com o fogo dos jogos que atravessou todo o país e chegou na cidade na Praça XV (centro).
A lanterna foi conduzida inicialmente pelo Vereador Paulo Cerri, que entregou ao Deputado Estadual João Pedro, que levou até o palco e entregou ao Deputado Estadual Rodrigo Dantas que ascendeu a pira.
O atleta ARNALDO OLIVEIRA, que é medalhista olímpico e atualmente é professor no Centro Esportivo Miécimo da Silva, foi o primeiro a conduzir a tocha, que foi saudada com muita emoção pelo público presente na vila e pelas ruas do bairro.
Outro destaque na condução da tocha pelas ruas de Santa Cruz, foi a atleta FABIANA MORAES, que além de ser campeã nos 100 metros com obstáculos, estará participando desda edição dos Jogos do PAN e é esperança de medalha para o Brasil. Ela é nascida em Santa Cruz e é orgulho e fonte de inspiração para muitos jovens.
A tocha foi acompanhada por centenas de ciclistas, que foram coordenados pelo Reinaldo Azevedo.
O evento contou com o brilho de intérpretes, ritimista, baianas, passitas, diretores e componentes do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz. A banda da Base Aérea de Santa Cruz, executou várias músicas e os hinos da cidade e o Hino Nacional Brasileiro.
Na solenidade destacamos as seguintes autoridades e personalidades: O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Cintra (representou o Prefeito CESAR MAIA), Vereador Carlo Caiado, Genilson (gerente da Vila Olímpica), Vereador Romualdo Boaventura, Deputado Estadual Jorge Babu, Subprefeito Chiquinho Sepetiba, Prof. Billy (Administrador Regional), Professora Gracinha Miller (coordenadora da 10ª CRE), Leila Marino (Coordenação de Saúde), Zé Cocada (Administrador Regional da XVI R.A), Ivan (Cidade das Crianças), Adenil Moreira, Vilma Carvalho (AMUBUA), Edna Lima e Angela (Real Notícias) e Rose Cássia (XIX R.A.). Além de várias diretoras, coordenadoras e professoras da rede municipal, que foram fundamental na organização do evento juntamente com toda a equipe da Vila Olíímpica.

segunda-feira, julho 09, 2007

Cursos no CETRAB

O CETRAB, apresentou a programação dos Cursos para o 2º semestre de 2007, convida a participar, GRATUITAMENTE, do Ciclo de Palestras e mostra comentada de vídeos.Dia 17/07/2007 – 19:00h – Tema da palestra: “Cosmogonia – A visão de Mundo do Povo Ioruba” e apresentação dos documentários: “A África antes da Colonização” e “Tributo aos Pretos Novos”.Dia 24/07/2007 – 19:00h – Tema da palestra: “Ori – Conhecimento e Culto a Cabeça na Melhoria da Qualidade de Vida” e apresentação do documentário: “Pierre Verger – O Mensageiro entre Dois Mundos”Venha e convide seus amigos a participar conosco.Rua Drumond, 65 – Olaria, Rio de Janeiro-RJTelefone: 3866.4921 / 22808733 / 92119439