sexta-feira, outubro 14, 2011

Moradores de Santa Cruz lotaram CSA Social


Evento superou as expectativas e registrou mais de 27 mil atendimentos

Os moradores de Santa Cruz e dos bairros próximos colocaram a vida em ordem no domingo, 2 de outubro. O CSA Social, ação promovida pela siderúrgica ThyssenKrupp CSA em parceria com o SESI, superou as expectativas dos organizadores: foram realizados 27.316 atendimentos e 11.382 pessoas atendidas nas diversas tendas instaladas no CIEP Papa João XXIII para atendimentos de saúde, orientações sobre trabalho, retirada de documentos, corte de cabelo e atividades de lazer, todos gratuitos.
Um dos serviços mais procurados foi o de retirada de documentos, oferecido pela Defensoria Pública do Estado, DETRAN e Correios. Moradora da Estrada do Itu, em Santa Cruz, Maria de Lourdes da Silva Conceição, de 87 anos, foi ao CSA Social auxiliada por amigos em busca da certidão de casamento e do registro de identidade, ambos perdidos há anos. Francisco Ribeiro Dias, de 61 anos, fez pela primeira vez a identidade, carteira de trabalho e solicitou a segunda via do registro de nascimento. ”Muito bom poder fazer isso tudo aqui pertinho. No que eles puderem me ajudar, eu agradeço. Perdi todos os documentos que eu tinha e estava com dificuldades de fazer até meu tratamento médico sem isso”.
A isenção de taxas cartorárias oferecida também facilitou a vida do casal Ana Carolina da Silva Santos, grávida de dois meses, e Thiago Campos Faria, moradores do Guandu Velho. Juntos há três anos, foram ao CIEP no domingo acompanhados da filha Ayla, de dois anos e meio, para dar entrada no casamento. “Viemos aqui porque eu nunca tinha tempo ou dinheiro para o casamento e agora vou poder colocar minha mulher como minha dependente no plano de saúde para que ela faça os exames da gravidez em uma clínica particular. Assim, ficamos mais tranquilos”, disse Thiago. Ana Paula Barcellos Rodrigues, 26 anos, do conjunto Novo Mundo, não conseguiu registrar o filho Miguel de 2 anos porque não tinha carteira de identidade. No mesmo dia, conseguiu os documentos que vão garantir a ela e ao filho os serviços a que ambos não tinham acesso. “Até atendimento médico para ele era difícil de arrumar porque a gente não tinha a certidão dele. Como eu ia provar que ele era meu filho? Agora, tá tudo certo”, comemorou a mãe.
O evento, que contou com pocket show do cantor Gustavo Lins e a apresentação de grupos de dança locais, foi encerrado com apresentação da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário