domingo, setembro 27, 2009

Justiça em Ação foi sucesso

O PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO, aconteceu no dia 26 de setembro, no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Nova Sepetiba e foi sucesso em atendimento em diversos serviços na área da justiça, documentos e saúde para moradores de diversas comunidades dos bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba.



Inauguração da casa sede da Ser Cidadao em Santa Cruz




No dia 18 a casa que foi residência do Senador Júlio Cesrário de Mello em Santa Cruz, deu espaço ao mais novo espaço cultural em Santa Cruz, através de uam parceria do Grupo Gerdau e o SER CIDADÂO. O casarão fica na Rua Fernanda, nº 140 - Santa Cruz, e o telefone é 32927561 e o site é www.sercidadao.org.br, Vídeo e fotos produzidos por Paulo Mendonça - REAL Notícias - www.realnoticias.com.br

quarta-feira, setembro 16, 2009

PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO será em Nova Sepetiba

dia 26 de setembro de 2009 no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Nova Sepetiba, no HORÁRIO: 9 às 17 horas



O PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO, que está sendo organizado pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, para atender a população dos bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, no dia 26 de setembro de 2009 no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Nova Sepetiba, no HORÁRIO: 9 às 17 horas, sendo o OBJETIVOS: Realizar ação social com a presença de Juízes , Defensores Públicos e Promotores para buscar resolver no mesmo dia, problemas simples da população de modo gratuito. Promover a regularização do Registro Civil e outros documentos. - Atendimento e orientação na área odontológica para as crianças - Título de Eleitor (1ª e 2ª via e tranferência) - CPF - RG (identidade) CTPS (carteira de trabalho) - PEDIR O DIVÓRCIO - PEDIR PENSÃO DO EX MARIDO,EX- COMPANHEIRO OU PAI DE SEU FILHO - PEDIR RECONHECIMENTO OU TERMINAR UMA UNIÃO ESTÁVEL ( MORA OU JÁ MOROU COM UM COMPANHEIRO OU COMPANHEIRA SEM SER CASADO NO PAPEL) - PEDIR SEPARAÇÃO VOCÊ SE CASOU A MENOS 2 ANOS E JÁ QUER SEPARAR - RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE: DE PAI BIOLÓGICO PAI VERDADEIRO - AÇÃO DE GUARDA - TUTELA - DIREITO DO CONSUMIDOR.
Para você ser atendido deverá comparecer com original e cópia do documento oficial de identidade com foto (ex: RG, Carteira de motorista ou CTPS), comprovante de residência (se não tiver poderá ser uma declaração da Associação de Moradores - Obs.: Algumas associações estarão no local emitindo a declaração na hora) e foto se for o caso.
Informações sobre os documentos e a presença de testemunhas necessários para o atendimento em cada caso e outros serviços que serão oferecidos no dia, poderão ser obtidos em Paciência, Santa Cruz e Sepetiba: Nas escolas, nas unidades de saúde, no Conselho Tutelar de Santa Cruz, na Coordenadoria Regional de Assistência Social ou pelos telefones do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça: 3133-1881 - 3122-2047 - 3133-2336 - 3133-2338



PARCERIOS NO EVENTO: Banco do Brasil - CEDAE - CET RIO - COMLURB - Conselho Comunitário de Segurança AISP-27 - Conselho Distrital de Saúde AP.5.III - Conselho Tutelar -10 - Coordenadoria de Saúde AP 5.III - Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro - Defesa Civil Municipal – Diretoria Oeste - Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - DETRAN - EMERJ - Fundação Leão XIII - GM-Grupamento de Guardas Comunitários de Sepetiba - Jornal Real Notícias - Mídia Comunitária - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - Mútua dos Magistrados - Ouvidoria do TJRJ - Rotary Clube RJ - Guaratiba - Secretaria Estadual de Educação - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil - Secretaria Estadual de Trabalho e Renda - Subprefeitura da Zona Oeste - Tribunal Regional Eleitoral - 10ª Coordenadoria Regional de Assistência Social - 10ª Coordenadoria Regional de Educação - 13ª Circunscrição - XXVI Administração Regional de Santa Cruz e Sepetiba - 14 ª Inspetoria da Guarda Municipal - 27º Batalhão de Polícia Militar

APOIO: Conselho das Instituições de Ensino Superior Zona Oeste

Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global

dia 19 de setembro, sábado, das 10 às 13:00h,

 
Sepetiba:

Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão.



"Communities United Against the Global Warming // Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global", segundo a ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.

São mais de 125 países mobilizando 35 milhões de voluntários em todo o globo no dia 19 de setembro, sábado, das 10 às 13:00h, simultaneamente.
No Brasil, pelo sétimo ano consecutivo, mais Voluntários, Localidades e Apoiadores unidos certamente deixarão o nosso país mais Limpo, e irão conscientizar mais pessoas a preservar o nosso meio ambiente, e minimizar os grandes impactos causados pelo aquecimento global. Funcionários de grandes empresas, hotéis, atletas, estudantes, ambientalistas, biólogos, surfistas, estarão sendo coordenados pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA) no Dia Mundial de Limpeza - 19 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras Campanhas e Soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta, como um todo.
Novas Localidades: a cidade de Cubatão - SP, que pela primeira vez, estará participando do Evento Clean Up The World 2009, mostrando um grande mutirão de Limpeza, preservação ambiental e, principalmente, realizando a melhoria da qualidade de vida nesta Região; no Sul do Brasil, em Florianópolis - SC, o destaque fica na Lagoa da Conceição e na Avenida Beira Mar; e o retorno da cidade de Recife, cuidando mais uma vez do nosso belíssimo litoral brasileiro.
A Campanha terá continuidade nas localidades de Brasília - DF (pelo quinto ano consecutivo); Cabo Frio - Região dos Lagos (pelo quinto ano); Belo Horizonte (pelo segundo ano); e demais Localidades do estado do Rio de Janeiro - RJ.
Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.
A meta do Clean Up 2009 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população a respeito dos crimes ambientais cometidos contra a natureza.
Os Pontos de Encontro são:
(Todos sempre com Início às 10 horas e Término às 13 horas, simultaneamente).
- Rio de Janeiro / RJ -
Praia de Copacabana:
A) Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupo da Ipiranga);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupo Greenpeace e Grupo da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ);
C) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio;
D) Rua Duvivier - Grupo Hotel Porto Bay;
E) Rua Santa Clara - Em frente ao JW Marriott Hotel RJ (Grupo JW Marriott RJ, Coordenadores Limpeza Na Praia - IEA, Defensores da Terra, Escoteiros do Brasil, Comitê ECHO, Voluntários Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura RJ).
Praia de Botafogo:
Encontro em frente ao Botafogo Praia Shopping, com os Grupos da Associação Amigos da Praia de Botafogo e Mirabolantes.
Praia de Ipanema:
Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupo da UFRJ Surfe, Greenpeace, pessoal da Aqualung, Grupo da Juventude, OI FM).
Praia do Leblon:
Concentração no posto 12, com atletas e banhistas, e o Grupo da PUC-Rio.
Praia de São Conrado:
Em frente ao Pouso de Asa Delta coletando em direção ao Hotel Intercontinental, com pilotos de asa delta, parapentes e surfistas - Grupo Hotel Intercontinental Rio.
Praia da Barra da Tijuca:
Quebra-mar caminhando até ao Quiosque do Pepê - Grupo da Fiocruz, ONG Lagoa Viva, Academia Viktor Gym.
Praia do Recreio:
Encontro no Posto 12, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio.
Praia de Grumari:
Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG.
Sepetiba:

Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão.
Ilha do Paquetá:
Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
Ilha do Governador:
Na Praia da Bica.
Itacoatiara / Niterói:
No Costão.
- Cabo Frio / RJ -
Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Cabo Frio).
- Búzios / RJ -
Praia de Geribá, com o Grupo do Hotel Porto Bay.
- Saquarema / RJ -
Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.
- Brasília / DF -
Concentração Geral no Lago Paranoá e suas proximidades (Coordenação: ONG EcoAtitude e Caenge Ambiental).
- Belo Horizonte / MG -
Concentração na Lagoa da Barragem Santa Lúcia. (Coordenação: Juliano Macedo, com o Grupo do Hotéis Arco).
- Recife / PE -
Concentração na Praia de Boa Viagem (Coordenação: EMLURB e Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura do Recife).
- Cubatão / SP -
Concentração em 6 pontos diferentes da cidade Mangues da Ilha Caraguatá, Vila Esperança e Jardim Casqueiro, no Bairro Costa e Silva e no Parque Estadual da Serra do Mar e das Primaveras. (Coordenação: Secretaria de Meio Ambiente / Prefeitura de Cubatão).
- Florianópolis / SC -
Concentração na Lagoa da Conceição e na Avenida Beira Mar. (Coordenação: Instituto Lagoa Social).
Criado em 2003, o Projeto Limpeza Na Praia continua o seu sucesso pelo grande Apoio da Mídia e do entendimento de seus colaboradores, apoiadores e todos os voluntários que fazem o Instituto Ecológico Aqualung - IEA preservar a vida marinha e aumentar a expectativa de vida dos seres humanos.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Inaugurado em Sepetiba o IDESH

Instituto de Desenvolvimento Social e Humano

MAIOR EVENTO DA SAÚDE NA ZONA OESTE - IX CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.III



Estou muito feliz por ter coordenado mais uma vez a realização do maior evento do Controle Social da Saúde na Área Programática 5.3, no Município do Rio de Janeiro. Não é apenas pelo numero de entidades presentes, sejam de usuários, profissionais , gestores é sim pelas características e formato da Conferência. Nós, somos completamente diferente e inovamos, procurando oferecer o melhor aos presentes, sem discriminação.

Abrimos a nossa Conferência destacando a nossa maior autoridade do evento, que foi a nossa Comissão Organizadora, formada por: Adelson Alípio, Adriana Barbosa da Fonseca, Ana Cristina da Rocha, Eduardo Nunes de Lima, Ediana Cabral Nazar, Edinéa Lino de Oliveira, Eunice Vieira Franscico, Geraldo Batista de Oliveira, Maria Elizabeth Forte da Silva, Maria das Graças Finamore da Fonte, Marília dos Santos Lourenço, Nilza Marini da Silva, Orlando Gomes Maciel, Paulo José Batista e Ronaldo Peixoto Martins e apoio Gilma Gomes da Rocha e Silvia Regina Peçanha Lopes e Coordenação Administrativa Marli Alves Marinho Santana, que estava representando o Colegiado do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III – Paciência, Santa Cruz e Sepetiba. Tocando o Hino Nacional Brasileiro pela Banda do Colégio Dom Ótom Motta. Fazendo com que os presentes e as autoridades percebessem que na região valorizamos em primeiro lugar os nossos valores.
Desta vez, toda a nossa expectativa foi superada, não prevíamos o comparecimento sendo inicio de um feriadão do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Dr. Hans Dohmann, da Subsecretária Geral da SMSDC Dra Anna Schineider, do Subsecretário de Atenção a Saúde Dr. Daniel Soranz e de várias outras pessoas de cargos estratégicos da SMSDC, na qual demonstraram para nós a importância de suas presenças em nossa Conferência. Participei das outras Conferências Distritais e não houve essa preocupação da Secretaria de Saúde. Quando o Secretário de Saúde participou foi muito rápido e na maioria foi substituído por um subsecretário que tinha o mesmo comportamento. Aqui em Santa Cruz tivemos até Subsecretário participando e interferindo nos trabalhos de grupo, no meio de um feriadão e defendo propostas, articulando e insistentemente para obtenção de apoio junto aos delegados as suas propostas, chegando até fazer negociação em nome do governo Municipal para mudança de Contratos de Gestão e alteração da Lei Municipal. Inovamos na forma de compor a mesa de abertura, fiquei contente por contar com a presença do Deputado Federal Carlos Santana – ex. Presidente do Sindicato dos Ferroviários, que vem do movimento popular e ele talvez não se lembre na década de 80 participávamos juntos do Movimento em Defesa das Estatais e hoje muitas dessas pessoas lideres desse movimento ocupam cargos públicos de importância do Governo Federal e marchão na contramão das nossas conquistas e garantias constitucionais, principalmente o SUS na qual muitos lutaram e morreram.

Compondo também a mesa a Assistente Social Sra. Leila Maria Moreira Rangel Marino - Coordenadora de Saúde da AP 5.3, servidora publica, que estudou e fez vários cursos graças ao investimento concedido gratuitamente a ela pela Prefeitura. Leila é moradora local, portanto acredito que ela tem compromisso não só com os seus interesses e do nível central da Secretária de Saúde, por sua consciência e sabedoria que cargo de confiança é momentâneo e passageiro. Caso venha a fazer uma opção equivocada quem será prejudicado é a nossa população, esse ônus de suas atitudes serão severamente cobrados pelos seus parentes, amigos, vizinhos e devido o seu compromisso construído no passado em favor da região.

Nesta mesa, fiz questão de chamar o Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2, Sr. Jorge Luiz Mateus, que é também membro da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, escolhido pelo colegiado, assim como a minha pessoa, sendo composta também pelos Srs. Roque da Silva, Nereu Lopes e Gloria Michelli, esses sim representam legitimamente aquele Controle Social Municipal. Escolhi o Jorge Mateus também por ser o defensor da criação da Interdistrital (União dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde). Não podíamos escolher outra pessoa para representar a necessidade de união entre os componentes do Controle Social para que não desistíssemos do nosso trabalho voluntário e sacrificante, por suportar tanta pressão, devido contrariarmos muitos interesses de governantes e empresários gananciosos que querem a todo custo usurpar os recursos públicos do SUS.

Não poderia compor essa mesa sem um legitimo representante do Movimento Comunitário da região, foi escolhido o Sr. Geraldo Batista de Oliveira – Vice Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro e atual Presidente da Associação de Moradores de Jardim Palmares. Geraldo tem um histórico de luta para que as lideranças comunitárias sejam reconhecidas por suas ações voluntárias em favor da população, para o desenvolvimento da qualidade de vida dos moradores, reivindicando transporte, educação, saneamento e saúde.

Finalmente, representando o Ministério da Saúde Dra. Lúcia Souto, uma pessoa com uma militância incontestável para o desenvolvimento da Educação Permanente na área da Saúde e contribuindo cada vez mais para que o Controle Social seja respeitado. Sua ligação para com o nosso colegiado é antiga, lembrei das visitas a sede do nosso Conselho e dos embates democráticos com o saudoso Dr. Sérgio Arouca, na qual ela estava sempre presente procurando ouvir as nossas angustias e desilusões por não obtermos resultados rápidos na construção do SUS o Dr. Sérgio Arouca e a Dra. Lúcia mantinham um diálogo aberto, sincero e democrático. Por isso fiquei muito satisfeito pelo seu comparecimento a nossa Conferência.

Tivemos o apoio devido, conforme prevê a nossa legislação, do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Coordenação de Saúde da AP 5.3. Isto não foi o suficiente para a importância do evento para nossa região e pelas condições ofertadas nas Conferências anteriores. Obtivemos a colaboração indispensável do Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, que é presidido pela Professora Maria José Bezerra Araújo, também Escritora e Reitora da Faculdade Bezerra Araújo, instituição totalmente comprometida com o desenvolvimento e profissionalização dos nossos moradores na área da saúde. Professora Maria José é reconhecida internacionalmente pelo seu conhecimento acadêmico e experiência profissional. Tenho orgulho por ter tido a oportunidade de poder contar com sua ajuda em nossa Conferência.

Graças ao compromisso com a nossa população a Faculdade Machado de Assis – FAMA, que tem como Reitor Prof. José Zaib, sempre esteve presente apoiando a todos os movimentos e eventos de importância para nossa região seja na área da saúde, educação, saneamento, valorização da mulher, proteção da criança, segurança etc. Agradeço pelo espaço, aproveitando parabenizo todos seus funcionários e estudantes que desempenharam um trabalho brilhante e eficaz.

Desta vez a CROÁCIA – Casa de Saúde Republica Croácia e o Centro Médico Palmeiras não puderam ajudar como no passado, devido passarem por enormes dificuldades financeiras. Contudo participaram ativamente para que a nossa conferência fosse um sucesso. Portando agradeço pelo empenho na realização do evento.

Tivemos uma Conferência, democrática, organizada com uma infra estrutura excepcional graças aos nossos colaboradores. No segundo dia foi acalorada a disputada em defender cada um o seu posicionamento de conceitos e valores.

Agradeço a presença excepcional do Dr. Jorge Darze – Presidente do Sindicato dos Médicos, como pessoa que defende o Sistema Único de Saúde e sua categoria, colocou o seu posicionamento claro sendo contrario a gestão das unidades publicas feita pelas Organizações Sociais.

O conselheiro Urquilei Pinheiro do Conselho Estadual de Saúde, fez uma apresentação de um filme, tentando demonstrar a necessidade de mudança de atitude dos conselheiros em defesa do SUS, contudo sua intenção foi aproveitada pelo Subsecretário Municipal de Saúde para defender a gestão das unidades publicas por Organizações Sociais, como solução para atender as necessidades imediatas dos usuários.

Lamento, apenas a fragilidade de algumas pessoas que nos dias de hoje ainda se curvam quando estão diante de observadores, visitantes que momentâneamente ocupam cargos de confiança governamental e por isso, dividem o seguimento que fazem parte e mudam seus valores vendendo a sua própria consciência. Imagine um servidor celetista contratado pela Prefeitura, que tem o cargo de Agente de Portaria, que pouco desempenha sua função, essa pessoa tem condições de defender os interesses do usuário? Acredito que isto só vai mudar realmente alterando a Lei Federal 8142-90, permitindo claramente identificar quem é realmente do seguimento dos usuários e que não terão condições de sofrerem coações e intimidações. Estaremos garantindo a sua liberdade para defenderem os interesses do seguimento que representam, sem prejudicar o seu sustendo familiar. Nesta alteração da legislação também deverá constar todas as garantias para que o profissional também não sejam coagidos, intimidados por defenderem os interesses do seu seguimento, hoje apesar da Resolução 333, ainda é possível direta ou indiretamente perseguir um profissional que não compactua com os interesses dos governantes.
Para que seja justo com aqueles que ajudaram nesta Coordenação do evento agradeço ao Sr. Paulo Mendonça, que participou brilhantemente como Mestre de Cerimônia e como profissional do ramo foi excelente, somos companheiros em defesa dos interesses da região ele é também Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região e Diretor Geral deste jornal.

Até hoje nada seria possível sem o apoio incondicional do colegiado do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, sendo sempre ouvido pelos meus pares dos Conselhos Distritais do Município do Rio de Janeiro – AP 1 - Enf. Solange Belchior, AP 2.1 – Vera Lúcia, AP 2.2 Maria Alice Costa Lima, AP 3.1 Maria de Fatima Gustavo Lopes, AP 3.2 Maria Angelica, AP 3.3 Marilza de Abreu Fialho, AP 4 Orlando Roberto Matias, AP 5.1 Ludgero Silva, AP 5.2 Jorge Luiz Mateus, possibilitando alguns avanços na área da saúde. Agradeço a presença de todos e muito obrigado pelo seus incentivos com essas atitudes renovamos a nossa esperança em obtenção de união daqueles que lutam em defesa do SUS.

Não poço deixar de homenagear a nossa coordenadora administrativa do evento Sr. Marli Alves Marinho, por sua dedicação ao evento e ela tem sim uma parcela significante do sucesso desta conferência. Muito obrigado.

DALBERTO GOMES estará na XIV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO RIO



O poeta DALBERTO GOMES estará na Bienal nos dias abaixo relacionados, com seus livros "DANDO A CARA A TAPA" e "NEGRO SIM" e o convida para compartilhar deste importante evento cultural de mobilização nacional que acontece na nossa cidade há 26 anos, sendo uma bem-sucedida realização cultural e empresarial, tendo o livro como principal astro.

14 de setembro

19:00 às 21:00h - Praça do autógrafo

16 de setembro

20:00h - Estande nº10, Rua Q, Pavilhão Verde


Local:

Riocentro

Avenida Salvador Allende, nº 6.555 - Barra da Tijuca

XIV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO RIO

10 a 20 de setembro de 2009

09:00 às 22:00h


Informações:

(21) 3035 9204 e www.bienaldolivro.com.br



Divulgação Cultural: Malu Ravagnani

CINECLUBE MOACYR BASTOS - Programação para setembro 2009

sempre às 19 horas com entrada franca
Rua Engenheiro Trindade, 229 – Campo Grande
Tel.2413-5727


DIA 11

MARCELINO, PÃO E VINHO

(Marcelino pan y vino)

(1955)

Marco do cinema italiano dos anos 50, conta a história de um menino órfão criado em um mosteiro e que encontra um amigo muito especial no sótão. Dirigido por Ladislao Vajda. (Livre)



Dia 18

FAHRENHEIT 451

(Fahrenheit 451)

(1966)

Baseado no livro de Ray Bradbury, esta ficção científica dirigida por François Truffaut mostra uma sociedade no futuro em que os bombeiros têm como principal missão queimar os livros, até que um deles resolve questionar esta ordem. O título é uma referência à temperatura em que os livros são queimados.(14 anos)

Dia 25

O CIRCO

(The circus)

(1928)

Um dos mais engraçados filmes do diretor Charles Chaplin e que traz uma de suas cenas mais famosas, em que Carlitos anda na corda bamba com macaquinhos pendurados no pescoço. A produção do filme teve diversos contratempos, como um incêndio que destruiu o material de produção. (Livre)



Divulgação Cultural: Malu Ravagnani

Reaproveitamento de material orgânico



Tramita na Câmara o projeto de lei 265/2009, de autoria do Vereador EIDER DANTAS (foto), dispondo sobre o reaproveitamento de material orgânico proveniente de podas de árvores e da coleta de lixo em feiras livres. Pela norma, todo material recolhido pela prefeitura terá como destino a trituração para que se torne composto orgânico a ser utilizado em hortas comunitárias, escolares e projetos de paisagismo e ajardinamento promovidos pelo Poder Público.

Venha discutir Segurança Pública





Os moradores de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, através do Conselho Comunitário de Segurança (BLOG DO CCS-AISP 27 - http://ccs27aisp.zip.net), tem a oportunidade de discutirem os problemas na área de segurança, com os responsáveis pelo setor, as reuniões acontecem mensalmente, na última terça-feira, das 10 às 12 horas, no auditório do Conselho Distrital de Saúde, situado na Rua Senador Camará, 372 - Santa Cruz e na segunda quarta-feira, o café da manhã comunitário, que passou a ser itinerante, informações no telefone 23337260.

Além de terem uma linha direta com o comandante do 27º BPM, o Ten. Cel. PM MARCOS ALVES, no telefone 87585552, também pode fazer contato pelo BLOG DO COMANDANTE http://celmarcos.blogspot.com/ .

Rua Renato Vasconcelos BALNEÁRIO GLOBO em Sepetiba pede socorro

Quando estive no lançamento do CD do Ev. Oséas Boier na Congregação Nova Peniel, que é do campo da CADESC - Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz, ouvi muitas reclamações pelo estado da rua RENATO VASCONCELOS, o que dificulta e muito as atividades da igreja em especial a visita de cantores e pregadores. A rua que começa no Balneário Globo, segue até a direção de Nova Sepetiba, mas não tem outra entrada pela estrada e sua extensão está quase intransitável.
Espero que o sofrimento dos moradores da comunidade que dependem do acesso da Rua Renato Vasconcelos acabe logo.

Santa Cruz Shopping comemora início da Primavera com exposição

Obra de Maria Cler – Maravilhas da natureza
Obra de Suderli Gouvêa – A flor da paz



Lembrando o começo da Primavera, o Santa Cruz Shopping traz para o mall, a partir do dia 20 de setembro, a mostra “Só flores”. Serão 13 quadros expostos: 12 de alunos do curso de pintura da artista plástica Loty Yamazaki, e um da própria artista.



Os discípulos de Loty são moradores de Santa Cruz e Sepetiba com idades entre 17 e 74 anos e fazem as peças pelo prazer de pintar ou por terapia ocupacional. As imagens mostram paisagens ou detalhes da flora que conhecemos.



Ao longo dos anos, Loty sentiu necessidade de mostrar o trabalho deles já que há alguns anos participa de exposições e sente este gosto pelo reconhecimento quando suas telas são vistas e premiadas. A artista nasceu em São Paulo, em uma família japonesa. Há 39 anos a nissei de 71 anos veio para o Rio para morar em Sepetiba, onde mantém um ateliê há 12 anos.



Para quem estiver interessado no curso, o Ateliê Loty Yamasaki fica na Rua Sergio Bernardino 36, em Sepetiba. Mais informações no telefone 3317-7397.

Serviço:

Exposição “Só flores”

Local: Santa Cruz Shopping, Rua Felipe Cardoso, 540 (telefone: 2418-9400)

Data: de 20 de setembro (domingo) a 20 de outubro (terça-feira)Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, 15h às 21h.

Entrada: Gratuita.

PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO será em Nova Sepetiba



O PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO, que está sendo organizado pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, para atender a população dos bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, no dia 26 de setembro de 2009 no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Nova Sepetiba, no HORÁRIO: 9 às 17 horas, sendo o OBJETIVOS: Realizar ação social com a presença de Juízes , Defensores Públicos e Promotores para buscar resolver no mesmo dia, problemas simples da população de modo gratuito. Promover a regularização do Registro Civil e outros documentos. - Atendimento e orientação na área odontológica para as crianças - Título de Eleitor (1ª e 2ª via e tranferência) - CPF - RG (identidade) CTPS (carteira de trabalho) - PEDIR O DIVÓRCIO - PEDIR PENSÃO DO EX MARIDO,EX- COMPANHEIRO OU PAI DE SEU FILHO - PEDIR RECONHECIMENTO OU TERMINAR UMA UNIÃO ESTÁVEL ( MORA OU JÁ MOROU COM UM COMPANHEIRO OU COMPANHEIRA SEM SER CASADO NO PAPEL) - PEDIR SEPARAÇÃO VOCÊ SE CASOU A MENOS 2 ANOS E JÁ QUER SEPARAR - RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE: DE PAI BIOLÓGICO PAI VERDADEIRO - AÇÃO DE GUARDA - TUTELA - DIREITO DO CONSUMIDOR.

Para você ser atendido deverá comparecer com original e cópia do documento oficial de identidade com foto (ex: RG, Carteira de motorista ou CTPS), comprovante de residência (se não tiver poderá ser uma declaração da Associação de Moradores - Obs.: Algumas associações estarão no local emitindo a declaração na hora) e foto se for o caso.

Informações sobre os documentos e a presença de testemunhas necessários para o atendimento em cada caso e outros serviços que serão oferecidos no dia, poderão ser obtidos em Paciência, Santa Cruz e Sepetiba: Nas escolas, nas unidades de saúde, no Conselho Tutelar de Santa Cruz, na Coordenadoria Regional de Assistência Social ou pelos telefones do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça: 3133-1881 - 3122-2047 - 3133-2336 - 3133-2338



PARCERIOS NO EVENTO: Banco do Brasil - CEDAE - CET RIO - COMLURB - Conselho Comunitário de Segurança AISP-27 - Conselho Distrital de Saúde AP.5.III - Conselho Tutelar -10 - Coordenadoria de Saúde AP 5.III - Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro - Defesa Civil Municipal – Diretoria Oeste - Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - DETRAN - EMERJ - Fundação Leão XIII - GM-Grupamento de Guardas Comunitários de Sepetiba - Jornal Real Notícias - Mídia Comunitária - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - Mútua dos Magistrados - Ouvidoria do TJRJ - Rotary Clube RJ - Guaratiba - Secretaria Estadual de Educação - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil - Secretaria Estadual de Trabalho e Renda - Subprefeitura da Zona Oeste - Tribunal Regional Eleitoral - 10ª Coordenadoria Regional de Assistência Social - 10ª Coordenadoria Regional de Educação - 13ª Circunscrição - XXVI Administração Regional de Santa Cruz e Sepetiba - 14 ª Inspetoria da Guarda Municipal - 27º Batalhão de Polícia Militar

APOIO: Conselho das Instituições de Ensino Superior Zona Oeste

Cadastre GRÁTIS a sua instituição ou orgão publico no GUIA COMUNITÁRIO do REAL

Em comemoração aos 15 anos do REAL Notícias
Vem aí!
GUIA COMUNITÁRIO
(Paciência - Santa Cruz - Sepetiba)
GRÁTIS!



CADASTRE JÁ A INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA, RELIGIOSA, de SERVIÇOS ou ÓRGÃO PÚBLICO que você faz parte.


Mande uma mensagem com o título GUIA COMUNITÁRIO para: realnoticias@realnoticias.com.br,com o nome, endereço completo com o CEP, nome do responsável (eis) telefone, e-mail, área de abrangência, programação que é realizada ou serviço prestado a sociedade de forma gratuita.

quinta-feira, setembro 03, 2009

REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Data: 23.09.2009 Hora: 11:00
Local: Auditório do MPRJ (Av. Marechal Câmara, 370, 9º andar – Centro)
Objetivo/O que se pretende? :
Aprimoramento da atenção básica em saúde, com abertura de espaço interinstitucional independente e politicamente neutro, para circulação de informações, propostas objetivas e contribuições científicas entre as Universidades, Centros de Produção de Conhecimento Científico, CREMERJ, Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Conselhos de Saúde, Autoridades Públicas e Entidades da Sociedade Civil vinculadas à defesa do direito à saúde.


Motivação/Por que fazer uma audiência pública?
Existem muitos inquéritos civis públicos e procedimentos preparatórios em tramitação na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital versando sobre as deficiências na Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro, nos quais fica clara a necessidade de fomentar a expansão do atendimento na atenção básica, garantindo resolutividade, integralidade e longitudinalidade de assistência, bem como acessibilidade regulada aos níveis secundário e terciário de atendimento.

Quem participará?
Gestores do SUS: Representante do MS, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Acadêmicos/ Conhecimento Técnico: CREMERJ, ENSP, UERJ, UFRJ, MPF, Conselhos de Saúde, FIRJAN. Entidades da Sociedade Civil vinculadas à defesa do direito à saúde.


Como participar?

Para participar enviando propostas sobre o tema, basta acessar a página do MPERJ http://www.mp.rj.gov.br/

Coruja pode namorar um gato?

A resposta está no livro “Um amor diferente”

Destinado ao público infantil, Um amor diferente, do jornalista Hélio Araújo, será lançado no dia 12 de setembro, das 18h30 às 20h, durante a XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro (Rua Q do Pavilhão 4 – Verde -, estande 17, da Litteris Editora), no Riocentro (Rua Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, RJ).
O livro, com 16 páginas, é interativo - as páginas internas têm ilustrações em preto e branco, cabendo à criança a tarefa de colori-las. Este processo permite uma maior participação por parte do leitor infantil, integrando-o à história e ao processo de educação.
Um amor diferente conta a história de Corugilda, uma coruja que vivia triste e cabisbaixa, diferentemente dos outros animais da floresta. Para cada um deles, havia um motivo diferente para o jeito de viver da coruja. Embora preocupados, nada podiam fazer, pois Corugilda procurava ficar sempre longe deles. Na verdade, a coruja tinha complexo por não se parecer com nenhum deles e, por isso, vivia isolada. A história, porém, toma um rumo diferente a partir do dia em que a coruja encontra Gatoso, um gato tão diferente quanto ela.
No livro, o jornalista aborda, nas chamadas entrelinhas, os problemas da discriminação que muitas pessoas sofrem por se sentirem, de alguma forma, diferentes dos outros. No caso específico de Um amor diferente, a suposta feiúra de Corugilda e Gatoso é o tema abordado (em “O Barulho da Floresta”, seu primeiro livro infantil, o autor tratava do problema da obesidade, que ele conheceu bem em sua infância).
Numa linguagem simples, o autor procura mostrar que se deve admirar não somente a aparência das pessoas, mas o seu interior, o seu caráter, a sua honestidade, a amizade, etc. E que é de criança que se aprende a respeitar tais valores.

terça-feira, setembro 01, 2009

BIBLIOTECA VIRTUAL GRÁTIS

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, escutar músicasem MP3 de alta qualidade, ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia, ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais....

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site: http://www.dominiopublico.gov.br/
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

INAUGURADA A LINHA DE ÔNIBUS URUCÂNIA X CENTRO

No Sábado, 29 de agosto, foi inaugurada a nova linha de ônibus da Expresso Oeste, Urucânia X Centro.

O ponto de partida e de chegada é a Rua 07, próximo ao Posto de Saúde, em Urucânia.

2º ENCONTRO DE ARTISTAS ESPECIAIS NA ZONA OESTE

CONVITE ESPECIAL



O FÓRUM ZONA OESTE: CIDADANIA, DIGNIDADE E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PROMOVERÁ O

2º ENCONTRO DE ARTISTAS ESPECIAIS
NA ZONA OESTE


EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIENCIA.
TRAGA SUA FAMÍLIA E PARTICIPE CONOSCO DESSA TARDE TÃO ESPECIAL, ONDE REUNIREMOS VÁRIOS TALENTOS DA MÚSICA, DANÇA, EXPOSIÇÕES, ENTRE OUTRAS.

DIA: 19 DE SETEMBRO DE 2009 (SÁBADO)

HORÁRIO : 12:00 ÀS 17:30h

LOCAL: FUNLAR – UNIDADE CAMPO GRANDE

RUA CARLOS BOISSON, S/N - PRÓX. AO WEST SHOPPING
INFORMAÇÕES: 8755.2149 ou 8717.4478 - denimaeespecial@hotmail.com

MAIOR EVENTO DA SAÚDE NA ZONA OESTE - IX CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.III



Será realizado nos dias 05 e 06 de setembro de 2009 na Faculdade Machado de Assis – Rua Felipe Cardoso, 232 – Santa Cruz a nossa IX Conferência Distrital de Saúde da AP 5.III, com o objetivo de reunir os diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada, através de entidades representativas e autoridades do setor de saúde para reavaliar a situação da área, reformulando diretrizes e redefinindo estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços de saúde, mediante a real integração das três esferas de governo e destas com as redes universitárias, filantrópicas e privadas, integrantes do SUS na CAP 5.3, com a finalidade de resgatar o SUS.

Este ano esse evento, terá uma expectativa maior da população e dos profissionais da região, mediante a promessa feita pelo Sr. Prefeito Eduardo Paes de começar os investimentos na assistência básica da saúde em nossos bairros com a construção de diversas unidades e cobertura de 100% das comunidades com o Projeto Saúde da Família e já foi até publicado Edital de Convocação Pública para parcerias com Organizações Sociais nos termos da Lei Municipal 5026/2009 e do Decreto 30780/2009, substituindo a gestão feita por Servidor Públicos, por entidades privadas, com a justificativa teórica de conseguir maior agilidade e praticidade para atender aos anseios dos usuários.

O grande debate será realmente de capacidade de gestão dos servidores públicos e das diretrizes, garantias e objetivos a serem alcançados com esse novo modelo de gestão para que o contribuinte não tenha os seus recursos desperdiçados num projeto fantasioso, sem a garantia do famoso custeio. Sabemos que construir é fácil e lucrativo, colocar para funcionar é outra realidade.

Foi convidado o Sr. Prefeito, Srs. Secretários Municipal e Estadual de Saúde, também diversas autoridades, esperamos que apesar de um final de semana com um feriadão, temos a certeza que essas pessoas vão demonstrar até onde existe o compromisso com a nossa região.

Apresentação dos sambas concorrentes da Acadêmicos de Santa Cruz


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz dá início às suas eliminatórias de sambas que vai escolher o samba oficial da Santa Cruz para o Carnaval 2010. No sábado, 29 de agosto, foram apresentados os 11 sambas concorrentes inscritos na disputa. O enredo é “Nos Passos do Compasso” e vai ser desenvolvido pela comissão de carnaval formada por André Marins, Munir Nicolau,Carlos Muvuca e Ricardo Dennis.