segunda-feira, dezembro 21, 2009

Um Natal de Paz!

1º Encontro da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA FAMA




Mais de 100 pessoas entre profissionais de assistência social, educação, saúde e segurança pública, assim como dirigentes religiosos e comunitários, estiveram presentes no auditório da Faculdade Machado de Assis (FAMA) em 27/11/09, por ocasião da realização do 1º Encontro da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas em Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, fruto da iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança AISP 27, Conselho Distrital de Saúde da AP 5.3, Conselho Tutelar 10, 27º Batalhão de Polícia Militar, 10ª Coordenadria de Assistência Social, 10ª Coordenação Regional de Educação (CRE), Coordenação de Saúde da AP 5.3 e o Grupamento de Guardas Comunitários de Sepetiba (GM - Rio), com o apoio do CIEZO - Conselho de Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, da FAMA - Faculdade Machado Assis e do Real Notícias.
Os presentes assistiram à apresentação dos objetivos do evento: - Discutir, encaminhar propostas e implementar serviços e políticas publicas no combate ao uso abusivo de drogas; - Possibilitar o envolvimento de diferentes atores sociais e da rede de serviços da região de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência na construção de serviços no combate ao uso abusivo de drogas; - Organizar a construção de grupos de trabalhos continuados com vistas ao combate do uso abusivo das drogas e da metodologia de trabalho da Rede Local que teve seu fortalecimento com a criação dos seguintes: - Acompanhamento da criação da rede de combate ao uso abusivo; - Implementação e acompanhamento de campanhas, programas e projetos de orientação a crianças e adolescentes; - Mapeamento das ações de enfrentamento; - Organização de palestras, encontros e fóruns;- Divulgação das ações locais, regionais e municipais.
Feitas pelo Pres. do Conselho Comunitário de Segurança, Paulo Mendonça.

A Psicóloga Sandra Mendes, do Centro de Atenção Psicossocial 5.3, apresentou o relato acerca do trabalho já realizado pela Comissão de Enfrentamento ao Crack, iniciada em abril deste ano e que agora incorporou a comissão permanente ENFRENTE AS DROGAS.

Em seguida, a palavra foi passada ao TC Marcos Alves, Comandante do 27º BPM, o qual deu ênfase ao trabalho desenvolvido pelo Batalhão e às consequências desastrosas da relação entre drogas e armas.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) exibiu os resultados das ações implementadas nas escolas da região.

As “Escolas do Amanhã” mereceram destaque durante o evento, cuja exposição ficou a cargo da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, representadas pelas professoras Marília Viana e Isabel Linhares..

Os danos provocados pelas drogas aos usuários, seus familiares e à sociedade em geral foram expostos pela Psicóloga Márcia Passarelis.

A comissão é formada por: Adelson Alípio, Cecília Luis de Oliveira, Cilene Boarro, Gilberto Aragão, Gisele Bernardo da Silva, Leila Oliveira, Marcelo Machado, Marília Viana de Oliveira, Marly Marinho, Maurizete da Silva Arruda, Michele Rose Larrubia, Paulo Mendonça, Sandra Mendes, Simone Leis Macckione e Wanderby Medeiros.

ADEFESA em ação

Sepetiba ganha com a volta das Ações Sociais e o Programa Jorge Nobre e com a criação da Agência de Comuicação e Boletim


No dia 21 de novembro num agradável jantar para alguns amigos e colaboradores, o JORGE NOBRE, deu o primeiro passo da retomada das atividades da ADEFESA e apresentou a nova coordenadora da instituição a Professora Márcia Barbosa.
Neste novo formato de atuação a instituição além de retornar com as atividades sociais e esportivas e o sucesso do PROGRAMA JORGE NOBRE, aos domingos, das 9 às 12 horas, na MANOBRA FM 88,1 (com o apoio do WILLIAN COELHO), também foi criado uma Agência de Comunicação e um Boletim que irá circular em Sepetiba com notícias da instituição e outras matérias de interesse da população.
O PROGRAMA JORGE NOBRE, que teve a sua reestreia no dia 6 de dezembro, acompanhado da sede da ADEFESA com um café da manhã, teve grande movimentação e um boa participação dos ouvintes pelo telefone 33650683.
O Boletim da ADEFESA, teve a sua primeira edição circulando também no dia 6 de dezembro e chegou cumprindo o seu papel, com qualidade visual e ótimo conteúdo, onde tem a agenda da instituição, “A VOZ E VEZ DO LEITOR”, AS “dICAS DE ECONOMIA”, a divulgação do ENFRENTE AS DROGAS, a saudação e a presentação do boletim por Jorge Nobre e o belo texto “SÓ NO SALTO” de autoria da Márcia Barbosa.
Desta forma o Jornalista JORGE NOBRE retoma as atividades da ADEFA - Associação Democrática dos festejos Sociais do Alagado e começa a colocar em prática alguns dos seus projetos em Sepetiba.
A ADEFESA já está funcionando com CAPOEIRA COM ARTE,com os instrutores Foginho e Renê, LAMBAERÓBICA e DANÇA DE SALÃO.
Quem desejar informações pode ligar para 31580731ou comparecer na sede que fica localizada na Avenida Santa Ursulina, nº 157 - Alagado - Sepetiba.
Parabéns ao Jorge Nobre, a Márcia Barbosa e toda a equipe de voluntários e colaboradores da ADEFESA.

PAROU O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ZONA OESTE




No dia 09 de dezembro foram paralisadas as atividades nas unidades do Programa de Saúde da Família dos bairros de Paciëncia, Santa Cruz e Sepetiba, devido a incompetência da SPDM – SOCIEDADE PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA, instituição recém contratada pela Prefeitura como Organização Social para realizar a gestão das unidades de saúde da AP 5.3 nos referidos bairros, que não está conduzindo adequadamente o processo de contratação na transferência das equipes de profissionais atuantes nessas unidades para o seu quadro de funcionários. Estão propondo a alguns profissionais médicos, dentistas, enfermeiros etc. a remuneração por RPA e também estão reduzindo os vencimentos de alguns desses trabalhadores, o que gerou insatisfação e manifestações de contrariedade e revolta na sede da SPDM improvisada em duas saletas na Rua Dona Januaria 33 – Santa Cruz .
Também, nesta mesma ocasião não foi concretizada a Rescisão Trabalhista desses profissionais cujo Aviso Prévio Demissionário inspiraria nesta data para homologação dia 10 de dezembro, devido ao não repasse pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da verba rescisória para as ONGs CAMPO e CIEZO, instituições onde eram contratados esses trabalhadores, tendo sido então suspenso o Aviso Prévio, até que tudo seja regularizado pela SMSDC.
Outro motivo de contrariedade dos trabalhadores é que mesmo já sendo atuantes há alguns anos no PSF , com vasta experiência nas comunidades correlatas, tendo sido inclusive aprovados anteriormente em processos seletivos com a participação da SMSDC nos processos de avaliação para atuação nas unidades do PSF, como também participaram de todos os treinamentos realizados pela SMSDC, e ainda assim poderão ter que atender as exigências e custas impostas pelo edital de seleção feito pela SPDM, que não possuem nenhuma experiência na nossa região, sem conhecimento das especificidades locais e regionais, sem nenhuma convivência com a cidadania local, trazendo no seu fardo um grande lastro de problemas e processos oriundos das suas atuações questionáveis em diversos municípios do estado de São Paulo e capital.
Avaliamos, que está ocorrendo uma falha na gestão global das mudanças que se pretende para melhorar os serviços de saúde na região. Não estão havendo diálogos com a SMSDC, as instituições locais atualmente co-gestoras do PSF, as novas instituições – Oss e o controle social da saúde, através dos Conselhos Distritais, para que estas mudanças ocorram harmonicamente com as comunidades afins e assegurem o melhor resultado nas suas implantações, com as inovações ensejadas e sucesso garantido, sem desperdício do dinheiro público.
Ressaltamos, que o Controle Social, só aprovou o Projeto Saúde Presente, na condição que a gestão das unidades publicas serem feita pelo poder publico, como preconizado no SUS, e não por Organizações Sociais.