segunda-feira, outubro 12, 2009

II MOSTRA DE ARTE DE SEPETIBA

A Cooperativa Educacional Sagrado Coração de Jesus, vem a ser um grupo de profissionais da educação comprometidos com a prática pedagógica e o crescimento cultural do nosso bairro. Devido a isso, hoje muitos de nossos alunos já estão concluindo suas faculdades, já outros conseguiram melhor desempenho social graças ao trabalho por nós desenvolvidos.
Visando o crescimento de nosso bairro, que hoje se encontra esquecido por nossas autoridades, concluímos que há um difícil acesso de nossa comunidade a cultura, quando não diversos artistas que por sua vez acabam não tendo seus trabalhos devidamente reconhecidos.
Daí nasceu a idéia da Mostra de Artes de Sepetiba que no ano passado foi realizada com muito sucesso, constata assim pelo Portal de Sepetiba, que nos avaliou e também as obras artísticas por nós apresentadas.
O projeto procura manifestar o gosto pela arte em cada aluno e oportunizar aqueles que geralmente praticam arte e não possuem recursos para exibi-la.
É fato que todo ser humano manifesta algum conhecimento artístico desde pequeno. Neste projeto iremos mostrar como a arte pode ser trabalhada de maneira eficaz dentro da sociedade escolar, instigando o aluno a ter prazer em estudar. Vamos interdisciplinar o currículo através da arte, e mostrar que todo o conteúdo pode ser aplicado através da mesma.
Expor através de uma mostra artística o conhecimento renunciado muitas vezes por falta de instrução, e criar o estimulo no estudar.
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) recomendam articular o ensino da arte em três eixos: a produção, a fruição e a reflexão. Esses eixos mantêm seu espaço próprio, mas devem estar relacionados na prática, e seus conteúdos podem ser trabalhados em qualquer ordem, segundo decisão do professor, conforme o desenho curricular. O fazer artístico, a apreciação estética e a contextualização histórica da arte constituem o alicerce para a construção de uma educação artística ideal, formadora da sensibilidade e do senso estético.
Nosso objetivo é expor os diversos tipos artísticos, pouco explorados, na comunidade em torno da escola. Despertar no alunado o gosto pela arte e a importância da implantação da cultura em seu bairro, na construção dos conceitos éticos do ser humano e de sua cidadania.
Utilizar a arte como um instrumento de aprendizagem, possibilitando ao aluno a percepção dos conteúdos trabalhados, e da facilidade que pode ter ao utilizar a arte como meio.
O projeto foi desenvolvido pelo professor Peterson Soares da Silva, formado em Licenciatura Plena de Matemática, que desenvolve ainda diversos projetos pedagógicos, entre eles o Teatro Educacional e o Discutindo Educação, já em prática. Ainda é o autor do livro “Dark Wizard”, publicado pela Livro Pronto Editora, que os senhores poderão conferir pelo site www.livropronto.com.br.
Solicitamos caso se possível, que os senhores possam nos ajudar com seu meio de comunicação na divulgação deste evento.
O evento ocorrerá no dia 07 de novembro de 2009 às 17 horas, no Educandário Edith dos Santos, localizado na Rua Sebastião Serrato, 167 – Sepetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário