segunda-feira, julho 21, 2008

Totalmente restaurado e Inaugurado

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge

No dia 30 de junho, às 10h, o Palacete Princesa Isabel foi reaberto com a inauguração do Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge pela Prefeitura do Rio-Comissão D. João VI, na Rua das Palmeiras Imperiais s/n. A restauração do antigo Palacete Princesa Isabel, criado por D. Pedro II em 1881, está inserida no calendário comemorativo dos 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro.

Originalmente construído para funcionar como sede administrativa do Matadouro Público de Santa Cruz, na área da antiga Fazenda Imperial, o prédio foi tombado em 1984 e hoje é considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro por suas características arquitetônicas e por sua importância histórica. Foram recuperados as fachadas internas, os pisos, os muros e o teto, e também realizado tratamento paisagístico. Um novo calçamento com rampas para acesso a portadores de necessidades especiais e um elevador ainda foram instalados.

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge, com 2.368 m² de área construída, oferecerá aos cariocas três salas para exposições, um galpão para as artes cênicas, uma sala multiuso – para projeções e pequenos concertos – e uma dedicada a oficinas, que abrigará diversas atividades culturais e de formação artística. O local ainda funcionará como sede do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro, que possui um amplo acervo sobre o crescimento do bairro de Santa Cruz. Além disso, a Biblioteca Popular Municipal Joaquim Nabuco será reaberta oferecendo uma programação dedicada às crianças, e proporcionará aos cariocas um acervo de mais de 13 mil livros. O patrono da biblioteca, o escritor e estadista Joaquim Nabuco, foi um ativo colaborador da campanha contra a escravidão.

Duas exposições marcam a inauguração do Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge: “Um Palacete na História de Santa Cruz – 1881-2008” e “Carnaval na Palma da Mão”, que poderão ser vistas até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita.

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge fica na Rua das Palmeiras Imperiais s/n – Santa Cruz. Tel.: (21) 2418-3140. O Centro Cultural funcionará de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 12h às 20h.

segunda-feira, julho 14, 2008

Mistérios no sertão

Seu Fulgêncio era muito conhecido no interior de MG.
Havia um comentario sobre ele, que dizia que ele se transformava em lobisomem.
Ele sempre tinha uma desculpa; quando chegava a quaresma dava um jeito para sair.
Saia a noite e só voltava pela manha. Pálido, sujo e confuso, mal tomava o café, saia pro trabalho.
Todos naquela pequena cidade diziam se ouvir uivados nas noites de lua cheia, outros juravam ter visto um homem com metade lobisomem. Os casais de namorados só saiam acompanhados por outros casais.
Era só a lua sair, todos ouviam os uivados longos de um lobo.
Ate que um dia todos se reuniram para pegar o tal bicho. Esperaram o seu Fulgencio sair e o seguiu.
Logo, logo a lua saiu e ele pegou um saco e vestiu uma grande fantasia de lobo muito mau acabado.Soltava cada uivado que se ouvia a quilômetros.
Então a turma com pena do pobre homem desistem de pegá-lo.
O lobisomem era nada mais que um homem vestido de lobo.
Então a lenda prevaleceu, e o nosso folclore não morreu.
E até hoje se ouve, em noites de lua cheia os uivados de um lobisomem.
Todos nos temos um sonho e um segredo. Aquele homem era um baita ator; mas preferia viver em segredo e não revelar seu talento ao mundo.

Canarinho de Sepetiba - poeta e escritor

Cineclube da Cidade das Crianças exibe filmes infanto-juvenis nos fins de semana

O Cineclube da Cidade das Crianças Leonel Brizola, em Santa Cruz, exibe filmes e desenhos com temas infanto-juvenis, aos sábados e domingos, a partir das 14h. A entrada é franca.
A Cidade das Crianças Leonel Brizola fica no Km 1 da Rodovia Rio-Santos (BR-101). Mais informações sobre essa e outras atividades estão disponíveis pelos telefones 3395-1928 e 2418-4870.

A POESIA CONVERSA COM VERSO

A POESIA quer ter um encontro marcado com você às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, no Teatro Arthur Azevedo - Rua Vitor Alves, em Campo Grande, Rio/RJ. Poetas, estudantes, professores, amantes da poesia... Todos estão convidados a participar. Traga um poema, seu ou que você goste mais. Traga um amigo.
Vamos fazer o VERSO E A POESIA ocuparem seu lugar no palco do teatro e da vida! Estréia: dia 4 de junho de 2008, 4ª feira. Horário: 20 horas.
Projeto: APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro e PS - Grupo Poesia Simplesmente em parceria aos poetas do Circuito Literário Conversa com Verso.
Coordenação local: Sonia Abreu

Linha de ônibus gratuito facilita acesso à Cidade das Crianças

A Prefeitura lembra que já estão circulando dois microônibus da linha 825-B/Campo Grande-Jesuítas (via Santa Cruz), com passagem gratuita, para facilitar o acesso à Cidade das Crianças Leonel Brizola, no Km 1 da BR-101 aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Com 7,4 km, o percurso de ida é: ruas Dom João VI e Senador Camará, Praça do Gado, Avenida Padre Guilherme Decaminada (antiga Estrada Morro do Ar), Avenida Brasil, retorno à esquerda e via de acesso à Cidade das Crianças. O trajeto de volta, com 6,3 km, é feito pela via de acesso à Cidade das Crianças, Avenida Brasil (primeiro retorno à esquerda), Avenida Padre Guilherme Decaminada, Praça do Gado, Rua do Prado, Rua do Império, Rua Medeiros e Rua Dom João VI.

Zona Oeste recebe de volta Ponte dos Jesuítas e fonte ornamental totalmente reformadas

Dois importantes bens históricos tombados pela Prefeitura foram entregues hoje, dia 30, à população de Santa Cruz, na Zona Oeste, pela Secretaria de Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural da Cidade (Sedrepahc): a Fonte Wallace, na Praça Dom Romualdo; e a Ponte dos Jesuítas, construída no século XVIII.
A fonte, toda em ferro fundido, foi trazida da Europa no século XIX e agora, totalmente restaurada, ganhou nova iluminação e jorra água como as fontes daquela época. De acordo com a Secretaria, foram gastos R$ 80 mil na restauração.
Já na Ponte dos Jesuítas foi completada a primeira fase de restauração, em que a Prefeitura recuperou as pedras que tinham sido furtadas e, após um estudo arqueológico, as recolocou no antigo leito do Rio Guandu, num investimento de R$ 500 mil. A segunda fase, com início previsto para ainda este ano, será implantado um parque com quiosque, bancos, jardins e totem explicativo sobre o valor histórico do local e das peças arqueológicas.

ANIVERSÁRIO DO EV. OSÉAS BOIER E AMIGOS

Dia 29/06/08, a congregação Tanque de Siloé (que pertence a CADESC), realizou um grande “culto em ação de graças ao Senhor”, pela passagem do aniversário do Ev. e Colunista Oséas Boier, do Coronel e Secretário do Meio Ambiente Anderson, do músico Marcelo Rosa, Lea Boier, Wesley e a Universitária Camila Pires (que entre 70 mil inscritos, foi aprovada para agente de saúde). Foi um culto maravilhoso, muitos visitantes, linda faixa sobre o púlpito, salgados, torta e refrigerantes para todos. PARTICIPAÇÕES: Pr. Paulo Sergio e esposa Pedagoga Fabiana (Cong. Jardim Itá), Pr. Manoel E. Heringer (Nova Friburgo), Pr. Dílson Guimarães (103.9 FM), Pr. Jorge Luiz e Pb. Régis (103.1 FM), Dc. Samuel Florêncio (106.9 FM). CANTORES: Gilson Bastos – Nilma Alves - Josy Coiffeur - Cristiane - Gisele - Mariane - Conjunto Novo Som e outros. Agradecemos a Patrícia Bacelete - Pr. Wilton Cleber - Odenir Bohrer - Ministério Gileade (www.gileade.com.br). Pb. Edson Barbosa – Pr. Jorge Luiz FM – Fábrica Peccin (100 pirulitos p/ crianças) e o Salão de beleza Josy Coiffeur, com “20 kits de beleza” (3314-0213), que doaram mais de 40 brindes para serem sorteados entre os presentes. Nossos sinceros agradecimentos ao Pr. Jorge Luiz Bastos (Dirigente da Congregação), Pb. Ignácio, Ministério, Dcª Celeir e Equipe, toda igreja, Jornal Real Notícias/ Delcia Boier, Pr. José P. Teixeira (Pres. da CADESC) e a FATAD: Faculdade Teológica das Assembléias de Deus (Brasília). Aos aniversariantes Jer. 1.5, para vossa meditação.