segunda-feira, julho 21, 2008

Totalmente restaurado e Inaugurado

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge

No dia 30 de junho, às 10h, o Palacete Princesa Isabel foi reaberto com a inauguração do Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge pela Prefeitura do Rio-Comissão D. João VI, na Rua das Palmeiras Imperiais s/n. A restauração do antigo Palacete Princesa Isabel, criado por D. Pedro II em 1881, está inserida no calendário comemorativo dos 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro.

Originalmente construído para funcionar como sede administrativa do Matadouro Público de Santa Cruz, na área da antiga Fazenda Imperial, o prédio foi tombado em 1984 e hoje é considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro por suas características arquitetônicas e por sua importância histórica. Foram recuperados as fachadas internas, os pisos, os muros e o teto, e também realizado tratamento paisagístico. Um novo calçamento com rampas para acesso a portadores de necessidades especiais e um elevador ainda foram instalados.

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge, com 2.368 m² de área construída, oferecerá aos cariocas três salas para exposições, um galpão para as artes cênicas, uma sala multiuso – para projeções e pequenos concertos – e uma dedicada a oficinas, que abrigará diversas atividades culturais e de formação artística. O local ainda funcionará como sede do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro, que possui um amplo acervo sobre o crescimento do bairro de Santa Cruz. Além disso, a Biblioteca Popular Municipal Joaquim Nabuco será reaberta oferecendo uma programação dedicada às crianças, e proporcionará aos cariocas um acervo de mais de 13 mil livros. O patrono da biblioteca, o escritor e estadista Joaquim Nabuco, foi um ativo colaborador da campanha contra a escravidão.

Duas exposições marcam a inauguração do Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge: “Um Palacete na História de Santa Cruz – 1881-2008” e “Carnaval na Palma da Mão”, que poderão ser vistas até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita.

O Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge fica na Rua das Palmeiras Imperiais s/n – Santa Cruz. Tel.: (21) 2418-3140. O Centro Cultural funcionará de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 12h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário