quinta-feira, fevereiro 07, 2008

CO.RE.S cobra o início das obras na Baía de Sepetiba e denúncia irregularidades nas obras da CSA




Em e-mail enviado ao Carlos Minc - Secretaria de Estado do Ambiente, em 30 de janeiro, a Comissão Revitalização de Sepetiba - CO.RE.S, cobrou as obras de despoluição da Baía de Sepetiba e denunciou que a lama retirada pela CSA da Baía de Sepetiba, está sendo colocada na área da Base Áerea de Santa Cruz, sem nenhum tipo de tratamento, mesmo sendo considerada imprópria, tendo em vista o alto teor de metal pesado e outros poluentes.
Conforme reproduzimos algumas fotos que mostram o ocorrido e na íntegra o teor da mensagem:

"Em nome da Comissão Revitalização de Sepetiba, venho por meio deste e-mail solicitar o esclarecimento da informação de que a lama de Sepetiba está altamente poluída e que não poderia ser colocá-la na área da Base Aérea de Santa Cruz. Isto nos provoca surpresa, pois conforme fotos em anexo, a CSA está colocando esta mesma lama da dragagem na área da Base, colocando o aterro hidráulico sem nenhum tipo de cuidado, com bombas bombeando diariamente direto para Baía de Sepetiba, sem decantar os metais pesados, com vazamento dos lagos de contenção, inclusive com formação de chorume na área, desviando rio, destruindo manguezais (além do permitido em licença) e com vazamento de óleo na área da obra.Todas estas denúncias não são novidades para o IBAMA, pois o próprio órgão já multou a CSA, e não deu em nada (pode comprovar esta informação no IBAMA).
Senhor Carlos Minc, Sepetiba está morrendo e nós não podemos ficar aguardando mais!
Esta obra já foi prometida por diversas vezes no governo passado, e acreditamos e divulgamos que esta obra começaria no máximo até fevereiro de 2008, e pelo o que o senhor informou, desta vez dinheiro não seria problema, que faltaria só o projeto e pelo Edital a empresa teria que entregar este projeto em dezembro.
Como a SEA colocou a comissão à par do que estava acontecendo até novembro de 2007, e de lá para cá não conseguimos mais nenhuma informação concreta, começou a criar aqui na região uma nova onda de insegurança quanto a atitude do atual governo, o que é ruim para o Governo e para nós que colocamos a população informada das informações obtidas nas reuniões com a SEA. Diante desta situação a Comissão Revitalização de Sepetiba, solicita uma reunião urgente com o senhor e de preferência antes da prometida Audiência Pública do dia 14 de fevereiro no Centro comunitário Santo Expedito.
Sem mais, agradeço profundamente a simpatia e eficiência do atendimento e tenho fé que haverá imediato e profundo empenho do senhor na solução desta questão. No aguardo de providências, Magali Jordão - Comissão Revitalização de Sepetiba - CO.RE.S."
Quem desejar participar da próxima reunião da Comissão Revitalização de Sepetiba, será dia 10/02/2008, às 9:00 h, na Praia do Cardo, 830 (Sede).

Nenhum comentário:

Postar um comentário