sexta-feira, janeiro 11, 2008

MARLI MARINHO diz:

“QUERO O MELHOR PARA A UNIDADE ESTADUAL DE SAÚDE VEREADOR ADELINO SIMÕES”

Reprodução da carta enviada em 8 de janeiro de 2008, ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com cópia ao Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Côrtes

“Excelentíssimo Governador,
Apresento meus cumprimentos a V.Exª, que é legitimo representante do povo do Estado do Rio de Janeiro. Portanto V.Exª é portador das esperanças e anseios das crianças, homens e mulheres que necessitam do serviço oferecido pelo poder publico.
Apresentei acima, minha opinião como: mãe, chefe de família e comprometida com o Controle Social da Saúde, estou convencida que o serviço publico é obrigação dos governantes e não pode ser utilizado como barganha política por nenhum político.
Portando, Governador não concordo em aceitar nenhuma pressão para atender as articulações em beneficio de um parlamentar, mesmo que este considere nossa região seu reduto eleitoral.
Governador, fui contratada como Agente Administrativa prestadora de serviço (não sendo nomeada em cargo de confiança, essa função é do Diretor do Hospital Estadual Pedro II) para prestar meus serviços na Unidade Estadual de Saúde Vereador Adelino Simões, por convite e insistência da Presidência do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, que queria fazer funcionar a referida Unidade em beneficio da população de Nova Sepetiba. Encontrei uma Unidade de Saúde completamente abandonada, cheia de mato, sem condições mínimas de funcionamento por falta de médicos, medicamentos, insumos, material de limpeza, equipamentos até mesmo oxigênio, causando paralisação constante do serviço oferecido, ficando ainda prejudicado por não possuir até hoje ambulância baseada a disposição e por falta de comunicação telefônica.
Hoje, temos uma Unidade completamente reformada com o esforço dos profissionais, que lutarão e buscarão parcerias, assim desde que assumi não tivemos outra paralisação dos serviços, possuindo uma equipe médica invejável de segunda a domingo, para um serviço de pronto atendimento, funcionamento de uma farmácia abastecida, graças a uma parceria com órgãos municipais, federais e empenho da equipe que busca para abastecer esta Unidade por meios próprios medicamentos e insumos mesmo sabendo que é ilegal não podemos deixar faltar nada nesta Unidade. Não houve mais falta de oxigênio graças a coragem dos funcionários que mesmo sabendo que é um método ilegal e perigoso, fazendo o transporte dos cilindros com veiculo próprio, lavagem de lençóis e toalhas no Pedro II também conduzidos por meios próprios, comunicação telefônica é feita através de aparelho próprio. Todo esse sacrifício realizados por todos que se uniram para atender a uma comunidade carente que necessita de todo apoio do poder publico.
Para obtermos esse resultado tivemos que dar oportunidade as pessoas que queriam trabalhar verdadeiramente e demitir aqueles que só queriam utilizar a unidade como bico ou simplesmente ganhar salário sem cumprir suas obrigações trabalhistas, travei, inclusive um processo de ameaças, intimidação, difamação e nem por isso deixei de demitir as pessoas envolvidas, inclusive o próprio Presidente da Associação de Moradores de Nova Sepetiba – Sr. Marcelo Dias, que foi descoberto ausência de assinatura na sua folha de freqüência e por este motivo também demitido.
Governador, tenho orgulho da Unidade Estadual de Saúde Vereador Adelino Simões, ter uma equipe de profissionais invejável, composta de 80% das pessoas da região, com participação efetiva das lideranças comunitárias, que vivem pensando na coletividade.
Por esses motivos reafirmo meu compromisso com o bem estar coletivo, seguindo diretriz do Controle Social da Saúde para que o Sistema Único de Saúde cumpra o seu papel e não para atender a politiqueiros, já que estive reunida com o Dr. Sérgio Côrtes no período da transição e o Excelentíssimo Secretário afirmou que a saúde não iria fazer parte de contrapartida política e sim agiria com critério estritamente técnico isto é sem loteamento político das Unidades de Saúde. Caso haja mudança deste comportamento ético do governo, estarei deixando a equipe da Unidade Estadual Vereador Adelino Simões.
Aproveito oportunidade para convidá-lo a visitar a nossa Unidade e renovo protesto de estima e consideração, colocado-me a sua disposição para qualquer esclarecimento ou posicionamento de V. Exa.”


Marli Alves Marinho Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário