quinta-feira, fevereiro 22, 2007

KLÉDINA - UMA VOLUNTÁRIA EM VILA PACIÊNCIA


A dedicada militante comunitária de Vila Paciência, KLÉDINA SOUZA DIAS (foto), há 6 anos vem desenvolvendo um trabalho de assistência a população de sua comunidade.
Klédina que é Agente de Prevenção de DST/AIDS, realiza com o apoio da Rede de Comunidade Saudável a distribuição de preservativos (camisinha) e folhetos educativos, nos finais de semana, durante o baile funk.
Também presta serviço voluntário, à 11 idosos, os quais faz diariamente a verificação da pressão arterial e mensalmente a verifcação da taxa de clicose. Afim de se capacitar ainda mais para esta tarefa voluntária que desenvolve na comunidade, Klédina, recentimente participou de uma capacitação denominada “Ciclo de Educação Comunitária em HIV/AIDS” no Instituto Evandro Chagas - FIOCRUZ e oriundo destas experiências, ela elaborou um projeto “PORTADOR HIV/AIDS - ASSISTÊNCIA SOCIAL”.
Klédina destaca: “...Não poderia atuar neste voluntáriado sem o apoio da equipe do CEDAPS e da maravilhosa amiga Leila Marino, que tornou possível a implantação de uma sala de apoio aos protadores do HIV/AIDS, no CMS Lincolin de Freitas. Eu amo este meu trabalho”.

ROMUALDO BOAVENTURA retornou a Câmara dos Vereadores

UM IMPORTANTE REFORÇO NA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO POLÍTICO DO PREFEITO CESAR MAIA E DA ZONA OESTE NO LEGISLATIVO CARIOCA
O retorno de ROMUALDO BOAVENTURA, a cadeira de Vereador da Cidade do Rio de Janeiro, é o reforço que nossa região estava precisando para conquistar mais investimentos, principalmente porque Romualdo é um político que respeita as suas raízes e tem um total envolvimento com a luta por melhoria da qualidade de vida em nossa região. Além é claro de contar com grande prestígio junto ao grupo político do Prefeito CESAR MAIA e já ter demonstrado sua lealdade ao líder e seu comprometimento com maiores investimentos da Prefeitura nos bairros da Zona Oeste.
Vale lembrar que o Vereador ROMUALDO BOAVENTURA, al´me de uma atuação legislativa séria, é o responsável pela conquista das obras de urbanização do entorno da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e as obras de ampliação do túnel de travesia de pedestre e a implantasção do Calçadão do lado da Rua Campo Grande, além de muitas outras benfeitorias em comunidades de Sepetiba, Santa Cruz, Inhoaiba, Paciência, Kosmos e Campo Grande.
Outro interessante aspecto do mandato do Romualdo Boaventura, é a sua participação direta com as comunidades e o apoio aos eventos populares e as organizações comunitárias de nossa região, entre elas:- A realização do Campeonato de Futebol Amador de Santa Cruz; - A criação da Liga Esportiva da Zona Oeste; - A inclusão da Festa de São Jorge - Largo do Bodegão no calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro, inclusive possibilitando a solicitação de verba da Prefeitura para a realização do evento. Além de apoio a realização de vários evnetos esportivos, de artes marciais, religiosos e comunitários.

DIREITO AO TRANSPORTE

Comissão irá ser transformada em uma Associação
Sem terem conseguido as soluções para os diversos problemas que a região tem no setor de transporte ou na falta do mesmo, os membros da Comissão de Transporte da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que foi criada em 27 de novembro de 2004, através de seu coodenador geral, Jorge Luiz Alves, o Jorge Santa Cruz, decidiram transformar a comissão em um associação, afim de agregarem força para esta árdua luta.
“As dificuldades de transporte em nossa região, tem prejudicado os estudos de jovens e adultos, e o tratamento médico de muitos idosos... Vamos nos tornar mais fortes, com a associação”, afirmou Jorge Santa Cruz.
A reunião que irá discutir o estatutos sociais e a composição da diretoria da AMDTP - Associação do Movimento pelo Direito ao Transporte - Zona Oeste do Rio de Janeiro, será no dia 10 de março, dàs 9 às 14 horas, na sede do GAPZO, que fica localizada na Rua Felipe Cardoso, nº 350, 3º andar, sala 302 - Santa Cruz.
Os interessados em mais detalhes, poderão fazer contato com o telefone (21) 94381944.

INEPE - Trabalhando pela população de Sepetiba

O Instituto Nacional para Estudos e Projetos Especiais - INEPE, está fazendo um excelente trabalho junto aos moradores das diversas comunidades de Sepetiba, através de seus cursos gratuítos de capacitação, geração de renda, dança, ginástica e artes marciais, que são ministrados por competentes profissionais de cada área e todos moradores do bairro.
O INEPE que tem como presidente, Claudio Perrone, tem os trabalhos na sede da instituição no bairro, tem a seguinte equipe: Coordenadora - Cristina Vigand, Psicologa - Cleo, Coordenadora Pedagógica - Cristina e Secretária - Karina.
Informações sobre os cursos e o trabalho da organização, poderá ser na sede do INEPE, que está situada na Rua Santa Bárbara, 3, Sepetiba, no endereço eletrônico inepe.sepetiba@yahoo.com.br ou pelo telefone 3317 0303.

A Bailarina

Ela vive num palco, cuja as luzes e a platéia são a sua vida. Quando a cortina se fecha, fecha também os seus sonhos. Alguém, lhe faz um convite e ela atenta desiste. Parece que ele está com más intenções. Seu coração já sofreu tanto que um gesto de amor lhe causa dor. No seu camarim ela se troca, seus olhos se enchem de lágrimas e ela mais uma vez chora. Pensa nos filhos; filhos de um amor clandestino sem planejamento, porque o amor não tem barreiras e ela acreditou em alguém com promessas de casamento. Aparentemente ela é feliz. Seu rosto bonito vai envelhecer, mas ela quer vencer. Muitos lhe atiram pedras e outros lhe dão rosas. Ela é agora uma estrela que brilha nos palcos da vida.
- Querida Bailarina ! Tu não sabes o quanto alguém te ama, mas a estrada da fama é curta e você precisa alcançar seu objetivo.
Infelizmente, nossas meninas são iludidas com falsas promessas. Dizem que vão leva-las para ser modelos, atrizes e etc. Mas no final de tudo elas viram escravas do sexo, ou se tornam mulas. Não podem voltar para a família. Em um país estranho elas choram e se arrependem de tudo.
O sol vai brilhar para você. É só você acreditar em você mesma e não se iludir com novas promessas.
- Abra o seu coração e verá que o mundo tem gente feliz. Uma delas é você, porque eu também... Te Amo!!!

Canarinho de Sepetiba, poeta e escritor

Coragem!!!

Muitas das vezes, ouvimos nossos companheiros de luta no movimento institucional, comunitário e/ou religioso, dizerem, que já estão cansados da luta por melhorias para a nossa região. É um fato real, que as conquistas para a nossa região, não costumam ser fácil, mas também é fato, que muitas delas não teriam acontecido, sem a participação desta legião de abnegados.
Então, só resta aos militantes e dirigentes, nas comunidades, das instituições e dos templos religiosos, buscarem renovar a força e se tomar de maior coragem e se envolverem de fato, na busca pela melhoria da qualidade de vida em nossa região.
A luta é árdua, mas sei que os companheiros não irão desistir.
É hora de envolvermos novos soldados, precisamos oxigenar o movimento comunitário, temos que envolver novos agentes, nesta causa.
A luta irá continuar!

Paulo Mendonça - publicitário e diretor geral do REAL

A MÍDIA - O que é isto?

Apenas a continuidade da massificação americana que vem desde a 2ª guerra mundial!
Mídia, em bom Português, são os Meios de Comunicação. Escrita, falada, televisada, isto é, a imprensa – escrita – falada – visual etc.
Diz a Teoria Geral do Estado que, os primeiros responsáveis pela formação da Opinião Pública são os Partidos Políticos (!!!) – é brincadeira!!! - e, em 2º lugar, os Meios de Comunicação!!!
Afirma, também, que a OPINIÃO PÚBLICA é a CONSCIÊNCIA DA NAÇÃO!!! E é esta consciência do povo, da sociedade, que leva o País para cima ou para baixo, isto é, que faz do seu País uma NAÇÃO PROGRESSISTA ou ETERNAMENTE, EM DESENVOLVIMENTO (leia-se – subdesenvolvido)!!!
É muito triste, quando se anda pela Barra da Tijuca e adjacências, local dos “emergentes”, dos “nouvaux riches” etc., a força da língua americana até - estátua da liberdade – implantaram lá!!!
Também, é muito fácil constatar-se a baixa qualidade dos nossos Meios de Comunicação – com mínimas exceções!
O tal BBB 2007 já está sendo chamado de Big Baixaria 2007. Há programas verdadeiramente indecorosos!
Tudo isto, entre vários fatores, graças a haverem confundido LIBERDADE com LIBERALIDADE e, finalmente, com LIBERTINAGEM!!! Em tudo e por tudo, física, intelectual e moral, nesta Pátria Amada Brasil!
Que tristeza!
Minha esperança é que a MÍDIA COMUNITÁRIA, entre todas as suas atividades, abrace a responsabilidade de conscientizar as nossas FM Comunitárias! Será isso possível? Quem poderá responder?

Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política