quinta-feira, fevereiro 16, 2017

SANTA CRUZ terá CARNAVAL no Marco Onze




Jorge Babú ao falar da organização destaca: Liberei que as pessoas tragam cerveja de casa para o consumo próprio, só não pode ser em garrafas de vidro, pois existe perigo de quebrar e alguém se machucar, Estou viabilizando com os barraqueiros para ter um preço justo na cerveja e comidas. TAMBÉM TEREMOS TODOS OS DIAS DE CARNAVAL A MELHOR BANDA DE MARCHINHAS, DO MAESTRO WALACE.

Linda festa de Iemanjá em Sepetiba





No domingo, 12 de fevereiro, no Iate Clube, na rua, na tenda montada na quadra do calçadão e na faixa de areia da Praia do Recôncavo, em Sepetiba, aconteceu a vigéssima terceira edição do evento Presente à Yemanjá em Sepetiba, que reuniu milhares de adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas (Unbanda, Candomblé, Ifá, Magia Cigana e outras), em vários atos em homenagem as divindades e em especial a rainha do mar.

A alegria, energia, união e amor deram o tom do ato de fé, que trasnbordava na emoção dos realizadores, participantes e público presente, que faziam seus cantigos as divindades sua forma de afgradecimento e rogando por novas graças.

A coordenadora geral do evento neste ano, Etemí Flávia da Osun, ao falar na abertura no clube, agradeceu o empenho dos membros do Corpo Sacerdotal que mesmo com toda a crise financeira se cotizaram e viabilizaram as despesas do evento, assim como o Patrono Jorge Babú, a comissão executiva e aos colaboradores que se dedicaram na organização do ato de fé e afirmação religiosa, que acaba se tornando uma grande festa do Povo do Santo.

O coordenador de mobilização e divulgação Babalorisá Paulo Mendonça d’Sangô, fez um breve resumo da história do evento e agradeceu aos veículos de mídia que divulgaram o evento, a participação da UNEGRO no evento, destacando a presidente Cláudia Vitelino e em especial o coordenador da região Cacau d’Oxossi pelo envolvimento na ideia de dar função de apoio as lutas sociais dentro do evento e convocou o Povo de Asé à tomarem as ruas em ações positivas.
Também no clube os presentes ouviram uma pela esplanação do Babalawo Alexandre Okana Oturale da Instituição Afro Cubana Ifá ni Lorun, sobre Iemanjá.

Mais um ano da linda apresentação do Espaço de dança, arte e cultura, sob a direção de Cyntia Valquíria e a roda em louvor ao Povo de Rua (Esu), esquentou as energias e abriu as atividades religiosas.

Ao falar o patrono Jorge Babú, parabenizou a comissão executiva, os que trabalharam na organização do evento e aos membros do Corpo Sacerdotal, que entenderam a capacidade da união e a força de estarem reunidos e unidos em prol da religião.

Todas as oferendas levadas ao mar foram ecologicamente corretas, das quais foram retiradas garrafas, louças, panos, vidros, espelhos, pentes e todo material plástico ou que possa agredir o ambiente.

No clube a apresentação contou com a colaboração do Toni da Hora, como locotor oficial e a sonorização no clube e na tenda ficou por conta do DJ Sandro e na caminhada com o caminhão de som do Serra.

Vale destacar a importante colaboração da equipe  da Defesa Civil Municipal, sob a coordenação do gerente oeste Vladimir Oliveira, que foi o único órgão público a se fazer presente neste histórico evento no bairro de Sepetiba.
















Santa Cruz e Sepetiba ficam com OBRAS ABANDONADAS E MAL FEITAS


Rua das Palmeiras Imperiais, Santa Cruz, onde calçadas e pista não foram terminadas.


Avenida Santa Ursulina, Sepetiba, o novo ramal de esgoto vive entupindo.


Avenida Santa Ursulina, Sepetiba, foi retiradao o asfalto e moradores convivem com a poeira ou lama.


Rua Bom Jardim, Alagado, Sepetiba, agora com qualquer chuva fica cheia.



Os transtornos nas obras públicas são comuns, mas isso fica ainda pior quando as mesmas são iniciadas em locais que já tinham pavimentação e ao serem feitas as obras para melhorias da coleta de esgoto sanitário, ficam sem ser concluídas, como aconteceu ao final do ano e por conscidência com o final da gestão no governo municipal, deixando ruas de acessos importantes e comunidades sofrendo com os incomodos até estes dias, sem a retomada das empreiteiras nas execuções.

Destacamos o caso das ruas no entorno do Largo do Bodegão, Rua das Palmeiras Imperiais (rua do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Escola Municipal Princesa Isabel, Centro Cultural e Vila Olímpica), Vieira Ravasco, São Domingos Sávio, entre outras em Santa Cruz; Avenida Santa Ursulina, ruas entorno da Pedro Leitão, Cajueiro e outros pontos em Sepetiba. Um caso anormal, é a Rua Bom Jardim, Alagado, Sepetiba, que tinha um asfalto de boa qualidade e não emposava água, após a obra que retirou as calçadas e foi feita em forma de calçadão com concreto, passou a ficar tomada pelas águas das chuvas que acumulam sem conseguir chegar ao ralos colocados e nem a empreiteira e nem a prefeitura responde as reclamações dos moradores.

Se as obras já estavam previstas e a prefeitura não teve problema de pagamento as empreiteiras em 2016, porque as obras não foram concluídas no organograma ou retomadas depois do período de recesso das festas de final de ano?

JOIAS DA COMUNIDADES - WEBER VERNECK

Izaira França

WEBER VERNECK  

UM POUCO DA HISTORIA DE VIDA DO NOSSO CANTOR, WEBER WERNECK SOARES, CANTOR,ATOR, MORADOR DE CAMPO GRANDE RJ


Na década de 60, o rock, o twist, a bossa-nova... nada passava despercebido para aquele menino magrinho e arisco. Na escola primária aos 8 anos de idade já participava de todas festas e brincadeiras, sua professora Leolena da escola Presidente Antônio Carlos no bairro de Cosmos-RJ sabia que estava diante de um artista-mirim, dançava twist, cantava (ô moleque traquino) dizia a professora. Havia na TV Rio-Canal 13 na época, um programa de grande sucesso “Programa Paulo Bob”. Weber foi levado a este programa por sua professora, imaginem pra cantar? Não... pra dançar rock com uma coleguinha de turma. Foi um sucesso. Paulo Bob gostou tanto que convidou a dupla a se apresentar em alguns circos do RJ. Ali nascia o nosso “Maravilha Negra” (apelido este dado muito mais tarde pelo famoso Zeca do Trombone). Dois anos depois Weber fazia a sua estreia no Clube do Guri, programa infanto-juvenil realizado pela TV Tupi, tudo era uma gostosa brincadeira, nada de profissionalismo pelo menos para ele. E a vida seguia... Foi bancário, telefonista internacional e professor. O profissionalismo só veio aos 26 anos de idade quando começou sua carreira de cantor pelas “churrascarias da vida”, como gosta de brincar e aí não parou mais, para alegria e felicidade de seus fãs. Em 1979, vence o festival da Serpro e grava a música “Renata”

MORADOR DE CAMPO GRANDE, WEBER VEM SE APRESENTANDO EM SHOWS PARTICULAR. PARA NOSSA ALEGRIA   SEMPRE TEM UM SHOW DELE AQUI NA ZONA OESTE E EM VARIOS LOCAIS DO RIO, GRANDE CANTOR, PESSOA MARAVILHOSA, EM NOSSA ZONA OESTE QUE É RICA EM GRANDES TALENTOS, VAMOS VALORISZAR ESTAS JOIAS QUE AQUI ESTÃO! QUE MUITOS NÃO CONHECEM.

NOSSO JORNAL PARABENIZA O CANTOR WEBER VERNECK, CANTOR DA ZONA OESTE DO RJ.



Weber cantando na entrega do prêmio Real Sucesso, do Jornal REAL Notícias no ano de 2004, no Shopping Santa Cruz.

PEDESTRES DESRESPEITADOS








Infelizmente esta é uma cultura da maioria dos motoristas que são condutores de veiculos em nossa região, que insitem em parar e/ou estacionar sobre as calçadas, impedindo a circulação de pedestres em toda a região.

A ausência da fiscalização fora do centro de Santa Cruz, faz com este incomodo aos pedestres se espalhe por toda a região.

Em Sepetiba e Paciência é comum este comportamento de desrespeito até nas ruas principais.

Ao iniciar o período escolar o desrespeito é aumentado nas áreas que tem escolas (públicas e particulares), onde os responsáveis insistem em ter que desembarcar as crianças na direção do portão, e na maioria dos caso ou aguardam a pessoa que foi acompanhar ou abandonam o veículo impedindo a circulação de pedestres e até de outros veículos.

Ao começar coletar as imagnes para produzir esta matéria, pensei que teria de ir em vários pontos, mas para minha tristeza, bastou caminhar  na Rua José Fernandes, entre a Rua Justo de Moraes e a Avenida Santa Ursulina, trecho onde tem duas escolas e uma creche municipais e a UPA em Sepetiba, mas infelizmente é apenas uma mostragem que acontece em toda a região.

Outro ponto que é comum acontecer é que as Vans e Kombis, parem nas esquinas esperando passageiros que ainda estão caminhando nas ruas secundárias, sem nenhum respeito as regras de trânsito e nem com o horário dos passageiros embarcados.

Cadê a fiscalização?

Fotos e matéria: Paulo Mendonça

Vai na fé guerreiro!



Foi difícil assimilar a perda deste companheiro, camarada e grande ser humano, Marcos Tarradt, que teve sua vida ceifada com sua esposa Raphaela. Ele além de sua jornada nas ruas de Santa Cruz com Policial    Militar, durante mais de 20 anos era atuante lutador para ajudar as famílias mais carentes da região.
Tive a oportunidade de através deste jornal, dibvulgar as campanhas encabeçadas por ele e prestar homenagens em nome da comunidade e entregar algumas condecorações em solenidades no 27º BPM.

Em prol da população de Sepetiba



A Associação de Moradores Pró Melhoramento de Sepetiba, que funciona na Rua Lélia Guimarães, 300 - Mangueira, tem perfil no Facebook com o nome: Ampmsbm Sepetiba, e usa o email: ampmsbm@gmail.com e também contato pelo celular: (21) 99048-0693, está de cara nova e vem prestando um relevante serviço aos moradores.

A firma quebra, o dono não.

Apesar de não vivermos oficialmente no regime capitalista, na prática é esta situação que vivemos. Nossa cultura não foi desenvolvida com o respeito de fato as leis e regras sociais do direito da outra pessoa.

Não defendo a partilha dos bens conquistados com esforço de trabalho ou mérito familiar, por acreditar no direito de cada um construir o patrimonio que desejar e/ou conseguir, mas fico de certa forma assustado, com a facilidade que se deixa de pagar salários e direitos previstos em leis aos servidores públicos e até da iniciativa privada (empresas), com a desculpa de que a areegadação reduziu, que não recebeu o estimado ou contratado e fica o funcionário (empregado), na ponta com dividas e a sobrevivência comprometida, mesmo tendo trabalhado de forma ética, séria e cumprindo seus horários e tarefas determindas pelos órgão, empresa ou grupo que presta o serviço.

É fácil e comodo dizer: ¨A firma quebrou!” ou“Não tenho de onde tirar dinheiro!”, mas a vida pessoal e da família do empresário, gestor, dono do negócio ou cabeça da atividade vai muito bem obrigado.

Se as leis fossem respeitadas de fato, os servidores do estado do Rio de Janeiro, os funcionários das empresas prestadoras de serviço ao poder público e de muitas empresas e grupos de trabalho, nçao ficariam na mão e até passando fome, enquanto os seus poderosos chefes e seus familiares, desfilam por aí gastando e vivendo muito confortáveis.

É preciso respeitar os acordos celebrados e pagar o valor devido!



Paulo Mendonça
*Publicado como editorial na edição 258 - fevereiro de 2017 do Jorna REAL Notícias