quarta-feira, outubro 19, 2016

PROMUSE - Projeto Música em Sepetiba.






A fanfarra é composta por 60 componentes incluindo o corpo coreográfico. O projeto foi fundado no dia 02 de março de 2015. A antiga fanfarra do colégio CIEP Ministro Marcos Freire se transformou em um projeto de fanfarra comunitária, dando a oportunidade de adolescentes, jovens e adultos, moradores de Sepetiba e dos bairros vizinhos de poderem participar de uma atividade sadia, patriota e educativa.
No projeto os alunos aprendem música e dança voltadas para a fanfarra. Aprendem também a valorizar o mundo das artes com as demais atividades extras do projeto.
O projeto foi criado por Jeremias Fernandes com ajuda de antigos componentes da antiga fanfarra do CIEP.
A PROMUSE tem oficinas diversas como: Dança, Teatro e Música. As oficinas contam com a ajuda e colaboração de professores voluntários, com a equipe da direção do projeto e do CIEP Ministro Marcos Freire. As oficinas funcionam desde o ensino infantil ao adulto.
 
O projeto conta com apoio do CIEP Ministro Marcos Freire, de alguns comerciantes locais, pais de alunos, antigos componentes, alunos de outras bandas e de outros projetos sociais.
Maestro: Jeremias Fernandes
Segundo Regente: Daniel Araújo
Coreógrafa: Thaiene Cristina
Baliza: Giovanna Cadimo
Balizador: Emiliano da Costa
Apoio: CIEP Ministro Marcos Freire.
Curta a página Oficial do PROMUSE no Facebook: https://www.facebook.com/promuseoficial/

Vereador ELTON BABÚ AGRADECE AOS VOTOS

AGRADECIMENTO



Venho agradecer todos que confiaram em mim e na minha família, obrigado pelos 12924 mil votos! Moro em Santa Cruz e não vou sair da minha terra, estarei no mesmo lugar com a mesma determinação e com mesmo carinho tentando sempre ajudar no que for possível. Lutando sempre por Santa Cruz e pela zona oeste.

Beijos no coração!

GUERREIRO É GUERREIRO

Vereador ELTON BABÚ

Passeio de Reconhecimento e Ecoturismo em SEPETIBA




Realizado no dia 9 de outubro pelo EcoMuseu de Sepetiba.

Para aqueles que ainda não conhecem, o evento acontece todo 1º domingo de cada mês. A caminhada nos leva por uma Sepetiba histórica que poucos conhecem, onde é possível apreciar uma paisagem belíssima e avistar diversos animais e plantas nativas do mangue. Vale à pena ressaltar que o passeio guiado é GRATUITO.

Vale à pena conferir.

Acesse a página do EcoMuseu de Sepetiba, no Facebook e fique por dentro das notícias da região: https://www.facebook.com/ecomuseudesepetiba/

Fotos e texto: Yuri Borba | Sepetiba – RJ


NOTA DO EDITOR:

Esta foi a mimha primeira participação neste passeio e afirmo sem medo de exagero, que sai com mais amor a terra que escolhi para viver. O encontro com cománheiros de militância, os relatos e os detalhes que ouvi, assisti e conheci, só fortaleceu meu amor por Sepetiba.
Sugiro aos amigos leitores para virem participar destes passeios, que acontecem sempre no 1º domingo de cada mês, com saída da Praça do Coreto.
Parabéns aos organizadores e membros do ECOMUSEU SEPETIBA pela iniciativa e a resistência na valorização, preservação e promoção das belezas naturais e história do bairro.

Paulo Mendonça

Entenda o que é a PEC 241 e como ela pode afetar sua vida

Com o objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica, proposta divide especialistas



A Câmara dos Deputados passou em primeira votação nesta segunda-feira a proposta de emenda constitucional que cria uma teto para os gastos públicos, a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos. Com as contas no vermelho, o presidente Michel Temer vê na medida, considerada umas das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para sinalizar a contenção do rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica. O mecanismo enfrenta severas críticas da nova oposição, liderada pelo PT, pelo PSOL e pelo PCdoB, mas também vindas de parte dos especialistas, que veem na fórmula um freio no investimento em saúde e educação previstos na Constituição. O texto da emenda, que precisa ser aprovado em uma segunda votação na Câmara e mais duas no Senado, também tem potencial para afetar a regra de reajuste do salário mínimo oficial.

O que dizem os críticos da PEC?
Do ponto de vista de atacar o problema do aumento anual dos gastos públicos, uma das principais críticas é que uma conta importante ficou de fora do pacote de congelamento: os gastos com a Previdência. É um segmento que abocanha mais de 40% dos gastos públicos obrigatórios. Logo, a PEC colocaria freios em pouco mais de 50% do Orçamento, enquanto que o restante ficaria fora dos limites impostos - só a regra sobre o salário mínimo tem consequências na questão da Previdência. A Fazenda afirmou, de todo modo, que a questão da Previdência será tratada de forma separada mais à frente. “Se não aprovar mudanças na Previdência, um gasto que cresce acima da inflação todos os anos, vai ter de cortar de outras áreas, como saúde e educação”, diz Márcio Holland, ex-secretário de política econômica da Fazenda. “Nesse sentido, a PEC deixa para a sociedade, por meio do Congresso, escolher com o que quer gastar”, complementa. Há vários especialistas que dizem que, na prática, o texto determina uma diminuição de investimento em áreas como saúde e educação, para as quais há regras constitucionais. Os críticos argumentam que, na melhor das hipóteses, o teto cria um horizonte de tempo grande demais (ao menos dez anos) para tomar decisões sobre toda a forma de gasto do Estado brasileiro, ainda mais para um Governo que chegou ao poder sem ratificação de seu programa nas urnas. Eles dizem ainda que, mesmo que a economia volte a crescer, o Estado já vai ter decidido congelar a aplicação de recursos em setores considerados críticos e que já não atendem a população como deveriam e muito menos no nível dos países desenvolvidos. Se a economia crescer, e o teto seguir corrigido apenas de acordo com a inflação, na prática, o investido nestas áreas vai ser menor em termos de porcentagem do PIB (toda a riqueza produzida pelo país). O investimento em educação pública é tido como um dos motores para diminuir a desigualdade brasileira.

Quando a PEC começa a valer?
Se aprovada na Câmara e no Senado, começa a valer a partir de 2017. No caso das áreas de saúde e educação, as mudanças só passariam a valer após 2018, quanto Temer não será mais o presidente.

Qual o impacto da PEC no salário mínimo?
A proposta também inclui um mecanismo que pode levar ao congelamento do valor do salário mínimo, que seria reajustado apenas segundo a inflação. O texto prevê que, se o Estado não cumprir o teto de gastos da PEC, fica vetado a dar aumento acima da inflação com impacto nas despesas obrigatórias. Como o salário mínimo está vinculado atualmente a benefícios da Previdência, o aumento real ficaria proibido. O Governo tem dito que na prática nada deve mudar até 2019, data formal em que fica valendo a regra atual para o cálculo deste valor, soma a inflação à variação (percentual de crescimento real) do PIB de dois anos antes. A regra em vigor possibilitou aumento real (acima da inflação), um fator que ajudou a reduzir o nível de desigualdade dos últimos anos.

O que acontece se a PEC for aprovada e o teto de gastos não for cumprido?
Algumas das sanções previstas no texto da PEC para o não cumprimento dos limites inclui o veto à realização de concursos públicos, à criação de novos cargos e à contratação de pessoal. Em outras palavras, pretende ser uma trava muito mais ampla que a Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo, que cria um teto de gastos com pessoal (vários Estados e outros entes a burlam atualmente).

A PEC do teto vale para os Estados também?
A PEC se aplicará apenas aos gastos do Governo Federal. No entanto, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, já sinalizou que o Planalto deve encaminhar em breve uma segunda PEC que limita os gastos estaduais. Por enquanto não há consenso entre o Executivo Federal e os governadores sobre o assunto.

Quais impactos a PEC pode ter nas áreas de educação e saúde?
Os críticos afirmam que a PEC irá colocar limites em gastos que historicamente crescem todos os anos em um ritmo acima da inflação, como educação e saúde. Além disso, gastos com programas sociais também podem ser afetados pelo congelamento. Segundo especialistas e entidades setoriais, esta medida prejudicaria o alcance e a qualidade dos serviços públicos oferecidos. Especialistas apontam problemas para cumprir mecanismos já em vigor, como os investimentos do Plano Nacional de Educação. Aprovado em 2014, o PNE tem metas de universalização da educação e cria um plano de carreira para professores da rede pública, uma das categorias mais mal pagas do país. “A população brasileira está envelhecendo. Deixar de investir na educação nos patamares necessários, como identificados no PNE, nos vinte anos de vigência da emenda proposta – tempo de dois PNEs -, é condenar as gerações que serão a população economicamente ativa daqui vinte anos, a terem uma baixa qualificação”, disse o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo Sena, ao site Anped, que reúne especialistas em educação.

A PEC do teto atingirá de maneira igual ricos e pobres?
A população mais pobre, que depende do sistema público de saúde e educação, tende a ser mais prejudicada com o congelamento dos gastos do Governo do que as classes mais abastadas. A Associação Brasileira de Saúde Pública, por exemplo, divulgou carta aberta criticando a PEC. No documento a entidade afirma que a proposta pode sucatear o Sistema Único de Saúde, utilizado principalmente pela população de baixa renda que não dispõe de plano de saúde. Além disso, de acordo com o texto da proposta, o reajuste do salário mínimo só poderá ser feito com base na inflação - e não pela fórmula antiga que somava a inflação ao percentual de crescimento do PIB. Isso atingirá diretamente o bolso de quem tem o seu ganho atrelado ao mínimo.

Por que a Procuradoria Geral da República diz que é inconstitucional?
Em nota técnica divulgada em 7 de outubro o órgão máximo do Ministério Público Federal afirmou que a PEC é inconstitucional. De acordo com o documento, “as alterações por ela pretendidas são flagrantemente inconstitucionais, por ofenderem a independência e a autonomia dos Poderes Legislativo e Judiciário e por ofenderem a autonomia do Ministério Público e demais instituições constitucionais do Sistema de Justiça [...] e, por consequência, o princípio constitucional da separação dos poderes, o que justifica seu arquivamento”.

O que vem depois da PEC, se ela for aprovada tal como está?
A PEC é a prioridade da equipe econômica do Governo Temer, que vai pressionar por outras reformas nos próximos meses, como a Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista.

-----------------------------------

GIL ALESSI com informações de Ana Carolina Cortez. EL PAIS - BRASIL: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/10/politica/1476125574_221053.html

Um cara do bem



Assim conheci e aprendi ver o amigo e companheiro de militância por amor a Sepetiba, o querido Paulo Mello.

Um cara de uma energia sempre boa, crítico construtivo, respeitador de opinião e do próximo, atuante em defesa de Sepetiba e agregador onde chega, o que popularmente, se chama de pessoa do bem.

Tenho prazer e orgulho de encontrar com este gente boa nas lutas por nossa amada terra de  Sepetiba.

JOIAS DA COMUNIDADES: Compositora e poetisa Nifani Ambrósio de Oliveira

Musica: ‘VIDA’
Vida minha vida.
Vida pra viver
Essa vida faz, acontecer
Essa vida insana
É todo meu sentido
É o meu prazer
Vivo a cada dia
Na real ou na fantasia
Tendo que aprender
Sonhos que aquecem a  Alha.
Doçura na intensidade
De um querer.
Vida
Minha vida
Vida pra viver.
Essa vida faz, acontecer
Essa vida faz
Tudo, quero mais amor
Sensação e  prazer
Curta liberdade sinta a felicidade
Lhe envolver
Sorria, meu bem querer
Vida minha vida




Um pouco da historia  da historia  na nossa amiga moradora de Sepetiba há 18 anos: Nifani  Ambrosiano de Oliveira mais conhecida como caubói nascida em  Irajá  berço de grandes nomes da musica brasileira ''Zeca pagodinho'' entre outros nomes carioca  do subúrbio Nifani 41 anos  dedicada  arte  e a cultura  afro,  fã de 'Maria Gadu' há que faz   homenagens em suas canções

Nifani, sou cantora,percussionista, compositora, poetisa, segurança, pois sou portela pois tenho no sangue o amor a natureza minha mãe é índia da amazônia tenho orgulho de ter  essa cultura em mim  amo a musica para mim é  minha vida é o ar que respiro! minhas canções são poesia musicais  com 10 anos comecei a  tocar  e emitir sons a percussão  hoje  amadureci e sou percussionista há 18 anos atras  vim morar em Sepetiba terra encantada que amo o por do sol

O sonho de um musico e ter visibilidade em nosso ser mais profundo, nasce esta lindas poesia são pessoas amáveis e de boa conversa ,temos que mostra a qualidade e cultura que existe em nossa volta esta é a arte de ser compositor ,por musica em lindas palavras  estas pessoas morão por ai bem perto de nos  e não sabemos valorizar que podemos ter como vizinhos um poeta musico com belas melodias!

Izaira França

O sucesso dos grupos de desapegos e Páginas no Facebook

Cada vez mais surgem grupos de divulgação de vendas de coisas usadas na rede mais popular da Internet o Facebook, os quais também são grande canal de divulgação de produtos e serviços nos bairros de abrangência de cada um. 


O nosso grupo de vendas e divulgações é o Anuncie no REAL - Aqui é grátis! - https://www.facebook.com/groups/524843864336798/ - Nosso grupo de notícias é o Jornal REAL Notícias: https://www.facebook.com/groups/jornalrealnoticias/



Outro canal que vem tomando força na rede social são páginas de neg[ocios locais, que servem como ponto de credibilidade para os pequenos negócios, já que a grandes empresas conseguem pagar editores e impulsionar suas postagens e são copiadas pelos pequenos na onde de pedir ao amigos para curtirem e divulgarem suas postagens.

Venha curtir a nossa PÁGINA JORNAL REAL NOTÍCIAS: https://facebook.com/jornalrealnoticias e acompanhe o nosso trabalho de mídia regional.

Aproveite toda a facilidade de comprar NATURA sem sair de casa

rede.natura.net/espaco/andreakleinau



CURTA A PÁGINA NO FACEBOOK: naturaespacoandreakleinau/

Aproveite toda a facilidade de comprar NATURA sem sair de casa

rede.natura.net/espaco/andreakleinau



CURTA A PÁGINA NO FACEBOOK: naturaespacoandreakleinau/

CAMINHANDO



Milton Jorge Hauat

Vamos seguindo em frente
Caminhando sem olhar pra trás
Aproveitando este sol quente
Com o frescor que a brisa traz
Cada passo dado é um prazer
Eivado de emoção e vaidade
Poucas palavras tenho a dizer:
Como nos enche de felicidade!
O corpo vai produzindo betaendorfina
Fazendo a alegria chegar mais e mais
Caminhar é muito bom, o sangue afina
A tristeza não se apresenta jamais
Sintam essa felicidade também
Não fiquem parados enferrujando
Caminhar, a todos, só faz o bem
E estarão suas saúdes ajudando
Rogo ao Senhor do universo
Que me não tire logo o poder
De caminhar fazendo verso
Mostrando a todos, como bem viver

Do livro POESIA NÃO TEM IDADE,(página51, último verso modificado) publicação do ano 2012

Veja outros POEMAS, CRÔNICAS e as obras de Milton Jorge Hauat, na PÁGINA no Facebook: Milton Jorge Hauat-POESIA NÃO TEM IDADE - https://www.facebook.com/Milton-Jorge-Hauat-POESIA-N%C3%83O-TEM-IDADE-533528030041525/

Lobo em pele de cordeiro


É no mínimo estranho que uma pessoa escreva um livro com afirmações mentirosas e ataques sem fundamentos de estudos verdadeiros, contra diversos segmentos relgiosos, sem nenhum respeito a liturgia de cada uma e ainda ilustra com imagens manipuladas e depois quando estes escritos vem a tona na mídia, o autor aparece em uma entrevista empastelada e diz que são analises dele em outro contexto, alegando que foi influenciado pelo que viveu no pais onde foi “missionário” e que atualmente pensa de outra forma. Daí me vem a pergunta: - Se mudou de opinião, por que não fez a devida correção do absurdo que publicou?

Caro leitor, fico muito preocupado em ver estes servos do fundamentalismo, estarem buscando cada vez mais ocupar cadeiras no poder público e deixam bem claro que a meta é ocupar a presidência da república, já que ocupam cadeiras em todos os níveis do parlamento no Brasil.

Não se deixem enganar por lobos em peles de cordeiros, com fala mansa, demonstrando respeito aos direitos adquiridos pelas minorias e se dizendo tolerante e respeitoso com as diversas formas de fé, eles são capazes de tudo pelo poder.

Onde o fundamentalismo passou a ser a base de orientação dos governos, o ódio, a obressão e a violência tomou conta e tem matado em grande escala.

Precisamos observar quem são os que ocupam o poder, disfarçados de “bons senhores e boas senhoras”, mas estão sendo levados ao poder com um plano maior o de dominar o nível central do poder e impedir os avanços que já conquistamos.

Eu continuo aqui, convicto de que a demogracia é o único caminho para consolidarmos nossa economia, nossos anseios e nossa soberania,

Está nas mãos de cada um de nós, continuarmos debatendo e exigindo o respeito e lutando contra o preconceito de raça, genero e religioso.

Não quero ser tolerado e sim respeitado!

Paulo Mendonça
*Publicado como editorial na edição 254 - outubro de 2016 do Jorna REAL Notícias